Consoles 2024, qual comprar?

Started by Billy Lee Black, Dec 31, 2023, 14:41:35

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Billy Lee Black

Pois bem, estou avaliando o retorno aos consoles, mas fui pesquisar e não entendi nada. Tá uma salada do cacete, é ps4, ps4 pro, ps5, xbox series s, xbox series x, switch, switch oled, enfim, tô completamente perdido e não estou conseguindo delimitar as diferenças entre as opções.


Minhas principais dúvidas são:

Playstation:
1) PS5: Como está de exclusivos? O que justifica a comprar dele?
2) PS4: Ainda compensa pegar ele? Ou já está entrando no final da vida com o PS5 na praça?
3) PS4 Pro: O que diabos é isso? Porque eu compraria este?
4) É necessário comprar SSD à parte pra cada um deles?

Xbox:
1) Qual versão pegar e pq? Aqui eu realmente não manjo nada de xbox.
2) É necessário comprar SSD à parte pra ele?

Switch:
1) Qual o diferencial da versão OLED? Compensa pegar ela?
2) Switch já está entrando no fim da vida? Quais as chances de pegar ele e amanhã sair o switch 2 e eu me foder?
3) Quais acessórios são indispensáveis? Já vi que não basta comprar só o console, entendi que é necessário comprar o joy clássico. Ele é a pilhas? Tem que comprar carregador?
4) É necessário comprar memória à parte (SSD ou seja lá o que o switch utilize)?

Por fim uma pergunta geral: minha esposa gosta muito de jogar coops e single players casuais (principalmente plataformas, ela ama Ori and The Blind Forest, mas tb curte Mario). Qualquer um atenderia a esse quesito ou um deles atenderia melhor?

Agradeço qualquer luz que possam me dar.

Baha

Playstation:
1) Depois de anos de vida, pouca coisa exclusiva totalmente interessante, mas aparentemente mais que Xbox.
2) PS5 é retrocompatível com PS4, então a não ser por preço, não vale a pena pegar a geração anterior.
3) Idem acima.
4) Não no caso do PS5.

Xbox:
1) Xbox Series X é o mais potente. Series S é a versão "fraca" dele, ambos da mesma geração. Retrocompatíveis com Xbox One se não me engano.
2) Nope.

Switch:
1) Switch Oled tem tela bem melhor e bateria que dura mais. Só. Compensa se você for jogar bastante em modo portátil.
2) Sim. Rumores muito fortes indicam Switch 2 sendo anunciado e/ou saindo em 2024. Além disso emulação de Switch anda muito boa. Eu não pegaria um. Se a portabilidade é interessante pra você, eu ainda recomendaria um Steam Deck pra emular Switch.
3 e 4 eu nem vou responder por causa de 1 e 2.

Sobre Coops e singles casuais, com certeza Nintendo disparado na frente. Depois ACHO que PS está melhor que Xbox nisso, mas é puro achismo.


Billy Lee Black

Valeu, Baha!

Mas deixa ver se entendi sobre o XBox: a MS lançou o mesmo console com versões diferentes de hardware, é isso? Jogos terão melhor performance no Series X ou o ganho é apenas em qualidade gráfica?

King

É a mesma coisa entre PS4 e PS4 Pro. O hardware é mais potente e com isso jogos rodam visualmente melhor em 4K, ou com melhor framerate.

Os rumores indicam que o PS5 Pro deve ser lançado em 2024, e que ele vai ter suporte a DLSS pra melhoria gráfica.

Versão pro sempre é mais cara e a diferença de gráfico é sutil.

Quanto a SSD, vc pode adicionar armazenamento nos consoles. Eu por exemplo adicionei um SSD de 2TB no meu PS5. O SSD interno do PS5 tem 825GB, mas fica livre pra uso 667GB. O tamanho dos jogos varia, mas por exemplo Final Fantasy 7 Remake ocupa cerca de 81GB. Então ou vc fica deletando os jogos que terminou, ou adiciona um SSD ao sistema. (Não pode ser qualquer SSD, tem umas regras específicas)

King

Ah sim, e cabe lembrar que tanto Microsoft quanto Sony tem sistemas de assinatura onde disponibilizam diversos jogos (não-lançamento) pra vc baixar. Assinatura da Sony tá os olhos da cara, mas desde que assinei tem me suprido nos jogos.

Baha

Ps4 pro foi um "upgrade de meio de geração" do ps4. XSS e XSX foram lançados ao mesmo tempo no começo da geração atual. Mas o conceito é o mesmo de um jogo de PC num PC fraco vs forte: resolução, frame rate e configurações gráficas vão mudar. A diferença é que nos consoles já vem pré configurado de forma otimizada pra cada um, ao invés de você ter as opções pra ficar ajustando.

Apesar de que até isso está meio diferente na geração atual. Muitos jogos vêm com a opção de escolher "modo qualidade" que geralmente é 4k@30fps e "modo performance" que costuma ser resolução variável a 60fps. Algumas vezes tem até mais modos, principalmente quando o jogo pode usar ray tracing.

Billy Lee Black

Meu Deus, que sacanagem isso de mesma versão de um console, mas com hardware melhor que influencia no desempenho dos jogos.

Pelo visto não vale a pena comprar as versões básicas.

Ao menos achei legal que eles já vem com SSD com bom espaço. No pc eu já faço isso de remover os jogos que já terminei, então não seria problema pra mim.

night

Galera comentou o que vale a pena já do atual cenário, mas o meu ponto de vista é o seguinte:

- Pra quem gosta de jogar em console pela comodidade, atualmente o PS5 é a melhor escolha. Tem a biblioteca inteira de jogos exclusivos de PS4 e PS5 para aproveitar: Todos os Uncharteds disponíveis na PSPlus, Bloodborne, Ratchet and Clank remake e o novo Rift Apart. Horizon Forbidden West e Zero Dawn são ame ou odeie mas bons jogos. Enfim, a biblioteca é realmente boa.

- Xbox até uns meses atrás eu diria que o Series S era a opção "custo benefício" de olhos fechados, era barato (encontrava por 2k fácil, até menos) e combinado com uma assinatura do Gamepass era um conjunto imbatível em questão de custo. Hoje em dia já não vale a pena com a alta de preço do console, tá muito perto do valor do PS5.

- Series X é um apêndice na minha visão. A biblioteca de jogos exclusivos da Microsoft ainda é limitadíssima mesmo depois de comprar 77 studios nos últimos anos. Não é que não tenha jogo bom, tem vários, mas acho que não vale a pena. Acho que o grande diferencial desse console é a retrocompatibilidade. Da pra jogar quase toda a biblioteca de jogos do Xbox original, do 360 e do One com performance melhorada. Nisso a Microsoft fez um excelente trabalho e não dá pra negar. Porém, no meu gosto de jogo, poucos exclusivos se salvam então acaba não ficando atrativo.

- Switch tem MUITO jogo bom mas também tem muita merda. Eu honestamente não compraria um switch hoje em dia pois o hardware é MUITO defasado e existem rumores de anúncio de um console novo em algum momento de 2024. Diria que o melhor lugar pra jogar jogo de switch hj em dia é um pc com emulador lol.


A verdade é que hoje em dia console é comodidade e não se incomodar com hardware nem software. Ligar e jogar. PC master race tá cada vez mais atrativo, quem tem pc bom hoje em dia joga exclusivos da Sony oficialmente pela steam e epic, tem acesso ao catálogo do gamepass, tem acesso a steam que continua com preços mais atrativos e ainda tem os emuladores que da pra jogar switch e outros consoles mais recentes como ps3 etc.

King

Eu só vejo 2 problemas em pc hj em dia:

1) Custo do hardware. Sai bem mais caro comprar um pc bom que um console equivalente.

2) Comodidade. Nada como deitar na cama, ligar o console e jogar.

Billy Lee Black

Então, eu sou time master race.

Mas como o King falou, o preço do Pc tá exorbitante.

E tem uma questão: não acho que valeria a pena comprar um PC só pra jogo. Se eu deixar ligado na tv da sala, fica horrível pra trabalhar.

Infelizmente, é um saco plugar o note na tv sempre que quero jogar um coop na tv. Não sei que desgraça rola no windows, mas várias vezes o vídeo por hdmi não funciona de primeira. Conecto e ou a imagem caga a resolução, ou fica tela preta, ae tenho que reconectar.

Fora a chatice de pegar o note no escritório, levar ele e o carregador junto pra plugar na tv.

O console seria mais pensando na esposa, porque ela não gosta de jogar no note. Mas obviamente eu aproveitaria pra jogar os rpgs que não rodam no meu note, hehe.

Baha

Aqui eu tenho um desktop ligado na TV pra lazer e um note ligado num setup de escritório pra trabalho. Tenho praticamente a comodidade de um console no desktop, além de poder fazer coisas como jogar BOTW em 4k@120fps.

Mas sim, dava pra comprar umas 3 gerações de console no lançamento com o preço disso tudo...

Sobre os problemas que você está tendo pra plugar o note na TV, pode ser a qualidade do cabo e/ou mal contato em alguma entrada isso.

Billy Lee Black

Pois é, sei lá, se for pra comprar um pc só pra deixar plugado na tv pra jogar, aí eu realmente prefiro investir num console.

Quanto ao HDMI do note, não sei se pode ser problema do note em si, pq isso ocorre em qualquer tv da casa e com cabos diferentes. Às vezes pega de primeira, e às vezes é um saco pra pegar.

King

Pode ser o driver da porta hdmi. Aí não tem muito o que fazer se não tiver update.

No passado eu tive esse problema em tvs antigas da LG. Eles não implementavam o protocolo completo do HDMI, aí não funcionava nem Chromecast. Eu tinha que ficar desplugando e plugando de novo. Não sei como andam as atuais pq eu cansei de ter dor de cabeça com LG e migrei pra Samsung já faz uns anos.

Baha

Minha TV é LG, mas o meu HDMI do PC fica permanentemente plugado nela, eu não fico desplugando e plugando com ele ligado no uso normal. Quase o tempo todo funciona normal, mas muito raramente dá algum glitch de imagem, desplugar e plugar de novo resolve.

Billy Lee Black

Quote from: King on Jan 02, 2024, 13:54:02Pode ser o driver da porta hdmi. Aí não tem muito o que fazer se não tiver update.

No passado eu tive esse problema em tvs antigas da LG. Eles não implementavam o protocolo completo do HDMI, aí não funcionava nem Chromecast. Eu tinha que ficar desplugando e plugando de novo. Não sei como andam as atuais pq eu cansei de ter dor de cabeça com LG e migrei pra Samsung já faz uns anos.

Minha tv é justamente uma LG antiga, hahaha. Então pode estar aí o problema.