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#1
Jogos / Re: Comente sobre o que está j...
Last post by Baha - Jun 30, 2025, 06:57:16
Terminei We Love Katamari REROLL!

Remaster da continuação do Katamari Damacy, esse tem gráficos um pouco melhores, mais fases, maior variedade de locais onde as fases se passam e maior variedade de situações/objetivos nas fases, incluindo rolar uma bola flamejante pra acender uma fogueira ou rolar um lutador de sumô coletando comida pra engordar ele e vencer um oponente no final.

A história é que... Katamari Damacy fez sucesso, então o rei de todo o cosmos manda o príncipe ir conversar com os fãs e ajuda-los com seus pedidos referentes a katamari.

As fases a princípio são mais difíceis, com um limite de tempo mais apertado pra cumprir os objetivos e, por consequência, pra conseguir a pontuação alta por ir além deles. Pra cumprir os objetivos em si a dificuldade maior quase não me causou problemas falhando em fases, mas tentar fazer "o melhor do melhor" nelas realmente foi bem mais tenso que no anterior.

No final pra terminar foram em torno de 10 horas, mas eu refiz algumas fases até conseguir pontuações melhores, e faltou coletar as coisas escondidas em várias das fases, como presentes e primos.
#2
Jogos / Re: Comente sobre o que está j...
Last post by Baha - Jun 25, 2025, 12:33:11
Terminei Katamari Damacy REROLL!
Remaster do Katamari Damacy originalmente de PS2. É exatamente o mesmo jogo, exceto por resolução e widescreen.

Você joga com o príncipe do cosmo, filho do rei de todo o cosmo, e precisa rolar seu katamari (uma bola que gruda coisas, imagine que você é um besouro rola-bosta) pra coletar coisas pelos cenários, porque seu pai derrubou todas as estrelas do céu por descuido e está com preguiça de arrumar a própria cagada.

Conforme você gruda objetos no seu katamari ele vai crescendo e se tornando capaz de grudar objetos maiores, mas ao mesmo tempo isso afeta em quais lugares você cabe e portanto quais as rotas possíveis.

A ambientação e tom do jogo é de humor japonês totalmente escrachado, as músicas são bizarras e grudentas, e absolutamente nada se leva a sério. É um jogo... único.

É bem impressionante a forma como a escala das coisas cresce. O jogo se divide em fases e há algumas em que você começa menor que ratos e no final está arrancando casas e carros pro katamari. Quase todas as fases têm um limite de tempo. Nas principais o objetivo é atingir um certo tamanho com o seu katamari antes desse limite. Nas fases das constelações há aquelas em que você precisa coletar o máximo de um certo tipo de objeto/criatura dentro do limite, e aquelas em que você só precisa coletar um objeto/criatura de certo tipo, mas quanto maior ele for, melhor será seu resultado, então o desafio nessas acaba sendo bem diferente pois envolve desviar dos objetivos pequenos enquanto cresce seu katamari.

O steam contabilizou menos de 8 horas de jogo, mas há um certo fator replay, porque sempre é possível conseguir resultados melhores nas fases.
#3
Jogos / Re: Comente sobre o que está j...
Last post by Baha - Jun 12, 2025, 06:26:02
Estive jogando Star of Providence e fiz alguns finais. Acho que a essa altura já deu, porque o conteúdo que falta ver iria exigir dedicação demais.

É um twin stick shooter roguelite mais ou menos na mesma linha que Binding of Isaac. As principais diferenças são história/ambientação e a forma como o jogo é equilibrado.

No Isaac, como todos os upgrades de todos os tipos stackavam, era possível conseguir builds absurdamente overpower em algumas runs. Aqui não. Até existem alguns upgrades de propósito geral que stackam e/ou sinergizam, além de aumento de atributos, mas encontrar uma nova arma substitui a sua atual, e armas têm no máximo 4 modificadores. Ainda há runs em que o RNG te beneficia mais do que em outras, mas a margem disso é MUITO mais estreita que no Isaac. Aqui habilidade e conhecimento têm um peso muito maior que a build.

Existe uma metaprogressão com coisas sendo destrancadas e/ou compradas no hub, mas elas focam mais em trazer variedade do que propriamente inserir opções mais fortes nessa variedade. Algumas focam na verdade em tornar o jogo mais difícil enquanto permitem acesso a outros caminhos e finais.

Enfim, achei bem legal e a essa altura o Steam contabiliza 29 horas pra mim nele.
#4
Jogos / Re: Comente sobre o que está j...
Last post by Strife - Jun 02, 2025, 15:13:07
Quote from: Billy Lee Black on May 19, 2025, 12:13:28Mas não sabia que a versão pc estava com problemas. Vou aguardar uma promo.

Sobre os problemas técnicos, eu não sei se foi patch do game ou update de driver da Nvidia, mas os problemas que eu tava tendo sumiram e agora o jogo roda lisinho.

Terminei ele, 37h até o fim. Gostei muito, especialmente da história e da trilha sonora, mas como jogo msm não é essa coisa toda que falam. Talvez porque seja um RPG por turno com "gráfico realista" chamou a atenção assim. Mas ainda é muito bom e o preço que estão pedindo mesmo fora de promoção é bem justo pelo produto.
#5
Geral / Re: FGamers news
Last post by King - Jun 01, 2025, 16:22:29
Acho que finalmente consegui resolver o problema de conexão com o banco de dados. O fórum deve ficar mais estável agora.
#6
Jogos / Re: Comente sobre o que está j...
Last post by Baha - May 23, 2025, 06:18:15
Joguei umas coisas desde a última vez que postei.

The Legend of Zelda: A Link to the Past

Já que tinha relembrado o Ocarina, resolvi fazer o mesmo aqui, imaginando que seria mais curto, e foi mesmo. O emulador  contabilizou 14 horas. A experiência correspondeu a muito do que eu me lembrava dele, mas as dungeons foram menos complexas do que na minha memória. Ele também é mais linear do que eu achei que seria, com requisitos mais rígidos de itens de dungeons dando acesso às seguintes. O gameplay simples e eficiente, o mundo compacto e aquele monte de coisas pra encontrar fizeram a experiência continuar uma delícia. Uma ou outra coisa, como uma parte explorável da death mountain que não leva efetivamente a nada ou algum item situacional/desnecessário foram os detalhes menos refinados.

The Legend of Zelda: Link's Awakening

Nesse caso joguei o remake de Switch. A estrutura do jogo se mantém exatamente a mesma do Link's Awakening DX de gameboy color, com um elemento novo só que não afeta o resto, e o que muda de fato são os gráficos, som e alguns refinamentos nos controles.

A principal melhoria em qualidade de vida é o uso devido do controle. O gameboy só tinha 2 botões e quaisquer itens, incluindo espada e escudo, podiam ser associados a eles, e haviam itens que precisavam ser usados ativamente e seria melhor se fossem upgrades passivos, então o resultado final era ter que entrar toda hora no menu pra ficar trocando itens. Aqui espada, escudo e corrida possuem botões dedicados e sobram 2 botões pra equipar o resto dos itens, e dessa vez coisas como poder levantar pedras são upgrades passivos como deveriam. Acaba ficando extremamente mais ágil e prático gerenciar as coisas.

Se as dungeons de LTTP pareceram mais simples do que eu me lembrava, esse aqui me surpreendeu pelas coisas ficarem bem mais complexas do que eu estava esperando. Algumas das dungeons mais adiante ficam bem vastas e além de tudo possuem layouts que envolvem fazer coisas em várias áreas diferentes em ordens diversas para abrir caminho umas nas outras.

O conteúdo adicional exclusivo dessa versão é uma expansão na quantidade de conchas que você pode coletar (um coletável espalhado pelo mundo que rende recompensas), a existência de potes pra guardar fadas, e a cabana do Dampé, que tem um sistema de criação de dungeons personalizadas e alguns desafios que funcionam como tutorial. Seria completamente opcional, se não estivesse atrelado a conseguir alguns coletáveis... que tecnicamente também são opcionais, mas como fica o desgosto de terminar o jogo sem as duas fileiras de corações completas?

Death's Gambit: Afterlife

Um metroidvania 2D pixel art com elementos soulslike. "Afterlife" é uma expansão/atualização do Death's Gambit original, que reformula muito dos sistemas e estrutura do jogo e adiciona muito conteúdo. Eu nunca joguei o original, mas pelas descrições parece que era um jogo com um aspecto "limitado" e essa expansão veio pra realizar todo o seu potencial.

A história envolve seu personagem morrendo como soldado em uma tropa que tenta invadir um certo país, fazendo um pacto com a morte pra poder ser revivido conforme necessário, e em troca tendo que continuar por conta própria a invasão para chegar até a "fonte da imortalidade" que esse país tem... e destruí-la. Depois outras coisas se desenrolam também. Alguns aspectos da progressão desse enredo são sub-explorados ou tratados de forma estranha, mas no geral até que foi ok.

Os gráficos são bem bonitos, mas a minha sensação é que nem tudo é totalmente consistente, com algumas coisas parecendo ter um aspecto mais profissional que outras.

Uma coisa estranha é que o jogo tem várias opções de resolução, mas... 4K não é uma delas, termina em 1440p. Não que "pixel perfect" seja uma preocupação, já que o jogo varia bastante os níveis de zoom dependendo do cenário, mas elementos como texto por exemplo acabam ficando prejudicados.

Na parte de som, tem umas músicas bem bonitas em certas ocasiões, e a maioria dos diálogos são dublados.

A estrutura do jogo é muito solta. Há upgrades de mobilidade e acesso pra certas áreas, mas principalmente no começo há muitas coisas que podem ser feitas em ordem diferente e basicamente nenhum direcionamento além da sua curiosidade. A estrutura fica mais amarrada bem adiante na aventura.

O sistema de combate levou um bom tempo pra eu começar a considerar confortável. Alguma coisa no timing dos ataques e defesas (e é bem importante saber defender) não estava clicando comigo. O jogo tem chefes bem desafiadores, principalmente se você decide reenfrenta-los no modo heroico (basicamente versões mais difíceis, com novos ataques e etc), e são as situações em que o desconforto com o controle ficava mais evidente, mas por outro lado treinar e aprender sobre a luta funciona pra conseguir vencer, então não dá pra dizer que o jogo é de fato injusto... pelo menos naqueles combates que eu tive saco pra me dedicar.

Tratei de vasculhar todo o conteúdo possível pra então fazer um dos finais, aparentemente o mais "completo" deles, e também gastei algum tempo com grinding pra conseguir umas coisas. O steam contabilizou 27 horas.
#7
Jogos / Re: Comente sobre o que está j...
Last post by Billy Lee Black - May 19, 2025, 12:13:28
Pelo pouco que vi, o combate pareceu ter elementos do Legend of Dragoon e Shadow Hearts, que são dois jogos que curto muito.

Essa questão do timing não é um problema pra mim.

Mas não sabia que a versão pc estava com problemas. Vou aguardar uma promo.
#8
Jogos / Re: Comente sobre o que está j...
Last post by Strife - May 17, 2025, 16:16:06
Quote from: Billy Lee Black on May 14, 2025, 20:57:11Ninguém jogando o game do momento, o Clair Obscur Expedition 33?

Cadê os reviews do forum pra eu decidir se arrisco ou não? :p

Eu estou com umas 30h nele e curtindo bastante, mas com uns pesares que não faz ser tudo isso que tão falando. Tem bastante influência de alguns FFs, um pouco de Persona, alguns filmes, bem legal a história e a trilha sonora. Tem que ver se vai ter paciência para aprender o timing de dodge e parry. Mas a versão PC não é muito bem otimizada, tudo bem que meu PC já está uns anos ultrapassado mas é acima do recommended e mesmo jogando em configs médias rola um stuttering de vez em quando, fora gente com PC melhor tb falando disso e a perfomance oscilando a cada patch. O preço tava muito atraente mas deve ser melhor pegar num console se puder.

#9
Cinema, TV & Música / Re: Séries de TV
Last post by Billy Lee Black - May 15, 2025, 11:35:51
O Eternauta.

Dá nem pra acreditar que se trata de uma produção latino americana. Muito bem produzida pelos hermanos.

Trama pós apocalíptica maravilhosa. Ficou ainda mais interessante pelo fato dos protagonistas serem pessoas comuns de meia idade em sua maioria.
#10
Jogos / Re: Comente sobre o que está j...
Last post by Billy Lee Black - May 15, 2025, 07:36:39
Poxa, resisti o máximo que pude em entrar no grupo do zap (detesto grupos), mas vejo que não tem saída  :(