Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Billy Lee Black

Quote from: Strife on May 15, 2021, 18:31:39
Sim, depois de mostrar que vc não sabe ler e veio me ofender de graça. Vai tomar no cu, Baha :lol:

Oh não, eu morri nesse chefe e agora tenho que lutar de novo de outro jeito para vencer, maldito grinding :ranting:

kkkkk, strife, você é uma piada. Parece que eu to falando com um disco quebrado. Em nenhum momento eu reclamei que o problema é enfrentar um MESMO combate de novo. E sim o fato de precisar fazer grinding em batalhas aleatórias para ganhar Job Points para poder comprar outras habilidades e testar uma nova estratégia.

Tá, meu objetivo era apenas debater sobre o jogo. Considerando que já estamos chegando a uma animosidade indesejável, acho melhor eu parar por aqui.

Vou só voltar pra pedir dicas. Eu travei em uma luta:

To no combate contra o Galfgarion, quando ele monta uma armadilha contra o Ramza. De forte no meu time tenho o Mustadio e a Agrias.

Todos os meus outros personagens, incluindo o Ramza, estão morrendo muito rápido. Os mages sofrem instakill das porradas dos knights inimigos e o Ramza cai em 3 tapas (ele está como Monk, que tá sendo a classe na qual ele mais causa dano).

Outro detalhe é que to causando muito pouco dano. Preciso bater com uns 4 personagens em qualquer inimigo pra eles caírem, enquanto cada um deles me derrubam com 1 ou 2 tapas em geral.

Já comprei os melhores equips na última loja disponível. Das classes disponíveis pra mim as mais novas são o Geomancer (que to achando uma bosta), o Thief (que ainda não explorei) e o Time Mage (que por mais que seja útil, tá impossível manter ele vivo).

Strife

Eu tava debatendo normalmente e inclusive te dando dicas apesar da sua má vontade (Billy), não fui eu que cheguei com ofensas gratuitas aqui pq não aprendi a ler na escola :smartass:

Sobre a sua luta, não dá para falar muito pelo que descreveu. Parece simplesmente que vc está defasado e precisa evoluir e mudar/melhorar seu grupo para melhor lidar com os inimigos atuais.

E aconteceu um marco hoje para fãs de JRPGs, saiu o primeiro patch de tradução para o público de Tales of Destiny: Director's Cut (remake de Tales of Destiny para PS2). Apesar de ser um patch "beta", o status de progresso acusa 100% da história traduzida e 98% dos menus. Eu apliquei o patch na iso e testei o início e mds, nunca achei que estaria jogando esse jogo um dia, parece sensacional mesmo, tudo de bom que sempre falaram:

Se emendar isso com o Star Ocean: First Departure R que comprei em promoção recentemente na PSN será sessão nostalgia aqui.

SunStar

Quote from: Billy Lee Black on May 15, 2021, 13:23:25
Quote from: SunStar on May 14, 2021, 21:28:11
Billy, a gente não nasce fresco, fica fresco. Dezessete anos separam os dois jogos que você mencionou e muita coisa mudou no mercado de jogos neste tempo, a começar pela relevância do mercado. Hoje, tem gente que avalia negativamente jogos porque não tem tradução em português disponível, algo raríssimo na época em que FFT foi lançado. Tem até, pasme, gente que negativa jogos simplesmente porque não tem compatibilidade com controle.

Queria ver você jogando Ragnarok pré-renewal, onde a experiência do 1 até o 96 é praticamente o mesmo do 96 pro 99. :lol:

Por fim: Jobs

Por isso eu falei: o jogo tem design datado. E aí que o Strife veio dizer: não é datado, o jogo é perfeito!  :rolleyes:

Quote from: Strife on May 15, 2021, 12:19:24
E Valkyria Chronicles possui um sistema bem mais simplório, com menos opções e exige muito mais grinding que FFT (que, afinal, não exige nenhum grinding se não fizer conteúdo opcional), pára de falar groselha Billy :billy:

Mas gente, e como foi que eu consegui zerar ele fazendo zero grinding? Me senti um jogador foda agora.

E to insistindo no FFT pq eu sou puta das histórias dos RPGs da Square. Mas to quase apelando pro Youtube, porque o jogo é mais frustrante do que divertido.

Algo que é importante você ter em mente em relação a grinding Billy é que jrpgs em geral (pelo menos os feitos pelos (para os) japoneses) você vai enfrentar este problema e isso é uma característica particular do público japonês. A versão japonesa de FF7 a taxa de encontro aleatórios é maior que na versão americana, por exemplo. Ragnarok Online, que citei acima, a tabela de pós-renewal melhora a curva absurda de experiência mas esta alteração não ocorreu no servidor japonês. Já estou te avisando pois você vai enfrentar este problema em outros jogos também.

Quanto ao fato de FFT ter envelhecido mal, vou me abster em relação a isso, já que não jogo FFT desde a época do playstation, e também não tenho muitos outros parâmetros do gênero para comparar. Mas vendo o que você está expondo aqui, talvez Fae Tactics não te agrade também.

Quote from: Baha on May 15, 2021, 15:51:08
:laughing:

1)

Quote from: Strife on May 05, 2021, 00:21:26
Se fizer merda vc fica numa situação impossível e tem que reiniciar o jogo desde o início, não importa se tava com 15 ou 20h já :mrgreen:

Quote from: Strife on May 06, 2021, 15:54:31
Quote from: Billy Lee Black on May 06, 2021, 15:31:10
Se eu fiz escolhas ruins sem nem saber, agora eu tenho que reiniciar o jogo então?
Não tem que reiniciar, tem que mudar seus personagens de jobs e ver qual combinação funciona.

Primeiro você avisa sobre uma possível situação em que pode ser necessário reiniciar o jogo do zero. Alguns posts à frente você diz que não existe isso de precisar reiniciar o jogo do zero.

É uma situação específica que você facilmente evita com 5 minutos de pesquisa na internet previamente a começar o jogo. Mas o fato de que isso blindaria ele de todas as "armadilhas" de design do jogo não muda o fato de que o Billy claramente citou isso como um aspecto de design datado do jogo, e essa armadilha poderia muito bem pegar alguém que estivesse jogando absolutamente às cegas.

Por que o Billy acha que um jogo cujas deficiências ele pode evitar ou contornar com 5 minutos de pesquisa prévia em 2021 é injogável em 2021 por causa dessas deficiências? Bom, como eu já mencionei, os "pecados" do Billy nessa discussão foram ser chato e cheio de má vontade.

Mas o meu ponto aqui é: Ele está "tecnicamente" correto em apontar que o problema existe. Ele está sendo absurdamente chato em reclamar tanto de um problema tão situacional E fácil de evitar. Você se contradisse ao avisar sobre o problema em uma mensagem e negar a existência dele em outra.

2)

Quote from: Strife on May 06, 2021, 00:00:18
Não é necessário nenhum grinding em FFT se não for fazer o conteúdo opcional

Eu lembro de quando cheguei no Wiegraf pela primeira vez e meu Ramza não vencia ele de jeito nenhum, daí eu carreguei meu save do world map, mudei meu Ramza para um Monk (boa sugestão do Raptor, Monk é uma das melhores classes iniciais, e se juntar com um Ninja é uma combinação devastadora), evolui 2 níveis só para pegar alguns JPs e comprar as habilidades básicas, coisa de 15-20 min, enquanto fiz isso já se acumula Gil simultaneamente para melhorar os equips, voltei pra luta e venci.

Sua segunda mensagem descreve uma situação em que você literalmente precisou fazer grinding pra avançar no conteúdo principal. Existem dois tipos de pessoas que não admitem isso como uma contradição: Pessoas cujo cérebro não funciona direito e pessoas agindo de má fé.

Não entrando no mérito da frequência, dificuldade e/ou tempo gasto no grinding, e o quanto ele é ou não aceitável para cada pessoa, o fato é que pode haver situações em que o jogo exige grinding e você mesmo caiu em uma delas. "Uma simples troca de estratégia" seria reconfigurar seu grupo usando recursos já disponíveis antes de tentar de novo. Se a "troca de estratégia" exigiu aquisição extra de recursos, e isso precisou ser feito em uma situação que não é ligada ao avanço da história principal ou side quests... é grinding.

3)

Quote from: Strife on May 11, 2021, 13:09:44
Tudo isso tem no jogo. Todos os jobs tem pré-requisitos que vc vê na tela principal de jobs (Ninja, por exemplo, precisa de níveis variados em Archer, Thief e Geomancer, e isso vc vê no jogo) e todas skills tem explicações do que fazem. Não é planilha de trabalho como Divinity, ainda bem, mas tem. É claro, Billy, que tem como vc planejar e evoluir. Sua má vontade é inacreditável kkkkk vc acha que as outras pessoas descobriram essas coisas com bola de cristal né.

E aqui vemos um caso de má fé. Estava MUITO claro na mensagem do Billy que a reclamação dele era a ausência dessas informações no jogo de antemão, para que ele pudesse fazer um planejamento prévio da build de endgame na sua equipe. Você respondeu como se ele tivesse dito que essas informações "nunca" aparecessem no jogo, mas o questionamento dele estava "tecnicamente" correto. O jogo não te dá informações para fazer esse tipo de planejamento prévio de longo prazo. Dados sobre as classes só ficam disponíveis à medida que elas são liberadas, e algumas só são liberadas ao cumprir pela primeira vez seus requisitos, "às cegas". Exatamente o que o Billy estava reclamando.

Claro, aí caímos de novo na má vontade dele de considerar isso um problema em 2021, quando os dados em questão estão disponíveis facilmente na internet. Mas o argumento principal dele se sustenta. Essa ausência torna o jogo (na visão dele) datado, afinal se um jogo com essa característica fosse lançado hoje, esse tipo de planejamento prévio não seria possível nele até que alguém com "bola de cristal" (leia-se, tentativa e erro e/ou terminar o jogo primeiro) descobrisse essas informações e compartilhasse.

Agora eu lembrei de algo... Essa informação possivelmente estava no manual (não sei, nunca li o manual do jogo) e na época era esperado que esses jogos tivessem manuais e que eles fossem lidos. Então... Isso resolveria o problema, e não seria culpa do jogo o Billy não ter essas informações. Agora, a mudança desse paradigma de muitas informações que antes estavam sempre no manual agora serem acessíveis internamente nos jogos torna o jogo datado? "Tecnicamente" sim, mas na prática, quem se importa? (Resposta: O Billy)

4)

Quote from: Strife on May 13, 2021, 16:16:38
Um Knight é melhor que um Squire.

Argumento de má fé e falacioso aqui. A reclamação do Billy é sobre toda uma "categoria" de classes ser inferior de forma geral. Comparar uma classe básica com uma classe avançada pra chamar isso de "natural" é muita desonestidade.

Mesmo que você já tenha avisado sobre as classes focadas em magias de ataque e não considere isso um problema sério, o fato é que o problema de equilíbrio é real. Vai afetar o aproveitamento do jogo em diferentes graus pra diferentes pessoas e aparentemente a maioria nem liga, mas existe. Aliás, se você julgou necessário avisar ele sobre isso, então parece que o problema é intenso o suficiente pra afetar a viabilidade de grupos nas partes avançadas do jogo, o que só reforça a reclamação dele.

Ah sim, e claro

5)

Quote from: Strife on May 15, 2021, 14:12:33
Onde que eu menti e me contradisse? Não fiz isso uma vez.

Um meme para resumir o post do Baha

Spoiler

Aliás, o manual de Final Fantasy Tactics apenas mostra todas as classes, não dando detalhes sobre elas. Entretanto, o manual deixa claro que a medida que você vai aumentando o nível das classes, novas vão surgindo.

Manual FFT

Quote from: Billy Lee Black on May 15, 2021, 18:05:27
Nossa, muito obrigado, Baha. Eu já estava achando que eu tinha desaprendido a me expressar. Mas você entendeu toda a minha crítica.

Porque eu acabo criticando essas coisas? Porque esse é um dos jogos considerados parte do Santo Graal dos jogos. E, honestamente, não achei um bom jogo e muito por causa dos problemas que apontei. Pro tanto que esse jogo é elogiado, com muitos até achando ele o melhor Final Fantasy de todos os tempos, ele deveria beirar a perfeição e ter envelhecido bem. Mas não foi o caso. Achei um jogo datado e que envelheceu mal.

E só o fato do jogo ser antigo não é desculpa. Tem tanto, mas tanto jogo que envelheceu bem. Zelda a Link to The Past, Illusion of Gaia, Mario 64 são exemplos de jogos divertidos pra mim até hoje e que considero que envelheceram bem. Infelizmente o mesmo não consigo dizer dos Final Fantasies e seus combates aleatórios regados a grinding.

Quando era mais novo, as opções de jogos eram esses, e a sensação de tempo perdido não existia. Tinha todo o tempo do mundo. Hoje já é diferente com meu tempo limitado e temos jogos modernos mais caprichados.

E uma observação: eu não acho o jogo injogável. Mas os problemas estão aí e não tenho mais saco para ignorá-los e só insisti na conversa pq o Strife insiste em falar que não há problema.

E eu não gosto MESMO de grinding. Podem ser 20 minutos como o Strife disse que já é CHATO!

Porém não considero grinding enfrentar todos os monstros de uma área em jogos sem combates aleatórios, como é o caso do Legend of Heroes ou o Ara Fell por exemplo. Simplesmente porque são combates que fazem parte do fluxo natural do jogo.

Por fim, volto a dizer: não precisei de grinding pra zerar Valkyria Chronicles e não usei cheat/exploit nenhum. Cheguei a fazer alguns dos treinamentos, mas não por esse motivo, e sim porque os combates dos treinamentos eram combates únicos, muito bem pensados e divertidos de fazer, diferente dos combates aleatórios do FFT que estão só pra isso mesmo: lutas repetitivas para grinding e sem objetivo.

E aí eu pergunto: quem é que tá sendo desonesto e falando inverdades então?

Teu problema não é a falta de tempo para jogar Billy (até porque você é um dos que mais posta neste tópico...) e sim o fato de você querer jogar muito mais jogos do que o tempo disponível que você tem hoje deixa. Você pode achar que é a mesma coisa, mas não é. Sua situação é mais próxima de alguém que continua comprando livros para ler mas não tem dado conta de ler o que já tem disponível. Eu sei porque passei pelo mesmo problema (tanto com livros como com minha biblioteca da Steam). O fato de você ter jogado recentemente jogos de snes e n64 reforçam o que estou falando. Eu ainda morava em Curitiba quando joguei um emulador pela última vez. A diferença é eu soube refletir a respeito da situação e, inclusive, este é um dos motivos que não tenho a menor vontade de jogar mmo.

Raptor

Quote from: Baha on May 15, 2021, 15:51:08
:laughing:

1)

Quote from: Strife on May 05, 2021, 00:21:26
Se fizer merda vc fica numa situação impossível e tem que reiniciar o jogo desde o início, não importa se tava com 15 ou 20h já :mrgreen:

Quote from: Billy Lee Black on May 06, 2021, 15:31:10
Se eu fiz escolhas ruins sem nem saber, agora eu tenho que reiniciar o jogo então?
Não tem que reiniciar, tem que mudar seus personagens de jobs e ver qual combinação funciona.

Primeiro você avisa sobre uma possível situação em que pode ser necessário reiniciar o jogo do zero. Alguns posts à frente você diz que não existe isso de precisar reiniciar o jogo do zero.

É uma situação específica que você facilmente evita com 5 minutos de pesquisa na internet previamente a começar o jogo. Mas o fato de que isso blindaria ele de todas as "armadilhas" de design do jogo não muda o fato de que o Billy claramente citou isso como um aspecto de design datado do jogo, e essa armadilha poderia muito bem pegar alguém que estivesse jogando absolutamente às cegas.

Por que o Billy acha que um jogo cujas deficiências ele pode evitar ou contornar com 5 minutos de pesquisa prévia em 2021 é injogável em 2021 por causa dessas deficiências? Bom, como eu já mencionei, os "pecados" do Billy nessa discussão foram ser chato e cheio de má vontade.

Mas o meu ponto aqui é: Ele está "tecnicamente" correto em apontar que o problema existe. Ele está sendo absurdamente chato em reclamar tanto de um problema tão situacional E fácil de evitar. Você se contradisse ao avisar sobre o problema em uma mensagem e negar a existência dele em outra.

2)

Quote from: Strife on May 06, 2021, 00:00:18
Não é necessário nenhum grinding em FFT se não for fazer o conteúdo opcional

Eu lembro de quando cheguei no Wiegraf pela primeira vez e meu Ramza não vencia ele de jeito nenhum, daí eu carreguei meu save do world map, mudei meu Ramza para um Monk (boa sugestão do Raptor, Monk é uma das melhores classes iniciais, e se juntar com um Ninja é uma combinação devastadora), evolui 2 níveis só para pegar alguns JPs e comprar as habilidades básicas, coisa de 15-20 min, enquanto fiz isso já se acumula Gil simultaneamente para melhorar os equips, voltei pra luta e venci.

Sua segunda mensagem descreve uma situação em que você literalmente precisou fazer grinding pra avançar no conteúdo principal. Existem dois tipos de pessoas que não admitem isso como uma contradição: Pessoas cujo cérebro não funciona direito e pessoas agindo de má fé.

Não entrando no mérito da frequência, dificuldade e/ou tempo gasto no grinding, e o quanto ele é ou não aceitável para cada pessoa, o fato é que pode haver situações em que o jogo exige grinding e você mesmo caiu em uma delas. "Uma simples troca de estratégia" seria reconfigurar seu grupo usando recursos já disponíveis antes de tentar de novo. Se a "troca de estratégia" exigiu aquisição extra de recursos, e isso precisou ser feito em uma situação que não é ligada ao avanço da história principal ou side quests... é grinding.

3)

Quote from: Strife on May 11, 2021, 13:09:44
Tudo isso tem no jogo. Todos os jobs tem pré-requisitos que vc vê na tela principal de jobs (Ninja, por exemplo, precisa de níveis variados em Archer, Thief e Geomancer, e isso vc vê no jogo) e todas skills tem explicações do que fazem. Não é planilha de trabalho como Divinity, ainda bem, mas tem. É claro, Billy, que tem como vc planejar e evoluir. Sua má vontade é inacreditável kkkkk vc acha que as outras pessoas descobriram essas coisas com bola de cristal né.

E aqui vemos um caso de má fé. Estava MUITO claro na mensagem do Billy que a reclamação dele era a ausência dessas informações no jogo de antemão, para que ele pudesse fazer um planejamento prévio da build de endgame na sua equipe. Você respondeu como se ele tivesse dito que essas informações "nunca" aparecessem no jogo, mas o questionamento dele estava "tecnicamente" correto. O jogo não te dá informações para fazer esse tipo de planejamento prévio de longo prazo. Dados sobre as classes só ficam disponíveis à medida que elas são liberadas, e algumas só são liberadas ao cumprir pela primeira vez seus requisitos, "às cegas". Exatamente o que o Billy estava reclamando.

Claro, aí caímos de novo na má vontade dele de considerar isso um problema em 2021, quando os dados em questão estão disponíveis facilmente na internet. Mas o argumento principal dele se sustenta. Essa ausência torna o jogo (na visão dele) datado, afinal se um jogo com essa característica fosse lançado hoje, esse tipo de planejamento prévio não seria possível nele até que alguém com "bola de cristal" (leia-se, tentativa e erro e/ou terminar o jogo primeiro) descobrisse essas informações e compartilhasse.

Agora eu lembrei de algo... Essa informação possivelmente estava no manual (não sei, nunca li o manual do jogo) e na época era esperado que esses jogos tivessem manuais e que eles fossem lidos. Então... Isso resolveria o problema, e não seria culpa do jogo o Billy não ter essas informações. Agora, a mudança desse paradigma de muitas informações que antes estavam sempre no manual agora serem acessíveis internamente nos jogos torna o jogo datado? "Tecnicamente" sim, mas na prática, quem se importa? (Resposta: O Billy)

4)

Quote from: Strife on May 13, 2021, 16:16:38
Um Knight é melhor que um Squire.

Argumento de má fé e falacioso aqui. A reclamação do Billy é sobre toda uma "categoria" de classes ser inferior de forma geral. Comparar uma classe básica com uma classe avançada pra chamar isso de "natural" é muita desonestidade.

Mesmo que você já tenha avisado sobre as classes focadas em magias de ataque e não considere isso um problema sério, o fato é que o problema de equilíbrio é real. Vai afetar o aproveitamento do jogo em diferentes graus pra diferentes pessoas e aparentemente a maioria nem liga, mas existe. Aliás, se você julgou necessário avisar ele sobre isso, então parece que o problema é intenso o suficiente pra afetar a viabilidade de grupos nas partes avançadas do jogo, o que só reforça a reclamação dele.

Ah sim, e claro

5)

Quote from: Strife on May 15, 2021, 14:12:33
Onde que eu menti e me contradisse? Não fiz isso uma vez.

Mas e o PT?

Billy Lee Black

Quote from: SunStar on May 16, 2021, 00:35:41
Algo que é importante você ter em mente em relação a grinding Billy é que jrpgs em geral (pelo menos os feitos pelos (para os) japoneses) você vai enfrentar este problema e isso é uma característica particular do público japonês. A versão japonesa de FF7 a taxa de encontro aleatórios é maior que na versão americana, por exemplo.

Caraca, disso eu não sabia! Porque será que os japoneses gostam tanto desse tipo de esforço repetitivo?

Quote from: SunStar on May 16, 2021, 00:35:41
Teu problema não é a falta de tempo para jogar Billy (até porque você é um dos que mais posta neste tópico...) e sim o fato de você querer jogar muito mais jogos do que o tempo disponível que você tem hoje deixa. Você pode achar que é a mesma coisa, mas não é. Sua situação é mais próxima de alguém que continua comprando livros para ler mas não tem dado conta de ler o que já tem disponível. Eu sei porque passei pelo mesmo problema (tanto com livros como com minha biblioteca da Steam). O fato de você ter jogado recentemente jogos de snes e n64 reforçam o que estou falando. Eu ainda morava em Curitiba quando joguei um emulador pela última vez. A diferença é eu soube refletir a respeito da situação e, inclusive, este é um dos motivos que não tenho a menor vontade de jogar mmo.

Sim, hoje temos uma explosão de entretenimento e menos tempo disponível. Naquela época, pelo menos eu, só podia ter um videogame. E mesmo assim a grana era muito limitada, mesmo pra comprar piratinha. Só isso já limitava a quantidade de jogos um pouco. E não tínhamos essa oferta absurda de boas séries para assistir.

Hoje no pc a gente tem acesso uma infinidade de jogos indies bons e baratos, jogos dos diversos consoles sendo lançados e ótimas séries a dar com pau nos streamings. Se for falar de livros então, só com a assinatura do Amazon Prime, ele já te dá acesso a uma porrada de livro de graça todo mês, e são muitos livros bons.

Eu já tenho problema de ansiedade. E nessa de querer abraçar todo entretenimento disponível, como se estivesse ficando pra trás no consumo da cultura pop, gera esse tipo de problema, onde decisões de design de um jogo que deixem a sensação de tempo perdido me afetam muito mais.

Quanto à MMORPG, pelo menos desse mal eu não sofro mais. Já fiquei balançado pra testar o FFIV de tanto o King postar aqui, mas nisso eu fui forte e resisti  :P

Baha

Quote from: Billy Lee Black on May 16, 2021, 09:52:53
Caraca, disso eu não sabia! Porque será que os japoneses gostam tanto desse tipo de esforço repetitivo?

Eu li uma vez em algum lugar que eles têm muito forte na cultura deles a ideia de conseguir as coisas como recompensa por trabalho duro. E essa filosofia eles aplicam aos games. Grindar é uma atividade gratificante por si só.

Também tem a questão do tradicionalismo que é muito forte. Se algo é identificado como parte dos fundamentos de uma série, mudar isso em continuações é algo fortemente rejeitado lá. Coisas como dar os holofotes pra alguém que não seja o goku em dragon ball ou mudar a interface em dragon quest.

Billy Lee Black

Dei um tempo no FFT e fui seguindo no Celestian Tales Old North e... já terminei! Porra, o jogo tem só 6h de duração.

E o pior é que terminou de forma abrupta. A impressão é que acabou o dinheiro dos devs (é uma equipe bem pequena que fez ele) e resolveram fechar o jogo.

Vi que tem uma continuação, mas, to ponderando se vale a pena jogar. O jogo foi bem mais ou menos.

Gynoug

PQP, olha o motivo e o tempo de discussão dos caras... Não tem como ler tudo isso.  :blink:

E apesar de tantas opiniões negativas, continuo no Death Stranding e gostando a cada dia. Não é jogo para agradar não o público geral.

E ironicamente um dos aspectos que mais estou gostando do jogo é justamente o que detesto da vida real: rede social e curtidas. O sistema de jogatina em comunidade (não em tempo real), permite uma certa meritocracia em forma de curtidas. Nas jornadas pelo mundo aberto sempre surge situações onde você precisa ter os equipamentos para atingir os locais ou usar os que foram colocados por outros jogadores que já passaram por ali, e assim, recebendo curtidas. A sacada legal é que você e outros jogadores que consegue contribuir com instalações nos locais adequados, recebem as curtidas dos jogares que a usaram... enquanto que jogadores que fazem coisas sem sentido, ficam sem curtidas.

Os box de itens também são legais, pois algumas vezes eu peguei doações de equipamentos e itens deixados por outros jogadores, e por consequência, eu acabo deixando doações também pensando em outros jogadores. E isso que honestamente, ainda não compreendi todo o resto de como funciona toda a mecânica entre jogadores no jogo, pois já houve momentos em que eu estava fudido numa situação ilhada por inimigos e do nada, surgiu personagem com identificação de jogador e me jogou item que me salvaram.

O outro aspecto que gostei foi o quão difícil são as tarefas (concordo com o alvo das criticas aqui. quanto a isso). Dá uma sensação recompensadora concluir o transporte e construção de algo, mas é cansativo a distância feita a pé e os desafios de atravessar montanhas. É bonito o visual, mas caminhar e caminhar por longas distâncias não é, digamos... divertido.

Billy Lee Black

Ontem tentei mais umas 3 vezes passar do Gafgarion, mas não dá. No estado dos meus personagens é impossível.

Uma habilidade bastante útil aqui é quebrar a espada do Gafgarion, mas o RNG do jogo é desanimador. A chance da habilidade pegar é muito baixa. E cada movimento e cada ataque nessa batalha é precioso. Até pq os inimigos quase nunca erram. Isso é frustrante demais.

Então enquanto eu decido se vou investir em grinding pra comprar outras habilidades mais caras pra conseguir vencer o combate e continuar jogando, resolvi navegar pela biblioteca de jogos gratuitos que a Epic me deu ao longo dos últimos meses.

Instalei o Dandara.

É um metroidvania brasileiro com uma jogabilidade bem diferentona. Até agora gostei bastante dela.

Outro ponto ótimo é o som do jogo, que é muito envolvente. Vale a pena jogar com fone de ouvido.

De problema é que, infelizmente, o jogo sofre do mesmo mal de outros jogos do gênero: os checkpoints são bem distantes entre si. Porém até agora isso não representou grandes problemas. A navegação entre as telas é muito rápida.

Strife

Quote from: Billy Lee Black on May 17, 2021, 12:13:52
Ontem tentei mais umas 3 vezes passar do Gafgarion, mas não dá. No estado dos meus personagens é impossível.

Uma habilidade bastante útil aqui é quebrar a espada do Gafgarion, mas o RNG do jogo é desanimador. A chance da habilidade pegar é muito baixa. E cada movimento e cada ataque nessa batalha é precioso. Até pq os inimigos quase nunca erram. Isso é frustrante demais.

Se der mais detalhes do seu grupo e da batalha em que está talvez possa ajudar. É capaz que o "grinding" a que se refira (lol) seja literalmente 1 batalha para mudar duas ou três unidades para jobs mais adequados :rolleyes:

E um adendo aqui, eu fiz uma limpa aqui em casa, e ficou sobrando muita caixinha de DVD/CD, vou fazer anúncio no ML e OLX, mas se alguém aqui colecionar jogos ou filmes, tô vendendo. São 197 no total, 52 de CDs (30 normais, 22 slim), 145 de DVDs (72 normais, 63 slim, 9 duplas e 1 tripla). Todas em perfeito estado, tem nenhuma com dente ou pino quebrado, ou encaixe solto.

Billy Lee Black

Assim como previsto, tive que fazer grinding no FFT pra conseguir avançar.

Fiz grinding de Chemist para que todas as unidades da batalha pudessem usar phoenix down e algumas consegui desbloquear hi-potion. Fui na loja e enchi  o cu de poções e phoenix down

Além disso, consegui desbloquear a habilidade Chakra pro Ramza.

Isso conseguiu deixar meu time sobreviver. Mesmo assim foi difícil. O galfgarion deu sorte nuns ataques críticos que foderam minha vida.

Se os combates do FFT continuarem nesse ritmo, vou levar o ano todo pra terminar. Mas jogando pouco a pouco não fica cansativo.

Ah, um detalhe que esqueci de comentar é que o áudio no emulador do PSP, pelo menos pro FFT tá meio ruim com falhas. Já mexi em tudo quanto foi config e nada. Mas tá dando pra jogar.

Avancei mais um pouco no Dandara tb. Continua divertido.

Strife

Billy, realmente pode ter esse problema de áudio no emulador quando usando no cel. Faz anos que eu joguei, mas eu lembro de amenizar um pouco a questão com alguma opção, algum tipo de "skip" no audio options, tenta olhar no google que vc encontra o que é.

E Gafgarion costuma pegar jogadores de primeira vez desprevenidos mesmo. Isso que vc fez com o Chemist é algo que vc basicamente tem que fazer sempre (e já devia ter feito na real, é claro que vc tava apanhando sem nem poder usar Phoenix Down direito né, mas a primeira vez é assim mesmo e eu lembro de sofrer pra ele tb, é assim que se aprende). Eu falei lá no início: Auto-Potion do Chemist é uma das melhores habilidades do jogo inteiro, vc provavelmente vai querer colocar ela em quase todos os membros do seu grupo em algum ponto (mais pra frente, acho que ela ainda é muito cara pra vc agora).

E como outros usuários aqui já comentaram, FFT é um jogo que vai ficando mais fácil, não mais difícil. Se isso é bom ou não, fica a gosto do freguês e o jogo oferece opções ao jogador para jogar de várias maneiras, mas vc vai ver que essa curva de dificuldade que vc tá enfrentando agora vai diminuir um pouco quando mais unidades especiais como Agrias e, especialmente, Orlandu, entrarem pro seu grupo. E creio eu q vc não está sabendo aproveitar o potencial do Mustadio, que é um dos mais apelões personagens do jogo. Seus Aim Arm e Aim Leg (acho, faço confusão com os nomes das versões) basicamente deixam inimigos como baratas tontas inúteis, acertam 100% do tempo e são long range.

Billy Lee Black

Eu já mexi nessa opção do emulador. Melhora, mas não resolve 100%.

Quanto ao Mustadio, eu tenho usado essa habilidades dele, mas o acerto não é 100%. Alguns inimigos já conseguiram bloquear os tiros dele.

E, sim, os personagens importantes são game changers. A Agrias é bem forte. A habilidade dela com chance de dar KO já me salvou bastante.

Strife

Sim, alguns jogos melhoram mas não ficam 100%, notei isso em FFT e Jeanne D'arc quando joguei eles usando emulador no cel tb.

Se a Agrias já entrou como controlável no seu grupo, e com Mustadio, vc está começaaando a criar uma equipe decente, acho. Realmente faz tempo haha. Seu Ramza é um Monk né? É a melhor escolha nesse momento. Eu evoluo ele como Monk, sempre abusando das habilidades especiais que só ele tem como Squire como secundário, e eventualmente vou especializando ele com habilidades de Ninja, Samurai e outros desse tipo. Fica destruidor. Eu não lembro agora qual classe tem a habilidade de teleporte, mas quando ele conseguiu isso e juntou com dual wielding e velocidade do Ninja, putz, tava dando até pena dos inimigos, isso que eu tava no desafio auto-imposto de não usar nenhuma unidade especial desta vez, apenas Ramza e os soldadinhos genéricos que eu vinha evoluindo desde o início :lol:

Inclusive, se vc gosta de jogar de magos, só digo duas coisas: Arithmetician e Mystic. Muito divertidos e apelões de jogar, só que requerem muito trabalho para conseguir.

Essa minha última jogada realmente confirmou que o sistema é desbalanceado em favor de jobs que focam em dano físico. Vc pode sim criar uma equipe de magos destruidora, mas vai ter muito mais trampo. Jogando normalmente então, da primeira vez, esquece. Se jogar com Orlandu no grupo é o easy mode, jogar com magos é o hard.

Billy Lee Black

O teleporte é do Time Mage. Esse é o foda, porque o Time Mage é em uma branch diferente do Monk. É aí que entra o grinding que eu falo. Se eu quiser pegar o Teleporte, vou ter que parar pra jogar com o Ramza como Time Mage. E isso não dá muito certo de fazer em batalhas importantes.

Sei que você tb ganha JBs só de outros personagens usarem habilidades na sua frente, mas demora muito mais assim.

Quanto aos magos, essa batalha contra o Gafgarion já foi o divisor de águas quanto à efetividade deles. Tirei os magos do grupo e não estão fazendo nenhuma falta...