Terminei Jusant!
Muito resumidamente, é um jogo sobre escalar uma montanha muito, muito grande.
Curioso que joguei ele pouco tempo depois de ter terminado ICO, pois ele tem algumas semelhanças importantes. Desde o clima de isolamento e a atmosfera meio surreal, até elementos do gameplay de locomoção pelos cenários. Mas Jusant não tem combates, e o foco é 100% na escalada e coleta de alguns colecionáveis mais ou menos escondidos no caminho, que revelam a lore e o worldbuilding. O máximo de progressão de personagem que ocorre é a ativação das habilidades do seu "companheiro" a partir do início do capítulo 2. De resto, é só o gameplay base, suas habilidades, e a montanha.
O jogo é dividido em capítulos e cada um traz algum elemento específico de variedade pro gameplay. Os controles e equipamentos da escalada em si são bem agradáveis e intuitivos, apesar de mais "envolvidos" que os sistemas superficiais que existem em outros jogos.
É um jogo bem bonito e que passa muito bem o senso de escala que propõe, com gráficos estilizados que pendem mais para um lado fantasioso que combina bem com o universo do jogo, sem tentar fotorrealismo.
O Steam contabilizou 8h, acabei conseguindo 100% da exploração de primeira, mas se ficasse algo pra trás, eu poderia rejogar capítulos específicos depois de terminar o jogo.
Muito resumidamente, é um jogo sobre escalar uma montanha muito, muito grande.
Curioso que joguei ele pouco tempo depois de ter terminado ICO, pois ele tem algumas semelhanças importantes. Desde o clima de isolamento e a atmosfera meio surreal, até elementos do gameplay de locomoção pelos cenários. Mas Jusant não tem combates, e o foco é 100% na escalada e coleta de alguns colecionáveis mais ou menos escondidos no caminho, que revelam a lore e o worldbuilding. O máximo de progressão de personagem que ocorre é a ativação das habilidades do seu "companheiro" a partir do início do capítulo 2. De resto, é só o gameplay base, suas habilidades, e a montanha.
O jogo é dividido em capítulos e cada um traz algum elemento específico de variedade pro gameplay. Os controles e equipamentos da escalada em si são bem agradáveis e intuitivos, apesar de mais "envolvidos" que os sistemas superficiais que existem em outros jogos.
É um jogo bem bonito e que passa muito bem o senso de escala que propõe, com gráficos estilizados que pendem mais para um lado fantasioso que combina bem com o universo do jogo, sem tentar fotorrealismo.
O Steam contabilizou 8h, acabei conseguindo 100% da exploração de primeira, mas se ficasse algo pra trás, eu poderia rejogar capítulos específicos depois de terminar o jogo.