A maioria aqui tem uma visão da Ciência como ofício apriorístico, neutro e universal, e por eu discordar horrendamente disso, algumas várias vezes nesses anos tive vontade de trazer um debate sobre a epistemologia que busca fundamentar o método científico... só que, tema todo todo chato, que só fica interessante depois de passar por toda a chatice e... preguiça.
Aí agorinha tava estudando um cara e passei os olhos por essa breve matéria aqui falando sobre as bases contemporâneas da Ciência, e resolvi trazer aqui pra provavelmente ser ignorada, hahaha, ou quem sabe ser interessante pra alguém. Achei um resumão eficaz. E quando falo em "bases" falo da "epistemologia" (sua raiz histórica e metodológica, não instituições ou órgãos ou consensos que são, na verdade, derivados políticos que escolhem a interpretação epistemológica que mais lhe convém). O texto na verdade começa com uma abordagem moral-histórica simplificada, daí depois vai pros autores contemporâneos centrais desse debate.
Enfim, taí um texto que achei legal tanto pros interessados na defesa da Ciência (Feles, Snake, etc.) e na crítica da Ciência (Seifer, Baha - não que ele tenha algum interesse especial pela Ciência como assunto, mas tem interesse em causar indiferentemente):
http://ericgerlach.com/moderneuropeanphilosophy11/
Vou ler com calma...
Depois posto algo, ou não :lol: :hmmlol: