Apesar da adição de última hora da série Persona, minha lista tirando o atraso em JRPGs (e similares) de PS1 está praticamente concluída. E agora chegou o momento de eu montar e jogar a lista de PS2!
Eu tinha pensado em arranjar um PS2 e jogar direto nele, só que poder dar uma filtrada e melhorada nos gráficos é sempre bom e agora que estou com uma máquina que possivelmente vai dar conta resolvi que também vou emular tudo, assim como fiz com o PS1.
Mas eu estou por fora há algum tempo da situação da emulação do console e o último tópico falando disso parece que não é comentado já faz um tempinho...
Qual o melhor emulador atualmente? Ainda é o PCSX2?
Eu preciso usar a BIOS com ele, certo? E parece que há várias versões pra BIOS de PS2. Qual é indicada eu pegar e onde posso arranjar ela?
Alguma dica de configuração não-óbvia que pode me ajudar a ganhar desempenho e/ou qualidade?
Baha, eu instalei o PCSX2 aqui e tá perfeito, só não jogo pq minha carroça de PC não aguenta nada acima de PS1/N64, coisa que pretendo remediar ano que vem. Achar as BIOS e configurações são muito fáceis, só lembro de pegar o primeiro tutorial que vi e seguir os passos.
Configuração de gráfico não tem uma específica, vai depender do jogo, mas a interface é bem simples de usar. Aquela coisa, quanto mais próximo do PS2 original melhor o desempenho, mas numa máquina boa, dá pra pegar jogos e melhorar bastante e ainda rodando melhor que o original.
Ainda tenho alguns jogos devendo da minha biblioteca de PS2 (Front Mission 5, Persona 4 etc), ano que vem será o ano de finalizar isso pra mim.
Qual a sua lista de pendências, já fez?
O emulador faz uso muito pesado de processador ou consegue fazer um bom aproveitamento de placa de vídeo? Porque apesar de ser razoavelmente recente e bem competente, meu processador é um "mero" i5.
Sobre a lista, ainda não fiz. Assim que eu tiver paciência vou percorrer a lista completa de games de PS2 no gamefaqs e ir adicionando os que me interessarem. Alguns já constam, ainda desordenados, naquela lista completona de "coisas pra eventualmente jogar" que eu postei algumas páginas atrás no tópico de jogos.
Quote from: Baha on Nov 08, 2015, 17:22:43
O emulador faz uso muito pesado de processador ou consegue fazer um bom aproveitamento de placa de vídeo? Porque apesar de ser razoavelmente recente e bem competente, meu processador é um "mero" i5.
Sobre a lista, ainda não fiz. Assim que eu tiver paciência vou percorrer a lista completa de games de PS2 no gamefaqs e ir adicionando os que me interessarem. Alguns já constam, ainda desordenados, naquela lista completona de "coisas pra eventualmente jogar" que eu postei algumas páginas atrás no tópico de jogos.
O meu também é i5, mas é um notebook que não possui placa dedicada, então no meu caso pesa sim o uso do processador. Impossível de jogar a maioria dos jogos.
Se quiser, essa é minha lista de RPGs terminados de PS2, é a maioria deles na verdade haha, como falei só falta Front Mission 5, Persona 4 e uns outros pingados como Dual Hearts (se é que ainda aguentarei jogar isso atualmente), e obviamente não tem os que eu considerei ruins demais pra terminar (como Jade Cocoon 2 e Unlimited Saga), mas te ajuda com os RPGs pelo menos:
63. Arc the Lad: Twilight of the Spirits
64. Atelier Iris: Eternal Mana
65. Baldur's Gate: Dark Alliance
66. Baldur's Gate: Dark Alliance 2
67. Breath of Fire V: Dragon Quarter
68. Dark Cloud
69. Dark Cloud 2
70. Dawn of Mana
71. Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King
72. Final Fantasy X
73. Final Fantasy X-2
74. Final Fantasy XII
75. Front Mission 4
76. Grandia II
77. Grandia III
78. Grandia Xtreme
79. Growlanser II: The Sense of Justice
80. Growlanser III: The Dual Darkness
81. Kingdom Hearts
82. Kingdom Hearts II
83. Legaia 2: Duel Saga
84. Lord of the Rings: The Third Age, The
85. Megaman X: Command Mission
86. Odin Sphere
87. Persona 3
88. Radiata Stories
89. Rogue Galaxy
90. Romancing SaGa: Minstrel Song
91. Samurai Legend Musashi
92. Shadow Hearts
93. Shadow Hearts II: Covenant
94. Shadow Hearts: From the New World
95. Shin Megami Tensei III: Nocturne
96. Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga
97. Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga 2
98. Star Ocean 3: Til the End of Time
99. Stella Deus: The Gate of Eternity
100. Suikoden III
101. Suikoden IV
102. Suikoden V
103. Tales of Legendia
104. Tales of the Abyss
105. Tsugunai: Atonement
106. Valkyrie Profile 2: Silmeria
107. Wild ARMs 3
108. Wild ARMs 4
109. Wild ARMs 5
110. Wild ARMs: Alter Code F
111. Xenosaga Episode I: Der Wille zur Macht
112. Xenosaga Episode II: Jenseits von Gut und Bose
113. Xenosaga Episode III: Also sprach Zarathustra
114. Ys: The Ark of Napishtim (Ys VI)
Bela lista. Vai ajudar bastante.
Notei que não tem nenhum dos .hack aí. Não gostou deles, não sentiu interesse ou esqueceu?
Não gostei.
Joguei o primeiro .hack e achei péssimo, avancei quase nada, mas ainda dei uma chance para o primeiro .hack G.U. (acho que é isso, são duas séries no PS2) que melhorou muito mas ainda assim é repetitivo demais e desisti com algumas horas.
Mas eu diria que, tendo tempo, é um jogo que eu revisitaria pra ver se minha opinião muda (somente o .hack G.U., não a série original). Tinha coisas interessantes ali, mas é repetitivo demais. As dungeons são todas corredores iguais, inimigos variam pouco, e mesmo os sistemas de jogo legais estavam atrás de interfaces ruins e pouco intuitivas.
Ainda tenho esse interesse pq os jogos são feitos pela CyberConnect2, que fez Silent Bomber, um dos meus jogos favoritos do PS1 (e que infelizmente, além de Asura's Wrath, quase que só faz jogo de Naruto hj em dia).
Emulação de PS2 usa mais a CPU mesmo. A GPU só pesa pra valer se você aumentar a resolução nativa do jogo. Acho que tem um ou outro caso que ela faz bastante diferença na performance. Se você tiver um i5 bacana deve dar conta do recado tranquilo. No caso do Strife, o i5 deve pesar pelo fato de esses processadores de notebook serem mais focados na eficiência energética e não no desempenho.
De configuração o máximo que você vai ter que fuçar um pouco são os speedhacks que da pra habilitar, mas isso só se o jogo tiver rodando lento, e todos eles tem descrições bastante esclarecedoras sobre o que faz e qual o possível impacto. Só pegar o ultimo nightly la e ser feliz.
É, acho que não terei problemas pra emular PS2.
Acabei de fazer um teste com FFX e ele rodou cravado em 60fps (durante o pouco que joguei) o tempo todo na resolução interna que eu setei pra ele.
PS: E é impressionante como esse é um jogo que envelheceu BEM!
Vai jogar PS2, Baha? Vixi, mermão, vai levar a vida toda nele. Saiu MUITO jogo bom pra ele. Vou postar os meus preferidos:
- Xenosaga episódios I, II, e III
- Shadow Hearts 2 e 3
- FFX
- Kingdom Hearts 1 e 2
- Persona 4
- Dragon Quest VIII
- Suikoden III e V
- Grandia III
- Front Mission 4
- Legaia 2
- Wild Arms 4
E se for jogar algo fora de RPG, esses aqui são imperdíveis:
- Shadow of The Colossus
- ICO
- Zone of The Enders 1 e 2
Se eu lembrar de mais algum eu posto aqui.
Felizmente dos seus não rpgs eu só não joguei ico! E concordo plenamente no resto (mas zoe 1 é meio chatinho)
ZoE1 é bem simples mesmo e o 2 é muito melhor. Mas eu gostei de ambos :D
Quanto ao ICO, releve o gráfico e jogabilidade mais simples. É um jogo com uma experiência fantástica, IMO. E ele é curto.
Ah, e lembrei de mais alguns não RPGs legais:
- Bujingai
- Onimusha 3
- Sword of Etheria
Ah sim, e no PSX me lembrei de dois RPG tactics que eu gostei muito: Vanguard Bandits e Saiyuki Journey west. Já jogou?
Concordo com o Billy quanto ao Saiyuki: Journey West, terminei recentemente e é muito bom mesmo, diria que é um dos melhores SRPGs do PS1 até. Já o Vanguard Bandits acho tosquinho, mas nem investi muito nele.
Lembrei que tem alguns outros RPGs de PS2 que receberam patch de tradução muito depois (como FM5) e ainda preciso jogar: o remake do primeiro Phantasy Star e o remake de Dragon Quest V.
Quote from: Baha on Nov 08, 2015, 22:42:50
Acabei de fazer um teste com FFX e ele rodou cravado em 60fps (durante o pouco que joguei) o tempo todo na resolução interna que eu setei pra ele.
PS: E é impressionante como esse é um jogo que envelheceu BEM!
FFX é um jogo leve no PCSX2, eu tentaria um jogo pesado como Shadow of the Colossus, God of War II ou MGS3 para ver os limites da seu computador na emulação ;)
E engraçado, FFX é um jogo que quanto mais fico velho, menos gosto. Cada vez que re-jogo ele acho mais e mais defeitos. Só o sistema de batalhas continua top pra mim, mas caiu muito no meu ranking geral da série.
Se for falar de não-RPGs não é fácil tb, o PS2 é cheio de jogo foda em tudo que é gênero, e muita coisa desconhecida/underrated. Alguns que lembro de cabeça aqui:
God of War 1 e 2
Metal Gear Solid 2 e 3
Okami (obra-prima)
Shadow of Rome (um dos melhores jogos da Capcom para o PS2 que ninguém jogou)
Viewtiful Joe (só o primeiro, pode ignorar a continuação)
Tenchu 3: Wrath of Heaven (o melhor da série, e o Tenchu Kurenai/Fatal Shadows é muito bom tb)
Shinobido: Way of the Ninja (considero esse jogo mais Tenchu 4 do que o próprio Tenchu 4 que saiu para Wii)
Code of the Samurai (só saiu na Europa, mas recomendo demais, character designer de Rurouni Kenshin e um sistema de combate original, diferenciado e extremamente divertido)
Ace Combat 4, 5 e Zero (todos excelentes, mas o 5 é o melhor)
Darkwatch
XIII
Burnout Dominator (todo mundo só fala do 3 ou do Revenge, mas pra mim o melhor disparado é esse)
Castlevania: Lament of Innocence (ignore o Curse of Darkness, que é uma merda)
Psi-Ops: The Mindgate Conspiracy
Way of the Samurai (apenas o primeiro e absolutamente nenhum outro)
Final Fantasy VII: Dirge of Cerberus (podem falar o que quiser, mas achei um ótimo jogo de ação apesar do enredo fraco)
Drakengard (na verdade como jogo é marrom, mas o mundo, enredo e fases do dragão compensam)
Genji: Dawn of the Samurai (fantástico, pena que cagaram na continuação de PS3)
Steambot Chronicles
Klonoa 2: Lunatea's Veil (o melhor plataforma do PS2)
Rez (a coisa que mais me falta do X360 é não poder mais jogar Rez HD)
Disaster Report e Raw Danger (Raw Danger é Disaster Report 2 no Japão)
Legacy of Kain: Soul Reaver 2
Legacy of Kain: Blood Omen 2
Legacy of Kain: Defiance (sim, sou puta da série, gostei até do BO2)
Esse Sword of Etheria que Billy mencionou é um queridinho underrated, peguei na onda de pessoal do fórum (nem lembro quem mais), mas infelizmente achei muito, muito ruim. Jogabilidade travadíssima, desisti na primeira fase. O visual e a ideia são legais, mas a execução... meh.
Cara, eu terminei castlevania lament of innocence e odiei com todas as forças do meu estômago aquilo.
Sério? Pra mim foi o único Castlevania 3D divertido e decente que teve até sair o Lords of Shadow. Fiz 100% nele até.
OST foda:
https://www.youtube.com/watch?v=Ox2uW5Y6rj0
https://www.youtube.com/watch?v=5skhBmzOS90
Tinha algumas músicas bacanas, mas uma tentativa totalmente morna de transição da jogabilidade da série pra 3D + uma história ridícula (pros padrões da série!!!) e contada de forma extremamente tosca + um level design totalmente preguiçoso e que jogava fora qualquer imersão e sensação de que aquilo era de fato um castelo... Não deu... Sinceramente (MESMO) eu gostei bem mais dos de N64. Eles podiam ter limitações técnicas e falhas de execução, mas os conceitos eram perfeitos.
Fui dar uma olhada na série .hack (já que alfabeticamente é a primeira que aparece procurando pro JRPGs de PS2) e fiquei perdido com a quantidade de títulos dessa coisa. Quase todos interligados com séries/ovas de anime e com uma ordem altamente complexa pra jogar E assistir as coisas de forma a pegar a história na ordem certa... Acho que vou deixar isso num canto pra um futuro distante em que eu estiver com MUITO tempo livre.
Huahuahua tem dessas tb.
Se lembro bem eram duas séries no PS2. A original, com quatro jogos; e depois a G.U., com três.
Fiz um teste com shadow of the colossus e realmente o jogo não roda em velocidade perfeita. Ele fica entre 30 e 50 fps quase o tempo todo, pendendo mais pra 30. E não importa o que eu mexa nas configurações, resolução e etc, isso não muda em nada, então imagino ser um gargalo do processador mesmo. =/
FFX porém funcionou lindo o com patch de widescreen. Só a interface que ficou esticada, mas nada inaceitável. Estou em dúvida se jogo ele assim ou se pego o remaster no PS3... No remaster tem texturas e modelos retrabalhados, mas aqui eu consigo jogar numa resolução MUITO maior... hm...
Ahá! Encontrei as configurações de speedhacks adequadas pro Shadow of the Colossus rodar perfeito!
Baha,
Tu joga esses emuladores com controle ou telcado mesmo?
Controle de Xbox 360
Hmm.. Cedo ou tarde quando aparecer um controle desses em promoção vou ter q me comprar um.
Depois compartilha ai tuas configuracoes do emulador como ficou. ;)
Ok, lá vai.
Essas são as configs do FFX:
(http://i.share.pho.to/c93c0daf_c.png) (http://pho.to/9rsSQ)
E essas são as configs que mudam pro SOTC:
(http://i.share.pho.to/79c57039_c.png) (http://pho.to/9rsTo)
O problema é que os speedhacks funcionam na base de tornar "o ps2" mais lento e portanto mais fácil de emular. Isso significa que o jogo passa a ter mais quedas de frame rate e engasgos. A vantagem é que esses problemas são "internos", ou seja, é como se o ps2 de verdade não estivesse dando conta, e pra lidar com esse tipo de coisa os jogos são melhor preparados. Assim você evita problemas com som e lentidão, tendo que se conformar apenas com o tipo de frameskip/slowdown que um ps2 de verdade teria rodando o jogo, só que com mais frequência do que no hardware verdadeiro.
Strife, eu estou percorrendo a lista de games de PS2 na gamefaqs e comparando com a sua, surgiram algumas dúvidas:
Ví que a série Growlanser tem vários jogos, mas você só cita 2 aí. Os outros você não jogou por falta de oportunidade, interesse, ou jogou e não gostou?
O mesmo pra série Atelier, você só menciona o Iris.
Persona 4?
Grandia Xtreme... eu lembro de ter torcido muito o nariz na época de lançamento quando vi em locadora e notei que era só um dungeon crawler... comentários?
A série Growlanser tem vários jogos mesmo, mas o primeiro Growlanser é de PS1, não PS2, e não creio que saiu em inglês.
Para PS2 a Working Designs lançou a coletânia Growlanser Generations, que consiste de Growlanser 2 e 3. O 2 é marromeno, mas o 3 é excelente, além de ser prequel do 1 e do 2, então não perde nada jogando ele antes.
O Growlanser 4 de PS2 não saiu em inglês na época. Agora tem versão em inglês para PSP, está no meu backlog.
Curiosamente, o Growlanser 5 saiu em inglês, mas na época joguei e achei fraquíssimo. Não sei se vou retornar pra ele.
Growlanser 6 só saiu no Japão.
Persona 4 está no meu backlog, é que não sou fã do esquema de social links que introduziram no P3, mas ainda pretendo jogá-lo.
Grandia Xtreme é um dungeon crawler, mas é um dungeon crawler com sistema de batalhas de Grandia 2 melhorado né. Isso foi o suficiente para jogar, mas tem que ter em mente as limitações. A dificuldade era muito boa.
Atelier Iris: Eternal Mana foi o único da série que tive saco pra terminar, achei médio. Tentei o Eternal Mana 2 mas não aguentei cinco minutos e desde então só torço nariz quando vejo imagem da série. Nem sei como ainda existe. Não é pra mim.
Quote from: Baha on Nov 09, 2015, 21:45:08
FFX porém funcionou lindo o com patch de widescreen. Só a interface que ficou esticada, mas nada inaceitável. Estou em dúvida se jogo ele assim ou se pego o remaster no PS3... No remaster tem texturas e modelos retrabalhados, mas aqui eu consigo jogar numa resolução MUITO maior... hm...
Como que aplico esse patch?
Finalmente tomei vergonha na cara e comecei o jogo ontem. Joguei pouco, parei na parte que o Tidus acorda no navio com o povo falando estranho :P
Você pode baixar o pacotão de patches disponíveis aqui: http://forums.pcsx2.net/Thread-PCSX2-Widescreen-Game-Patches?pid=271674#pid271674
Para aplicar: https://www.youtube.com/watch?v=RGqr767K5dA
Valeu Baha ;)
Quote from: Prowler on Dec 08, 2015, 15:17:40Quote from: Baha on Nov 09, 2015, 21:45:08FFX porém funcionou lindo o com patch de widescreen. Só a interface que ficou esticada, mas nada inaceitável. Estou em dúvida se jogo ele assim ou se pego o remaster no PS3... No remaster tem texturas e modelos retrabalhados, mas aqui eu consigo jogar numa resolução MUITO maior... hm...
Como que aplico esse patch? Finalmente tomei vergonha na cara e comecei o jogo ontem. Joguei pouco, parei na parte que o Tidus acorda no navio com o povo falando estranho :P
Aeee, Majin! É um dos FF que mais gosto! Zerei duas vezes já :D
Sempre ouvi falar muito bem mas nunca me deu o click de jogar.
Ontem não consegui jogar, fiquei preso em The Elder Scrolls Online, mas hoje devo continuar :D
Tirando as mongolices do Tidus, o restante do jogo é lindo demais. Adoro ele :D
Pra mim o Tidus ainda tem a grande vantagem de não ser o squall!