Fórum Gamers

Jogos e Tecnologia => Jogos => Topic started by: King on Jun 26, 2014, 15:47:56

Title: Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jun 26, 2014, 15:47:56
http://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/

Estamos reunindo um grupinho pra jogar, aproveitando que até amanhã o jogo vai estar com 50% de desconto no Steam (link (http://store.steampowered.com/app/262341/)), saindo por R$ 29,99.

Vamos jogar no servidor Mateus Leviathan Behemoth, que já temos alguns conhecidos por lá.

Previstos pra jogar:

King
Rid
Baha
Saga (alguns aqui conhecem)

Se mais alguém se animar... aproveite a promoção. :P

Edit:
Só pra constar, a galera tá no Leviathan no momento, mais infos na página 4 deste tópico.
A galera trocou de server de novo, e estamos no Behemoth agora.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: night on Jun 26, 2014, 15:55:04
É cross plataform King?
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jun 26, 2014, 16:20:02
Windows, PS3 e PS4, mas só o pra Windows ta em promo no Steam.

O Vyse usa MacBook tb. Tem um benchmark do jogo, que traz inclusive pre settings pra notebook. Baixa e da uma olhada se roda de boa aí.

http://na.finalfantasyxiv.com/benchmark/

E não se baseie nos requisitos, o cara que escreveu aquilo viajou na maionese. Dá pra jogar com bem menos.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Prowler on Jun 26, 2014, 16:34:00
Vale a pena?
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jun 26, 2014, 16:50:00
Não sei. Esse jogo infelizmente vc tem que pagar pra ver, pq não tem trial account. Eu joguei no beta do FF14 original e achei uma bosta, mas aí eles jogaram o jogo inteiro no lixo e refizeram tudo nesse A Realm Reborn. Todo mundo que eu falo só elogia o jogo... mas não tenho como te dizer se vale ou não a pena...

só sei que tá em promoção e vou jogar esses 30 dias. Se realmente for bom aí pego subscription.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: night on Jun 26, 2014, 17:12:23
É, na PSN ta 89 reais... Vou rodar o benchmark pra ver como fica.
Cross entre consoles e PC é bacana.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Billy Lee Black on Jun 27, 2014, 08:42:05
Na vgbr tem um pessoal que joga e é só elogios.

Mas esse jogo não tem mensalidade? Quanto custa por mês?
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jun 27, 2014, 11:37:48
Tem 2 opções de subscription. A Standard é US$ 15 / mês, e a Entry é U$ 13 / mês. A diferença é que na Entry vc só pode fazer 1 personagem por servidor e 8 no total.

Comprando o jogo ganha 30 dias.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Billy Lee Black on Jun 27, 2014, 13:29:33
Poxa, eu acho muito caro. Se for pra jogar MMORPG, prefiro jogar o Guild Wars 2, que é só comprar o jogo e pelo que o gamersnake já postou parece ser muito foda!
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jun 27, 2014, 14:55:54
Guild Wars não tem temática Final Fantasy. :P

E essa mensalidade é menos que o preço de uma pizza. Pra mim ao menos, não vai me matar.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Red XIII on Jun 27, 2014, 15:01:36
Se voces gostarem me avisem. Tenho interesse em jogar algo desse tipo mas vou esperar a opinao de voces.  :)
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jun 27, 2014, 18:08:50
To nível 11 ainda, então tá meio cedo pra dar conclusões. Tá bem divertido até então, mas ainda nem mesmo abriu toda a interface.

Como a maioria dos mmos atuais, o jogo não é focado em grinding de batalha, tanto que exp de batalha é ridícula. Você praticamente só upa fazendo quests.

Você escolhe um job para começar, mas pode trocar o personagem para qualquer job que quiser no decorrer do jogo, então não precisa ficar fazendo um monte de personagem. O que define seu job é a arma que vc equipa. Parece que só tem 1 job que dá conflito de atributos com outro job, de resto os pontos são separados.

Comecei como Thaumaturge (que seria o equivalente ao Black Mage). Até o momento to achando o sistema de combate bem simplificado. As magias não são baseadas em relação elemental (tipo Fogo > Agua > Terra, etc), mas sim cada elemento tendo características específicas. Fire faz dano alto mas custa mais MP e te dá bonus de fogo pra fazer fire damage ainda mais alto, Ice faz dano baixo mas recupera MP e dá bonus de gelo para recuperar ainda mais, Lightning faz dano repetido durante um tempo. Fire e Ice se anulam, então até agora o segredo tem sido torrar o mp com Fire no bicho, aí usar uma skill que inverte o bonus e finalizar com Ice, que já me deixa com MP full pro próximo bicho. Bem tranquilo de solar até então.

Meu char:

http://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/character/8003729/

O enredo principal tá me gerando um hype muito bom, com diversas cutscenes e tals. A abertura do jogo eu achei fenomenal, passando todo aquele feeling de Final Fantasy.

http://www.youtube.com/watch?v=h542YbZuwkQ
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Gamersnake on Jun 27, 2014, 19:37:35
Enquanto isso, GW2 tá com promoção de 50% de desconto (até domingo).
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jun 27, 2014, 19:48:21
O Rid tenta me convencer a pegar GW2 faz uns 2 anos, mas sempre ignoro ele. :mrgreen:
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jul 07, 2014, 00:49:14
Bom, to com mais de 70 horas de jogo e acabei de virar Black Mage (precisa de nível 30 em Thaumaturge e 15 em Archer), e também já tenho o meu chocobo. Estou meio que no mid game, imagino.

O que posso dizer até o momento é que o jogo tem superado bem minhas expectativas. Eu tinha medo de ser meramente mais um MMO genérico, mas posso seguramente dizer que tem mais Final Fantasy nesse jogo que no Final Fantasy XIII e XIII-2.

O enredo principal tem um pouco de encheção de linguiça, mas tem me prendido bastante. A trama se passa sobre a reestruturação de Eorzea (é o nome da região do planeta Hydaelyn que não foi destruida) 5 anos após a catástrofe que o Bahamut fez (ver vídeo posts atrás). Você é escolhido pelos deuses para mudar o rumo do planeta, e com isso acabar com os planos do Garlean Empire, que obviamente querem dominar o mundo. Achei o Garlean Empire fantástico. Eles tem acesso a tecnologia, e usam Magiteks em combate. Achei a arte deles fenomenal.

(http://i.imgur.com/rQl2zkg.jpg)

A história se altera em função das suas características e suas escolhas, mas no final acaba sempre seguindo um mesmo rumo. Você sempre começa como um zé ninguém e aos poucos vai ganhando a confiança dos npcs, se tornando famoso, até ser convidado a ingressar numa Grand Company, que é uma espécie de exército. Cada uma das 3 nações tem sua própria Grand Company e vc tem que escolher uma para se filiar. Nisso você vai se aventurando por diversas dungeons e enfrentando os Primals, que são as summons. Até o momento eu só venci o Ifrit, mas sei que em breve devo enfrentar o Garuda e o Leviathan. Amanhã parece que vão implementar o Ramuh, que está no enredo mas não era enfrentável até o momento.

Além do enredo principal, para cada classe existe um enredo paralelo e que também traz cutscenes. Infelizmente essas não são dubladas, mas ainda assim são bem legais. Eu fiz a história inteira de Thaumaturge e curti bastante. De Archer eu achei mais ou menos, mas confesso que fato de usarem aqueles elfos feiosos no enredo influenciou.

Das raças, a grande maioria das pessoas joga ou de Hyur (humano), ou de Miqo'te (meio gato) ou de Lalafell (os pequeninos). Os lalas são a coisa mais fofa do jogo, parecendo criancinhas fazendo coisas de adulto. lol Fora essas, tem os Elezen (elfos gigantes com cabeça pequena) e os Roegadyn (grandes e peludos). É meio que unânime que essas duas raças são feias demais e pouca gente joga com eles.

Os jobs são como que uma especialização, e são obtidos ao evoluir 2 classes, sendo uma delas nível 30 e outra 15. Achei meio bizarro pedirem Archer pro job de Black Mage, mas... ok. lol Os jobs, assim como as classes, são definidos pelos equipamentos que você está usando. O job é um cristal que você equipa, a classe é o tipo de arma que vc equipa. Quando você troca de classe, seus equips são removidos e seus atributos e nível são resetados. Você pode criar uma pré-definição de equipamentos, então quando vc troca de classe já fica com tudo equipado certinho para aquela classe. Um detalhe é que algumas skills são compartilhadas entre classes. Por exemplo, se vc fizer um Conjurer e pegar Cure, e depois trocar para Thaumaturge, você ainda vai ter acesso a Cure, mas provavelmente não vai ser uma cura tão efetiva quanto a de Conjurer pq seus atributos estarão focados em Int invés de Mind.

Chocobo vc obtém o seu no decorrer do enredo principal. Você inclusive batiza ele. Ele vai te servir de montaria e em níveis mais altos ele pode entrar no seu grupo pra te ajudar nas batalhas, sendo que você treina ele para qual classe ele vai aprender. Parece que os de ataque são a preferência do povo, mas podem ser tankers, healers, etc.

Do gameplay em si, o jogo está bem legal. O lag influencia um pouco as vezes, como quando o bicho vai usar uma skill que acerta em área e você tem que sair correndo daquela área pra não levar damage (morri muito antes de vencer um Malboro que eu precisava solar, e que sempre me acertava o maldito Bad Breath), mas de forma geral dá pra jogar de boa. O jogo tem um sistema muito complexo, mas foi bem projetado tanto para jogar no teclado quanto no joystick (foi o primeiro MMORPG que eu joguei no joystick).

O sistema de quests é o básico de todo mmo. Já o sistema de duties tem diversas divisões, e sempre é instanciado com grupos de 4 ou 8 pessoas, com posições pré-definidas (1 Tanker, 1 Healer e 2 DPS). O próprio jogo reúne pessoas para essas posições, a menos que você esteja num grupo que já tenha todas.

A divisão das duties é a seguinte: Dungeons (que tem sempre uma historinha, um boss e onde vc pega equips bons), Guildhests (onde vc mata bichos e faz exp) e Trials (onde vc enfrenta summons). Ainda temos o sistema de Duty Roulette, onde você é encaminhado para duties aleatórias, que alguém está precisando de ajuda para fazer. Esse sistema ajuda a nunca faltar player para os novatos fazerem suas duties. O sistema de duties é independente do servidor, então você pode cair na party com pessoas de qualquer server no mesmo datacenter que você. Ao final da duty vc pode votar no player que jogou melhor e isso vai acumular pontos de recomendação para ele. Quanto mais pontos você acumula, mais as pessoas gostam de te chamar pra ir pras duties (obs: não dá pra pontuar amigos/membros do seu grupo que não tenham sido pareados pelo próprio jogo para a duty).

Ah sim, um detalhe é que quando você está fazendo duty você ganha acesso ao Limit Break do seu personagem. São de 1 a 3 barras de Limit compartilhadas entre todos os membros do grupo. Cada classe tem seus próprios limits, variando o que é feito em função de quantas barras de limit estiverem cheias. Normalmente nos limits são usados poderes famosinhos em FF's, como Meteor, Final Heaven, Healing Wind, etc.

Acho que isso dá pra dar uma ideia geral dos aspectos básicos do jogo.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Billy Lee Black on Jul 07, 2014, 09:03:23
Caraio, King, 70 horas já? =O
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Baha on Jul 07, 2014, 09:09:18
Kingo tá fazendo altas maratonas do gueime. Eu tinha começado, tentando virar dragoon, mas não ando tendo muito animo pra jogar.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jul 15, 2014, 09:03:55
Preciso lembrar de bater mais sceenshots desse jogo. :(

(http://i.imgur.com/DgDqRd2s.jpg) (http://i.imgur.com/DgDqRd2.jpg) (http://i.imgur.com/UrVdUNWs.jpg) (http://i.imgur.com/UrVdUNW.jpg) (http://i.imgur.com/GflnTPus.jpg) (http://i.imgur.com/GflnTPu.jpg)

Na primeira é eu e o Baha (Aldran Galder) indo pra parte final de uma dungeon, e nas outras um close no meu black mage, aproveitando que o server tinha voltado de manutenção e quase não tinha gente pra ficar de Robert na screen.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jul 29, 2014, 02:39:16
Terminei o jogo esses dias. Agora estou fazendo as side quests, que até agora tem sido hilárias. Do enredo principal, achei bem legal, embora a história só comece desenrolar de fato perto do fim do jogo. Vários clichés e personagens mal utilizados e tals... mas nada que tenha me decepcionado.

O Biggs e o Wedge desse Final Fantasy foram os melhores que já vi. Extremamente carismáticos, principalmente o Wedge. A Jessie quase não aparece na história. :( O Cid é legalzinho tb, mas não chega a ser nada assim fora do esperado.

(http://i.imgur.com/o9MycHqs.jpg) (http://i.imgur.com/o9MycHq.jpg) (http://i.imgur.com/whGUqW0s.jpg) (http://i.imgur.com/whGUqW0.jpg) (http://i.imgur.com/gnBwYd2s.jpg) (http://i.imgur.com/gnBwYd2.jpg)

Pras últimas dungeons vc rouba um Magitek pra conseguir invadir a fortaleza inimiga. A última dungeon em si geral faz de Magitek algumas partes, com direito a uso do canhão e da metralhadora. Estes 2 ficam indisponíveis para batalhas fora dessa dungeon, já que eles fazem um dano absurdamente alto (em torno de 4,5k por hit, que seria um dano equivalente ao meu Limit Break nível 2).

Esqueci de bater screen no Ultima Weapon. :/



O jogo me agradou bastante, e está sendo bem mais divertido de jogar que o Final Fantasy 13 e suas continuações foram.

Comparando com a versão vanilla do FF14, é como se tivessem transformado água em vinho. O sistema de batalha é muito bom, plagiado do WoW/GW e outros, com um leve toque de FF. Quando algo é bom não faz mal copiar. O sistema de combate no vanilla usava ATB e era o que matava o jogo. Nesse, ele é o aspecto mais positivo do jogo, na minha opinião.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Billy Lee Black on Jul 30, 2014, 08:34:50
Pelas coisas que você descreveu, esse jogo é bastante semelhante ao Guild Wars 2.

Mas ele possui alguma coisa pra incentivar os jogadores a continuar jogando após concluir a main story? Porque no Guild Wars 2 eles continuam fazendo eventos pra quem tá no último level.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jul 30, 2014, 14:18:53
Então, é meio que o padrão dos mmos atuais. Tem uma porrada de sidequests pra serem feitas depois do 50 (que é o nível máximo). E aí começa a contagem de Item Level, né? Então vc tem que ir atrás de equipamentos de nível maior para poder fazer algumas dungeons. Acho que o Item Level máximo atual é 110 ou 120. Também destrava outros níveis de dificuldade das dungeons e dos trials (bosses) que vc já fez. Tem dificuldade hard e depois vc abre a dificuldade extreme. As dungeons com maior dificuldade tem mapas diferentes, bichos diferentes e chefes diferentes, sob a mesma temática da dungeon original. Os trials simplesmente ficam mais difíceis, exigindo um tempo de reação bem mais curto do jogador para desviar das skills do chefe, e não dando tanta margem para erros. Nisso o lag pode atrapalhar. Ainda não fui, mas dizem que enfrentar o Titan é um inferno por causa do lag, pois ele te joga pra fora da plataforma onde vc enfrenta ele, com pouco tempo pra esquivar, e isso é Instant Kill. Essas dungeons mais difíceis costumam ser grupos de 8 pessoas (as normais são 4). Ainda não abri as Raids, mas sei que lá são 3 grupos de 8 pessoas (24 no total).

Fora isso, tem coisas que não são específicas do nível 50, mas que muito provavelmente vc vai continuar a fazer, como Fates (eventos que ocorrem em aberto no mapa / cidades), Beast Tribe Quests (onde vc ajuda membros de tribos de outras raças como Kobolds, Almaj'aas, Sylphs e Sahagins diariamente pra ganhar a confiança deles e poder comprar itens especiais com eles depois), e a novidade que implementaram no último patch que são as Hunts. Colocam cartazes de bichos raros procurados na Grand Company (exército). Esses bichos nascem em mapas aleatórios, e aí entra uma coisa que eu nunca vi em outro MMO, a comunidade se reúne toda ao redor do bicho e ninguém ataca até que todos tenham chegado lá e pegado grupo. Poderiam matar assim que o vissem, mas não, o pessoal costuma mandar mensagem global com as coordenadas pra que todo mundo possa pegar a recompensa.

E claro, você também pode fazer outras classes e jobs. Depois do nível 50 as outras classes ficam com bonus de 50% de xp. Você pode fazer todas as classes e pegar quase todos os jobs (job é uma especialização da classe, por exemplo Lancer -> Dragoon, Thaumaturge -> Black Mage, Sorcerer -> White Mage, etc). O único job que vc tem que escolher entre 1 de 2 é a especialização de Arcanist, que pode virar tanto Scholar quanto Summoner. E ainda tem as classes de craft, e classes de gathering. Os melhores equipamentos do jogo são de craft (obviamente com itens raros que te exigem semanas pra conseguir). O sistema de craft tb é legalzinho, com uma interface de solicitação de craft para outras pessoas, então qualquer um pode criar um equipamento pra vc, ou colocar uma matéria nele (matérias aumentam stats específicos do equipamento), sem que vc tenha que passar os itens pro cara e correr o risco de ser roubado.

Enfim... imagino que muito disso aí seja igual no GW, não? :P
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Billy Lee Black on Jul 30, 2014, 14:32:22
É, parece bem parecido mesmo (pra não dizer cópia. hehehe).

Mas apesar de ser Final Fantasy, ainda não me vejo pagando mensalidade. Guild Wars ainda é mais barato pra jogar e garante a mesma diversão  :hmmlol:
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jul 30, 2014, 15:46:26
O diferencial do jogo é a ambientação. Pra quem não dá valor pra isso, aí realmente não tem atrativo nenhum mesmo.




http://kotaku.com/tokyos-new-final-fantasy-cafe-is-beautiful-1613179423
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Billy Lee Black on Jul 30, 2014, 15:51:43
Hahahaha, muito massa esse café  :D
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Zero Cool on Sep 28, 2014, 12:36:02
No final das contas, é possível rodar no Mac nativamente ou precisa usar VM/Wine ou coisas do gênero?
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Sep 28, 2014, 14:37:55
Eu já respondi isso, mas vamos de novo pra ficar claro:

Plataformas disponíveis: PS3 / PS4 e WINDOWS.

Não tem versão para OS X, nem pra Linux.

No mac, teria que usar o bootcamp.




Ah, uma coisa que mudou desde que eu criei o tópico, é que agora existe trial account de 14 dias pra quem quiser conhecer o jogo antes de comprar. Elas tem uma limitação absurda de coisas que vc pode fazer (inclusive de chat, pra evitar bots), mas dá pra vc dar uma olhada no jogo. Se não me engano dá pra chegar a nível 20 de qualquer classe com a trial account.


Bom, eu to fazendo uma pequena pausa do jogo, mas devo creditar mais um mês em breve. No patch desse mês entra a Shiva, e eu ainda nem matei o Ramuh. :(
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Zero Cool on Sep 28, 2014, 22:18:15
Quote from: King on Sep 28, 2014, 14:37:55
Eu já respondi isso, mas vamos de novo pra ficar claro:

Plataformas disponíveis: PS3 / PS4 e WINDOWS.

Não tem versão para OS X, nem pra Linux.

No mac, teria que usar o bootcamp.

Eu li o tópico todo e vi no site que eram somente para estas plataformas... No entanto, como você falou que o Vyse usava mac tb, pensei que já tivessem feito alguma gambiarra ou usado emuladores de windows para o feito...  :hmmlol:
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Sep 28, 2014, 22:45:41
Talvez até dê pra usar wineskin e tals, mas é algo que nunca tentei. VM tem desempenho péssimo pra jogos, então essa opção com certeza não rola, ainda mais pra esse jogo que é bem exigente.

E no final acabou que o Vyse nem jogou. O pessoal assustou ele, falando que o ping dele pro server que a gente ia jogar ia ficar muito alto (coisa de 100ms a mais) por ele estar morando na Coréia do Sul. Se ele tivesse jogado teria ficado de boa, já que o Vírtua aqui me fez ter a experiência de jogar com mais de 1s de latência, e o jogo ainda assim estava "jogável".
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Oct 05, 2014, 16:49:57
Ah sim, perdi uma oportunidade hj pq não avisei a pessoa... então... caso no futuro alguém se interesse pelo jogo, fala comigo antes pra eu enviar um convite. Com isso eu consigo ganhar presentes in game, tipo um Chocobo para 2 pessoas. :)

(http://i.imgur.com/guE00xN.jpg)
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Oct 19, 2014, 20:00:45
Expansão a caminho: FINAL FANTASY XIV: Heavensward

http://www.youtube.com/watch?v=68CNzwinqlg

Mais info em:
http://kotaku.com/final-fantasy-xivs-first-expansion-is-heavensward-1648065746
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Feb 24, 2015, 18:30:47
Só pra constar...

Chegamos hj na versão 2.51 do jogo, que trouxe finalmente o Gold Saucer, incluindo:


:P
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Billy Lee Black on Feb 25, 2015, 11:11:39
Vocês ainda continuam pagando a mensalidade?
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Feb 25, 2015, 18:41:24
Com esse conteúdo lindo e maravilhoso saindo quase todo mês? Diria que continua valendo cada centavo dos R$28.99 que pago mensalmente. Sério, o ritmo de updates da Square está muito alto. O jogo vai fazer meros 2 anos e já tem conteúdo pra caralho.

E já estou na expectativa pra comprar a expansão assim que sair no Steam. Parece que o pre-order no site da square tava US$ 40. No Steam deve ficar um pouco mais em conta.

Cara, a nostalgia embutida desse último patch tá grande demais. Square acertou um 10/10 nesse patch.

http://www.youtube.com/watch?v=PXmQowoWcPI

http://www.youtube.com/watch?v=Bnk0iQvUzjc
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Dedu on Feb 25, 2015, 22:17:08
Da vontade de jogar só pelo fanservice. Jogar um MMO bom baseado no universo Final Fantasy deve ser surreal pra quem gosta da série.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Baha on Feb 25, 2015, 23:32:09
Pelo pouco que joguei, posso atestar que o fanservice é muito bem implementado e está em toda parte.

Eu só ficava puto com o jeito escroto de falar dos NPCs.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Feb 26, 2015, 00:19:56
E isso que vc nem concluiu a "introdução" do jogo, Baha... lol O jogo só começa pra valer depois que vc encerra o primeiro arco da Main Quest.

Edit:

Baha, se vc quiser dar uma olhada em como ficou o Gold Saucer, o jogo vai estar com free weekend pra ex-jogadores:

Celebrating 4 Million Accounts - Free Login Weekend Comes to Eorzea! (http://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/topics/detail/24d3c419fae62ce2771b4b0b7d01c6348ab5d5e5)
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Billy Lee Black on Feb 26, 2015, 09:38:39
Mas mesmo depois de terminar a main quest, vocês ainda continuam jogando? O jogo oferece mais coisas?
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Feb 26, 2015, 20:13:50
Billy, a Main Quest ainda não acabou! A cada patch sai continuação da Main Quest. São vários arcos de enredo. O primeiro arco, que seria o que vc deveria terminar quando pega nível 50, é o que a gente chama de "introdução" do jogo, e se vc jogar bastante vc consegue fechar nos 30 dias que vc ganha quando compra o jogo. A partir daí entra o end game content, e é onde o jogo começa de verdade. Vou escrever uma parede de texto aqui com todo o conteúdo, mas sinceramente acho que o jogo não tem muito sua cara.

A Main Quest tem continuação, pedindo pra você ir atrás de outros primals (summons) que não estavam originalmente envolvidos no enredo (embora alguns deles já fossem conhecidos). No processo, abrem-se novas dungeons que vc tem que passar aí no caminho.

Além da Main Quest, abrem-se as side-quests de end game, que é onde ficam as raids, dungeons Hard Mode, novos Trials, Primals Hard Mode e Primals Extreme Mode. Fora isso, abre-se uma side-quest pra vc fazer uma arma fodona, que requer todo o seu tempo livre disponível... lol Mas ela é opcional. No meio dela abrem alguns trials novos, como Chimera e Hydra.

Tem a side quest do Bahamut Coil, que atualmente é o conteúdo mais difícil do jogo, e a cada patch eles tavam acrescentando mais e mais raids. Atualmente são um total de 13 raids (de 8 pessoas) pra vc passar pelo enredo. Além das 13, ainda tem mais 4 raids em modo Savage (+ difícil), totalizando 17 raids. Eu e meu grupo conseguimos passar até o Turn 8 (oitava raid), e estamos investindo com tudo agora no T9, que é tenso demais... não quero nem imaginar do T10 ao T13. Os coils tem um enredo interligado com a versão 1.0 do jogo, aprofundando sobre os eventos, explicando o que ocorreu depois e dando dicas sobre o que vai ocorrer a seguir no enredo do jogo, tudo referente ao Bahamut. Essas raids do Bahamut normalmente envolvem matar um pouco de trash e já entrar numa luta contra um boss complexo. A luta contra esse boss costuma ter bastante mecanicas de wipe e normalmente tem uma duração estimada de uns 15 minutos de luta (se ninguém errar lol). E a trilha sonora do T9 é linda demais. @@

http://www.youtube.com/watch?v=6DX3qIf4EDc

Ainda tem a side quest da Crystal Tower, que consiste de 3 raids (de 24 pessoas). Esse conteúdo é bem fácil e feito para ser repetível. Consiste de raids compostas de 4 chefes intercalados com vários trashs. O enredo é bem legal, tratando sobre desvendar tecnologias avançadas de uma civilização perdida. O modo de jogo em 24 pessoas é muito legal tb. O jogo divide todo mundo em alianças de 8 pessoas, mas todos os 24 podem interagir entre si. Tem bastante mecanicas que exigem interação entre as alianças, como aliança A ficar responsável pela proteção da aliança B e a aliança B ficar responsável por matar o Boss enquanto que a aliança C fica responsável em manter NPCs que buffam o B vivos. Outra coisa legal é que são 3 barras de Limit Break nível 3, uma pra cada aliança, sendo que na última raid ela enche 2x na última luta. É uma das poucas ocasiões onde você pode ver um Black Mage ou um Summoner soltando Limit pra ajudar num DPS run de adds das 3 alianças.

Fora isso, ainda tem as quests do Hildebrand, que são quests com enredo investigativo, focadas na comédia. Essas quests são ame ou odeie, pq depende muito do seu senso de humor, e destoam do resto do enredo. lol Dentro dessas quests vc vai fazer alguns trials, como Gilgamesh, Ultros e Typhon. Essas lutas são sempre focadas em comédia tb, com você sendo transformado em galinha no meio da luta, etc...

https://www.youtube.com/watch?v=ylx7pbPSzkQ

Primals: no primeiro arco da Main Quest vc vai enfrentar Ifrit, Titan, Garuda e Ultima. No end game abrem: Leviathan, King Moogle, Ramuh e Shiva. E todos eles abrem Hard Mode e Extreme mode. Odin é um caso a parte, mas também está presente, tanto em Trial quanto em Fate.

Dungeons: Quase todas as dungeons abrem um Hard Mode, que é uma dungeon completamente diferente, com novos inimigos e chefes, com a mesma temática da dungeon normal. Somando todas as dungeons (normais e Hard Mode), temos 31 dungeons diferentes no jogo. Muitas quests vão te fazer correr essas dungeons de novo. O jogo sempre faz sync nos níveis pra ficar balanceado e um player com equipamentos 130 não atrapalhar a progressão de um com equips 20, por exemplo.

Hunts: A partir do nível 50 vc fica qualificado pra participar das Hunts, que são monstros fora do comum que surgem nos mapas quando ocorre algum evento específico, dentro de um ciclo de tempo específico. São divididas em ranks, sendo os sem ranks e os de rank B soláveis (com quest semanal pra vc matar um B) e os de rank A e S exigindo grupos. No servidor que jogamos costumamos chamar o server inteiro pra vir matar rank A e S, assim todos pegam a recompensa (em outros servers isso não acontece). Somando todas, tem um total de 92 hunts (mas o pessoal só dá bola pros A e S msm).

Beast Tribes: São seres de outras raças, disponíveis somente pra NPCs. Você faz as quests diárias deles e vai subindo na reputação com eles, abrindo opções de comércio de itens únicos que só quem tem amizade com eles pode comprar. São no total 4 Beast Tribes.

Cross-class: Chegou no 50 com sua primeira classe? Hora de upar outras classes. No FF14 as classes se complementam com skills compartilhadas. Não é obrigatório, mas muito provavelmente vc vai ter interesse em upar outras classes pra pegar algumas skills que vão te facilitar a vida. Por exemplo, os healers tem uma skill pra reviver pessoas, e essa skill tem um cast longo (8 segundos), que dependendo da situação pode significar um wipe no grupo se vc resolver castar isso. Uma das skills de Thaumaturge é Swiftcast, que faz o próximo spell não ter cast, e essa é uma skill cross-class. Então seria muito interessante para um healer upar um thaumaturge ao menos até o nível onde vc aprende essa skill. Isso ocorre com todas as classes.

E finalmente chegamos nas profissões de Gathering e Crafting. Gathering temos Fisher, Botanist e Miner. São profissões repetitivas e leeeentas de upar. É pra upar enquanto tá assistindo um documentário do discovery. lol Agora as profissões de craft são muito fodas. São simples e complexas ao mesmo tempo. Complexas a nível de que você vai precisar montar uma rotação de skills de crafting, e usar skills cross-class pra conseguir fazer algumas coisas. Também são os crafters os responsáveis por meldar materias nos slots dos equipamentos. Cada equipamento só pode ser trabalhado por uma profissão específica. Materias aumentam status do equipamento até um certo limite, com chance de falha durante o meld, e perda da materia. Equipamentos velhos que tenham spirit bound em 100% podem ser convertidos em materias.

Tendo botanist e juntando-se a uma Free Company (guild), vc pode fazer uma horta no jardim da casa da sua free company. Com os itens da horta vc pode alimentar seu chocobo e ir upando ele até o nível 20. Também define a cor do chocobo pelo tipo de comida que vc dá pra ele. O seu chocobo pode entrar em batalha com você, e ele usa skills de acordo com a build que vc montou pra ele. É uma mão na roda pra quando vc quer jogar solo.

Agora com a chegada do Gold Saucer, entraram os mini games:

Triple triad, que pra vc juntar cartas vc precisa correr dungeons ou vencer npcs específicos.
Criação de chocobos para corrida de chocobos. Ainda nem vi como funciona, mas parece que vc tem que criar um novo chocobo e ele vai ser específico para uso em corridas.

Enfim, já tem uma infinidade de coisas pra se fazer no end game do jogo, e a square está sempre lançando mais e mais coisas.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Red XIII on Feb 27, 2015, 09:54:23
Vendo os videos já me vem o pessamento "Eu nao faço ideia do que estou fazendo aqui"...  :lol:

Parece bem legal com vc falando... mas gente... 1,310 horas.. eu levaria mais de ano pra chegar nessa quantidade.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Billy Lee Black on Feb 27, 2015, 11:22:23
É, realmente tem bastante conteúdo. Mas olhando o vídeo; não tem voice acting nos diálogos?
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Feb 27, 2015, 16:54:59
Só na Main Quest, infelizmente. Os players já reclamaram disso com a Square e ela respondeu dizendo que levaria muito tempo e que teria um custo elevado fazer a dublagem de todas as quests nos 4 idiomas que o jogo suporta, e que eles preferem focar em criar mais conteúdo invés de investir dinheiro nisso.

Um detalhe interessante que eu acho que não comentei é que o jogo suporta oficialmente Inglês, Francês, Alemão e Japonês, bastando só trocar nas configurações. E para que os players de idiomas diferentes possam se entender, o jogo tem um sistema de tradução com uma lista gigante de possíveis mensagens que vc queira enviar. Não dá pra fazer fofoca, mas pro gameplay em si todo mundo se entende.

Quote from: Red XIII on Feb 27, 2015, 09:54:23
Vendo os videos já me vem o pessamento "Eu nao faço ideia do que estou fazendo aqui"...  :lol:

Parece bem legal com vc falando... mas gente... 1,310 horas.. eu levaria mais de ano pra chegar nessa quantidade.

Diria que pelo menos 50% dessas horas é meu char away, ou eu deslogado com a login screen aberta (o steam contabiliza esse tempo).

Como eu disse, o primeiro arco da história da Main Quest dá pra terminar nos 30 dias que vem com o jogo, ficando com um char nível 50. Se jogar esporadicamente, como o Baha tava jogando, ou se ficar fazendo side-quest invés da main quest, precisa creditar 1 mês daí. Nesse primeiro arco vc vai jogar mais em single player, até aprender a usar a interface do jogo (que é bem complexa mesmo, principalmente pra quem joga no Joystick) e compreender as mecânicas da sua classe.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Billy Lee Black on Feb 27, 2015, 19:39:34
Putz, é tentador jogar um jogo desses pelo Lore do Final  Fantasy. Mas eu não dou conta de mais um MMO.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Mar 07, 2015, 20:23:03
http://www.youtube.com/watch?v=Y0jb2UpF8G0

Achei bem legal trazerem flying mounts pro jogo. As novas raças porém, me parecem bem feias. =(

E lá vem mais um porrilhão de cidades pros noobs se perderem. lol

Hype forte aqui. :P
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: night on Mar 10, 2015, 15:56:27
Baixei o trial e vou usar meus 14 dias de teste pra ver qual é, mas vou jogar em console. Como te encontro pra te encher o saco King? :mrgreen:
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Mar 11, 2015, 03:47:52
Cria um char no servidor Mateus (o datacenter é o Aether) e me passa o seu nick.

Lembrando que conta trial tem uma série de limitações, incluindo não poder passar do nível 20.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Apr 05, 2015, 19:56:08
E terminei FF14 2.0. :P

Essa semana entrou o patch 2.55 com o final da main quest. Diga-se de passagem, um puta final, com direito a uma cutscene cheia de reviravoltas, com mais de 1 hora de duração (~1h30m se contar os créditos). Praticamente um filme.

Agora o enredo continua só pra quem comprar a primeira expansão do jogo, que vai ser lançada em Junho. Vou aproveitar pra fazer uma pausa. :mrgreen:
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Apr 11, 2015, 14:25:27
Um update para aquelas pessoas que entram nesse tópico só pra ver os videos. :P

Aviso que contém spoilers, caso alguém ainda tenha interesse no jogo.

Abertura do 3.0 - Havensward:
http://www.youtube.com/watch?v=pAoBojYsuOI

Flames of Truth - A outra versão do final do 1.0, que mostra como o Bahamut foi derrotado (achei bem forçado, mas...):
http://www.youtube.com/watch?v=1xOOFCltZuc


E pro Zero, que queria uma versão pra OS X, ela vai ser lançada junto do Havensward, então a partir do 3.0 o jogo roda nas seguintes plataformas:


Eu listei as 3 opções de compra pra Windows como plataformas separadas pq a fdp da square de fato considera como sendo versões diferentes, só que ela não coloca isso em nenhum lugar do site. Tenho um monte de amigos que perderam dinheiro comprando a versão do Steam ou a collectors edition box depois de ter comprado a versão download no site da Square.

É o mesmo jogo, mas se vc compra de um tipo, sua conta vai ser restrita aquele tipo, sem poder mudar depois. Por exemplo, se vc comprou pelo Steam, só pode comprar expansões pelo Steam. Se comprou download no site da Square, não pode depois comprar box de collectors edition, muito menos usar Steam Wallet. Não existe forma de migrar entre versões Windows, e a square é uma fdp que não faz reembolso. Todos os meus amigos que compraram errado acabaram doando a cd-key pra outro amigo.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Zero Cool on Apr 13, 2015, 22:03:14
Finalmente!!! :D  :D  :D
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Dedu on Jan 25, 2016, 21:54:29
Não se alguém mais aproveitou, mas o jogo base estava 25 reais, como ja vem 30 dias incluso acabei comprando, por essa quantia acredito que não vai fazer mal :mrgreen:

Alguém aqui anda jogando? King sei que foi o que mais jogou, mas disse que tinha dado uma pausa um tempo atrás. Estou baixando a atualização aqui. Acho que vou gostar do jogo, pois gostava bastante de WoW e ele é bem parecido, além de ser no universo de FF, que é um baita plus. Espero não viciar, ou ao menos não viciar muito hahaha.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jan 26, 2016, 00:47:04
Com certeza vc vai gostar, Dedu. A Square copiou as melhores coisas dos MMOs mais famosos, então ele é bem legal de jogar.

O "A Realm Reborn" vai te tomar uns 30 dias pra vc terminar a main quest e chegar no End Game.

Não sei se vc chegou a receber invite de alguém, se não tiver criado sua account na mogstation ainda, então me avisa que eu te mando o convite. Quem recebe convite ganha uns itens adicionais pra ajudar no começo de jogo.

Só tome cuidado com relação a CD keys. A CD Key do Steam é diferenciada e incompatível com as keys vendidas fora do steam, então quando vc for comprar a expansão vai ser obrigado a comprar no Steam. E também não pode comprar box e tals caso vc resolva fazer upgrade pra versão Collector's Edition. (tenho 2 amigos que perderam mó grana comprando CD keys erradas, pq ninguém avisou eles antes =/)

Outra coisa, a square faz o balanceamento de servidores de um jeito porco. Pra tentar equilibrar o número de players em cada server, ela bloqueia a criação de novos personagens nos servidores em "horário de pico" de usuários. Os servidores mais cheios costumam liberar criação de personagem só de madrugada (entre 4:00 e 6:00 da manhã BRT). E pegar server vazio vai te desanimar, a menos que vc tenha um grupo de amigos jogando. Se vc quiser madrugar pra criar o char, vc pode criar toda a aparência dele e deixar salva. Aí vc só loga de madrugada, preenche o nome e volta a dormir. :P 

Os servidores North America mais cheios e que a galera gosta mais atualmente são:

Behemoth (é o que tem mais brasileiros, pelo que me falaram, o povo até abrevia como BRmoth)
Leviathan
Gilgamesh

Eu ainda estou no Mateus, mas toda a galera que jogava comigo migrou ou pro Levi ou pro Brmoth, e os pedidos pra eu ir pro Levi tão fortes. lol

Ah sim, a Square divide os servidores por datacenter, e na hora de vc formar grupo pra ir dungeon, os grupos são formados por todos num mesmo datacenter, por exemplo: Behemoth e Leviathan ficam num mesmo datacenter, então existe a chance de pessoas desses 2 servidores se trombarem numa dungeon (volta e meia acontece com esses meus camaradas).

Das classes, todas são divertidas e vc pode ter todas num mesmo personagem, sendo que o jogo te recompensa por isso (na verdade acaba se tornando obrigatório no end game vc ter skills crossclass). As filas para dungeon são longas pra DPS, rápidas para Healers e instantâneas para Tanks, então se vc não tiver saco pra esperar... jogue de tank (Gladiator / Marauder) ou healer (Sorcerer). lol Algumas classes só são acessíveis depois que vc avançou uma certa porção do jogo, tipo Rogue, Scholar e as classes da expansão.

Enfim, acho que as dicas de iniciante que eu posso te dar são essas. O gameplay em si é fácil e vc vai aprender rápido. Qualquer dúvida é só falar. ;)

Eu to louco pra voltar a jogar, mas infelizmente to cheio de serviço e nem vou creditar agora pra não me internar no jogo de novo. :mrgreen:  Só comprei a expansão pra não perder a oferta.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Dedu on Jan 26, 2016, 08:25:38
Pior que ja criei a conta, é só na criação da conta mesmo que da pra receber o convite?

Tinha criado no Mateus porque vi que você recomendou criar lá o personagem, nem cheguei a jogar muito ontem, só fiz uma quest do tutorial, ainda continuo no level 1. Se você for jogar mesmo no Levi (e não ligar de eu jogar junto haha) me avisa que eu crio um personagem lá.

Hoje devo jogar bastante, ontem não deu nem pra sentir o gostinho direito. Vou jogando no Mateus por hora pra ir entendendo melhor o jogo por enquanto hehe.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jan 26, 2016, 17:57:03
Olha, o Rid tá jogando sozinho no Levi e tá chorando um monte pra eu ir pra lá. Tenho outros 2 amigos no Levi tb, mas tão inativos no momento.

No Mateus tem eu e o Baha, mas o Baha dropou no nível 30 ainda... lol Disse que tava consumindo tempo demais.

O problema do Mateus que fez geral migrar é que tem poucos players e fica num datacenter onde todos os servers tem poucos players. A gente só tava jogando lá pq tínhamos camaradas que tinham começado por lá.

Ter poucos players implica em:

1) Maior tempo de espera pra formar grupos pelo Duty Finder (é o sistema que monta grupos automaticamente).

2) Dificuldade extrema pra encontrar jogadores para fazer conteúdo End Game. Pra vc ter uma ideia, quando eu jogava, se não me engano, tinham só 56 pessoas no servidor inteiro que tinham terminado as raids com mecânicas difíceis, e o meu grupo tava nessa contagem. Essas raids não podem ter grupo via Duty Finder, só via Party Finder, ou seja, só dá pra montar grupo com pessoas do mesmo server, não pega do Datacenter.

3) Se já é difícil encontrar players pra end game... imagine pra encontrar players BONS. Tinha nego que a gente kickava do grupo pq o cara não sabia nem sequer fazer a rotação de skills da classe que ele jogava. Pra raids o mínimo que se espera é que vc saiba jogar direito com seu personagem. lol

4) Dificuldade pra encontrar materiais pra craft, pq são um bando de preguiçosos e todo mundo quer comprar no market. Resultado: Preços estratosféricos pra itens bestas. Isso quando vc encontra alguém vendendo o item.

Eu dei uma passeada pelo Mateus recentemente nuns dias free que a Square deu em Dezembro. Tá um deserto aquilo lá.

Então, eu aproveitaria que vc tá no começo do jogo e faria um outro char no Levi. Se vc quiser seguir pelo Mateus não tem problema tb, mas possivelmente vc vai querer migrar quando chegar no end game. Server transfer custa 18 USD, e não pode usar Steam Wallet, são 18 dólares de verdade. E segue a mesma regra de criação de personagens, com vc tendo que acordar de madrugada pra poder fazer o transfer.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jan 26, 2016, 18:18:07
Ah, uma dica adicional...

Tem muito spam de vendedor de Gil. Se vc quiser se livrar disso, instala o Guildwork, que é um add-on que o pessoal usa. Aí nas configurações, na parte de Chat Filter vc adiciona essas regras:


0{3,4}\s?[kK]\b
elivery in\b
de1ivery
00K =


Isso vai bloquear palavras que usem esses termos, que são os termos principais que os bots usam pra vender gil. :P
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Dedu on Jan 26, 2016, 19:14:34
Valeu pelas dicas, vou criar um char no Levi então, tentei agora e já fui barrado haha, vou ver se acordo um pouco mais cedo amanhã pra criar o personagem. Dureza porque cheguei em casa empolgado pra jogar, vou ver se brinco um pouco mais no mateus só pra conhecer o jogo.

Esse guildworks parece ser uma ferramenta bem legal pelo o que eu vi, realmente tem bastante bot fazendo spam de venda de gil, vai ser bem útil.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jan 26, 2016, 20:24:20
Depois deixa seu nick aí pra gente te achar.

O nick do Rid no Levi é Darius Heartling (http://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/character/7992470/).
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Rid on Jan 26, 2016, 20:44:27
quennhé rid

Quote from: King on Jan 26, 2016, 17:57:03
Olha, o Rid tá jogando sozinho no Levi e tá chorando um monte pra eu ir pra lá.
É mentira.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jan 26, 2016, 20:48:35
Tá bom, então eu fico no Mateus. :hmmlol:
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Dedu on Jan 26, 2016, 22:26:50
Ok, ainda não criei, mas o nome deve ser Carlos Dedu quando criar. Outra coisa, como esse é um jogo que os personagens tem roles, tem alguma que vocês acham interessante eu assumir? Já vi pelo perfil do Rid que ele é White Mage, então alguém pra fazer o healer já tem, que que vocês recomendam? Eu tinha feito Gladiator no Mateus, mas estou aberto a sugestões :mrgreen:
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Baha on Jan 26, 2016, 23:09:30
(https://www.jinx.com/productimage/2683/0/2/400.jpg)

(um amigo meu tem essa camiseta)
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jan 27, 2016, 01:44:00
Escolha o que vc tiver vontade de jogar, afinal o objetivo do jogo é se divertir. ;)

Enquanto eu jogava minha main class era Black Mage, mas já me falaram que tá hardcore jogar de black mage depois da expansão... então vou ver se compensa continuar ou se vou pra outra classe.

Como eu te disse, vc pode ter todas as classes. Se vc começar a jogar e ver que não curtiu, é só ir atrás da guild da outra classe e vc inicia a outra.

Todas as classes base vão até o nível 30, a partir daí vc pode pegar um Job. No momento a única classe que tem 2 jobs é Arcanist (DPS), que pode virar Summoner (DPS) ou Scholar (Healer, sim um dps que vira healer), o resto das classes o job vai ser um aperfeiçoamento da classe. Por exemplo, vc tá jogando de Gladiator, quando pegar nível 30 vc vai precisar pegar nível 15 em Conjurer (Healer) pra poder virar Paladin (Tank). Os jobs são sempre 30 níveis numa classe + 15 em outra.

Paladin é um tank mais focado em DEF, com skills que te dão defesa Física e Mágica. Tem umas skills muito úteis pra sobrevivência, incluindo várias de aumento de defesa e uma apelona que te dá invencibilidade total por 10s (obviamente tem um cool down monstruoso). As skills usam MP.

A outra opção de tank é Warrior (Marauder 30 + Galdiator 15). Ele é tank focado em DEF + STR. Um player habilidoso consegue fazer um dano razoável enquanto tanka. Tem skills pra aumentar o próprio HP máximo, aumentar cura recebida, algumas de DEF (somente dano físico) e muitas de ATK. As skills usam TP (e até vc pegar o jeito vc vai ficar com o TP zerado no meio da dungeon direto haha).

Os pontos de tank vc pode distribuir sempre em VIT (mesmo pra Warrior), que vai te garantir um HP maior.

Oh, uma tristeza dos tanks é que vc raramente vai usar seu Limit Break. Limit Break de Tank é aumento de defesa, e só é usado em situações onde o grupo fez muita merda, aí usam o limit de tank pra tentar salvar a run num momento que o Boss vai usar alguma skill que provavelmente causará wipe no grupo.

Tanks tb são os líderes do grupo. Você é quem decide pra onde o grupo vai, se vai explorar a dungeon inteira ou se vão pular alguma mecânica. Os outros players podem até discordar de vc, mas no geral ou eles te seguem ou dão rage quit e esperam 1 hora pra achar outro grupo. lol A menos que sejam pro players, não vão conseguir terminar uma dungeon sem um tank (talvez se tiver um arcanist/summoner). Também é responsabilidade do tank decorar as mecânicas e usar os cooldowns na hora certa. Se um tank morre num grupo de 4 pessoas a chance de wipe é alta.


Healers são basicamente manter o grupo vivo e se sobrar tempo fazer algum damage mínimo. No Limit break deles rola Heal / Cura de Status / Reviver o grupo todo. Assim como o limit de tank, é um limit pra consertar cagada, normalmente usado quando o grupo todo já morreu mas o healer ainda tá vivo.

O White Mage (Sorcerer 30 + Arcanist 15) é focado em Buffs + Curas fortes. Big numbers. Só que ele fica sem MP fácil se vc ficar fazendo overheal / errar cooldowns.

Scholar (Arcanist 30 + Conjurer 15) tem pet (fada) e requer um pouco mais de habilidade pra jogar decentemente. Ele é focado em regen e pequenos buffs. Pode usar 2 tipos de fada, que dão buffs diferentes. A fada fica curando o grupo automaticamente, então em dungeons low level rola mandar dar follow em alguém e deixar o char AFK e ninguém vai morrer. :mrgreen: Eles tb tem acesso as skills de DPS do Arcanist (dots), então um pro player consegue curar e ainda fazer um damage considerável. Raramente fica sem MP.


DPS são tranquilos de jogar. Vc não tem muita responsabilidade a princípio. Só bater no bicho, fazer as mecanicas, usar Limit Break no boss e gg. Limit de DPS, obviamente faz damage. A exceção era o Bard que tinha limit de Healer, mas parece que isso mudou atualmente.

Black Mage (Thaumaturge 30 + Archer 15) focado em magic damage (principalmente em área) e alguns buffs pra si mesmo. Skills alternam entre fogo (damage alto) e gelo (regeneração de MP). Só fica sem MP quando tá matando mob e faz 3 flares seguidos (black mage é a melhor classe pra matar mobs). Limit de dano mágico em área.

Summoner (Arcanist 30 + Thaumaturge 15) tem pets (mini-summons) e é focado em dots (damage over time) e debuffs. Tudo single target. Cada pet faz coisas diferentes, indo de tankar a usar magias. Nunca use o pet de tankar numa dungeon, ou vc vai irritar MUITO o tank, pq o pet tira os bichos do tank. :lol: Limit de dano mágico em área.

Bard (Archer 30 + Pugilist 15) ranged com skills de suporte pro grupo. É a única classe que pode passear pelo mapa sem parar de bater. É uma classe bem casual, mas precisa prestar atenção nos cooldowns pra fazer damage decente. Não sei ao certo como tá o limit atualmente.

Monk (Pugilist 30 + Lancer 15) acho que é o DPS mais difícil de jogar. É corpo a corpo e as skills dependem de instâncias e de vc fazer um combo nos lados certos do inimigo (atrás / lateral / frente). Vc vai ficar dançando pra fazer damage decente. Limit break de dano físico alto single target.

Dragoon (Lancer 30 + Marauder 15) antigamente era difícil de jogar pq era igual monk, mas tiraram a história de ficar batendo no lugar certo do bicho da maioria das skills. Me parece estar bem tranquilo de jogar agora. Também é uma classe corpo a corpo, mas sem as frescuras do monk. Limite break de dano físico single target.

Ninja (Rogue 30 + Pugilist 15) nunca joguei, mas é focado em corpo a corpo tb. Também tem limit de dano físico single target. Vc não pode começar o jogo como Rogue.


O Dark Knight (Tank), Astrologian (Healer) e Machinist (DPS) eu não manjo nada. Só sei que precisa da expansão e ter terminado a main quest pra poder jogar com eles.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Dedu on Jan 27, 2016, 16:30:21
Consegui criar hoje no Leviathan!

http://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/character/13685831/

Criei hoje de manhã, duro que o resto nessa semana não vou conseguir jogar muito, mas pelo menos ta lá já. Eu não sabia que o sistema de classes funcionava assim, ainda tem bastante coisa do meta que eu preciso aprender. Escolhi Gladiator de inicio porque gostei do paladino, mas é bom saber que da pra mudar depois caso não goste. Todas as classes parecem bacanas pela descrição que você passou.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jan 27, 2016, 17:36:04
Que bicho feio. haha

Mais algumas dicas e uns spoilers de nível, pra vc controlar a ansiedade:

Siga sempre a main quest e esqueça as side quests. Vc vai ver que tem muita side quest, mas é bom vc guardar elas pra quando for upar uma segunda classe, pq aí vc não vai mais ter a exp da main quest pra upar elas. E se vc ficar fazendo side quest teu nível vai estar sempre acima do esperado pelo jogo na main quest, o que vai acabar acarretando em level sync em dungeons.

Quando vc for parar de jogar, sempre deslogue dentro de uma cidade. Tem que ter o iconezinho de uma lua na tua barra, pra indicar que vc tá numa área segura. Quando vc desloga nessas áreas vc ganha rest exp, ou seja, na próxima vez que vc logar vc vai estar com bonus de xp pra upar.

Com nível 10 vc vai poder ir Guildhests (precisa de quest pra liberar). Guildhest é uma instância bem curtinha, com 4 pessoas no grupo, com um objetivo descrito na tela (normalmente é "mate todos os bichos", mas tem algumas diferentes).

Com nível 15 vc pode ir na primeira dungeon, Sastasha. Como vai ser sua primeira vez numa dungeon e vc vai ser o tank, se os membros do grupo forem players high level e reclamarem de vc, não leve pro lado pessoal. :mrgreen: Normalmente player high level não tem paciência com novatos. De qualquer forma não tem segredo. É puxar os bichos e usar skills pra manter a aggro em vc (no caso de gladiator a skill é Flash).

Com nível 20 vc pode enfrentar o primeiro primal, Ifrit. Primals são sempre uma boss battle, sem dungeon. Na main quest vc vai enfrentar eles na dificuldade normal, no end game vão estar disponíveis as dificuldades Hard e Extreme.

Ainda no nível 20 você pode usar montarias e ter seu próprio chocobo.

Lembrando que tudo isso aí depende do avanço da main quest. Se vc pegar o nível no personagem mas a main quest estiver atrasada, não adianta. :P
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Baha on Jan 27, 2016, 17:44:18
Quando eu consegui meu próprio Chocobo eu já fiquei feliz e realizado e não haveria mais nada que aquele mundo pudesse me oferecer que superasse isso.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jan 27, 2016, 18:29:01
Isso é pq vc não andou de Magitek. :P

https://www.youtube.com/watch?v=d83t2pFP0bM
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Rid on Jan 28, 2016, 11:45:21
Quote from: King on Jan 27, 2016, 17:36:04
Com nível 15 vc pode ir na primeira dungeon, Sastasha. Como vai ser sua primeira vez numa dungeon e vc vai ser o tank

Eita porra, já tô vendo quit prematuro ;x
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jan 28, 2016, 12:25:55
Nah, ele disse que jogou WoW. Deve manjar de como as coisas funcionam. :P

Boto fé que ele vai ser um bom Tank.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Dedu on Jan 28, 2016, 12:50:36
Joguei inclusive de Tank no WoW, mas claro que vou dar uma boa estudada no meta antes de fazer qualquer coisa haha. Não vou querer afundar ninguém junto comigo não. Vou seguir as dicas ai King, valeu! Hoje devo dar uma jogada, depois acho que só semana que vem, mas dai embalo de vez.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Dedu on Feb 02, 2016, 11:08:47
Cheguei no 15 ontem, acho que vou arriscar a Dungeon hoje :mrgreen:

A Story Quest ta bacana também, nada tão elaborado como um jogo Single Player claro, mas interessante do mesmo jeito. Bom que da pra evoluir tranquilo por ela sem ter que ficar pegando múltiplas quests ao mesmo tempo igual tinha que fazer no WoW. No geral a impressão é que esse jogo exige menos grinding, o que é ótimo.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Feb 02, 2016, 16:34:34
Os primeiros níveis são um pouco mais rápidos, mas no geral é tranquilo, principalmente depois que vc abrir as dungeons. Depois que vc for Sastasha vai liberar a roleta low level, aí vc vai fazer ela 1 vez por dia e só isso já deve te garantir uns 80% de 1 nível pelo menos, ainda mais que vc é tank e tank sempre ganha bonus exp por ser classe em falta no duty finder.

A Main Quest tem suas encheções de linguiça e muitas partes chatas, mas no geral ela é bem legal tb. Um detalhe é que ela não termina, ela forma arcos de enredo, inclusive continuando na expansão.

Com nível 15 vc já pode ir no Gold Saucer tb. Tinha esquecido de avisar. :mrgreen:

É só fazer a quest que libera o acesso lá em Ul'dah. O npc fica na frente de uma lojinha, saindo da Aetheryte.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Feb 12, 2016, 04:31:28
Dedu, só pra constar, eu desisti de fazer o transfer (18 dolares é muita grana com esse dolar absurdo), então eu resolvi seguir com um Marauder que eu tinha começado por lá quando o povo migrou.

Eu e o Hanzo resolvemos dar uma rushadinha, e já estamos nível 40+.

Ikaro Zankeist (http://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/character/12656481/)

Laura Shibuya (http://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/character/13776939/)

Quando vc aparecer adiciona a gente. Aí eu faço um DPS pra te acompanhar nas dungeons. :P
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Dedu on Feb 12, 2016, 10:51:12
Caramba, ja no 40 haha. Eu entrei de férias ontem, mas não tô em casa, to baixando o jogo no notebook da minha namorada aqui, mas a internet e bem lenta. Acho que hoje consigo jogar de noite, ai adiciono vocês lá!

Sent from my LG-D855 using Tapatalk

Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Mar 14, 2016, 17:43:40
Pô Dedu, eu creditei só pra jogar com vc e no final vc sumiu do mapa antes mesmo de eu te adicionar! Espero que esteja tudo bem por aí.

Caso seja do seu interesse, começou outra campanha de free login. São 96 horas grátis podendo ser retiradas até 14 de Abril.

Free Login Campaign (http://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/topics/detail/9f5c65ca108e5ad09054ac687429fa229c7324dd)
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Dedu on Mar 18, 2016, 08:58:00
Cara, eu sumi mesmo haha. Estou meio enrolado com algumas coisas aqui, nada sério, mas nos ultimos 30 dias não consegui jogar nada praticamente, só umas coisas bem pontuais mesmo, por isso acabei nem entrando no FFXIV. Mas semana que vem já devo estar bem mais tranquilo e voltar a jogar novamente! Gostei bastante até agora do jogo, não devo largar não.

Único problema é que meu tempo de jogo foi pro espaço já. :( Vou colocar mais semana que vem, vou tentar pegar esses três dias de graça também.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Mar 18, 2016, 13:52:16
Os dias grátis são só pra quem tá sem créditos, viu. Se vc creditar vc perde.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Dedu on Mar 31, 2016, 12:57:24
Cara, to meio sem condições de investir um tempo nesse jogo agora :(
To receoso que se eu colocar um mês eu provavelmente não vou conseguir aproveitar nada, meu trabalho ta um loucura nos últimos dias (ao ponto de cancelarem minhas férias na semana que eu ia sair) e eu ainda ando tendo que lidar com alguns outros problemas nos últimos dias, tá foda.

Foi mal King, fiquei me sentindo mal na hora que você falou que tinha creditado por minha causa, é que realmente to enrolado nesses tempos :(
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Mar 31, 2016, 19:58:41
Nah, relaxa. Eu já atingi nível e gear suficiente pra jogar com a galera que tá no Levi. Tenho jogado com o Rid e uns outros amigos. Não foi perdido. :P

Só fico triste por não ter tido a oportunidade de jogar com vc ainda, mas qualquer hora a gente se tromba por lá.

Fora isso tenho investido no meu Dark Knight, que tá sendo uma classe surpreendente e desafiadora. Dos 3 Tanks que o jogo oferece, minha percepção atual tá que DRK >>> WAR >>>>>>>>>>> PLD. haha Sério, Paladin é uma classe muito boring depois que vc joga de WAR e de DRK, pq ambos são focados em DPS + DEF, enquanto que o PLD é full DEF.

Minha decepção da expansão foi Machinist. =( Eu esperava uma classe ranged que ia vir pra corrigir os problemas do Bard e no final... é meramente um Bard com pistola e que não toca música. É muito chato de jogar e não faz DPS decente.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Apr 28, 2016, 00:20:45
https://www.youtube.com/watch?v=eHNsbcEcMRY

Gravei já faz um tempinho... Eu, Rid e outro camarada jogando a raid número 8 do Alexander. Eu faço altas merdas nesse video, e tava meio lagado, mas dá pra terem uma ideia de como é raidar no Final Fantasy XIV.

Essa é uma raid de farm semanal. É a versão normal (easy) da raid. Tem a versão Savage dela, que coloca muito mais dificuldade, mas ainda não tive a oportunidade de ir por falta de grupo decente. :P
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Red XIII on Apr 28, 2016, 08:22:09
É bem confuso pra quem não entende coisa nenhuma hahahaha :lol:
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Apr 28, 2016, 16:18:27
É confuso mesmo pra quem entende. :lol:

Nessa luta rolam muitas mecânicas simultâneas. São 6 chefes, sendo que 4 deles vem em duplas, e cada um dos chefes tem mecânicas e ataques diferentes. Mas não batem muito forte, então é OK cometer alguns erros.


https://vid.me/PNcM

Esse aqui é um video do ano passado, com meu grupo antigo de raid, fazendo Bahamut Coil Turn 9, que foi a raid mais difícil que eu cheguei a fazer no jogo. Essa aqui sim tem mecânica pra caralho e o jogo te pune com wipe se fizer merda.

Eu era o Z.K. (Zirion Kaist) no video.
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jun 30, 2016, 03:17:55
Migramos de server novamente, estamos no Behemoth agora, caso alguém venha a querer jogar com a gente. :P
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: King on Jun 19, 2017, 00:00:21
Só pra constar, dia 20 agora é o lançamento oficial da expansão 4.0, Stormblood. Parece que vão refazer boa parte do sistema de batalhas, os tipos de atributos, traits, skills, equipamentos, matérias, requisitos de classe, e mais uma porrada de coisas.

Novos jobs: Samurai e Red Mage, ambos DPS (que venham as filas infinitas pra entrar em dungeons... :mrgreen:).

O preço da expansão é de US$ 40 pra quem tem conta direta com a Square (PS4 / Mac / PC), e R$ 105,99 pra quem tem conta vinculada ao Steam. Tá mais barato que a última expansão, que saiu por R$ 180 no Steam.

Estou pensando se compro agora ou se deixo pro fim do ano. :P
Title: Re:Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Post by: Seifer Almasy on Jul 28, 2017, 09:12:40
Vendo vocês falarem desse jogo e o King citando os tankers agora me lembrei de Lineage, que tinha um tanker que era fulldef e o outro que era balanceado e tinha "pet" pra ataque.

Eram os Paladins (Phoenix Knight) e Dark Avengers (Hell Knight)
os humanos, tinha tankers de outras raças mas nenhum superava o tanker humano

Dark Avenger era a classe que eu jogava,

Bons tempos, pena que não posso investir nesse jogo agora, se tivesse pra Xbox One até assinava pra jogar de fim de semana... (Não que eu tenha esperanças que vão lançar...)