Ok, baixei o jogo por torrent e aqui vão minhas primeiras impressôes:
Gráficos
Esqueça os outros FF's. Quer uma comparação? Pense em Vagrant Story! O jogo todo foi desenhado no mesmo estilo, ou seja, tem todo um estilo medieval. A CG inicial não tem 17 minutos e sim 7, além disso as CG's, assim como as cutscenes, podem ser "skipadas" pressionando-se START e em seguida O, assim como em Xenosaga. E não há tantas CG's assim, tendo mais cutscenes para a história.
A variedade de seres vivos agora é muito maior. Não se espante ao poder conversar com bichos e outros seres de várias espécies. Inlusive um de seus personagens é uma mistura de mulher com coelho!
Um ponto negativo é justamente o esquema CG x jogo. Apesar do jogo ter o estilo de Vagrant Story, as CG's foram feitas no molde FFX, ou seja, há uma quebra no clima na passagem de um para outro.
Sistema de Batalha / Jogabilidade
Aqui é onde houve a maior mudança, sendo uma mescla de Vagrant Story com FFX.
Esqueça o estilo anda, anda, tela com efeito, entra na batalha, espera seu turno chegar. Agora os inimigos aparecem na tela e você os enfrenta ali mesmo, sem tela com efeito para loading, como em Vagrant Story. O maior detalhe é que, a princípio, nem todos os seres/monstros "combatíveis" são necessariamente seus inimigos. Alguns até ajudam você! Você identifica os inimgos pela barrinha de life que aparece sobre suas cabeças: barra verde = aliado, barra vermelha = inimigo. No entanto, caso você acerte o monstro com a barra verde, ela automaticamente vira vermelha e ele começa a te atacar.
Ao encontrar um "combatível", seus personagens entram modo de batalha sacando as armas. Apertando [] ou O aparece um menu para você escolher qual o tipo de ação tomar. Caso seja uma de ataque, uma "linha" colorida mostrará qual o inimigo você escolheu acertar. A mesma linha aparece caso você escolha dar heal em um aliado por exemplo. Após escolher o comando, uma barra ao lado do nome do personagem começará a se carregar. Ao se completar, o ataque escolhido será deferido. Nesse meio tempo você pode andar para qualquer lado, inclusive se afastando do inimigo (pois o golpe só será desferido a uma certa distância do inimigo), rodeando-o (para tentar evitar seu golpe) ou seja láo que você quiser fazer. Em suma, você tem liberdade total dentro da batalha.
Os chefes, normalmente, tem algum tipo de cutscene para aparecerem, mas a batalha funciona do mesmo jeito. As únicas diferenças são que, no alto da tela, existe uma barra que simboliza o HP do chefe e que você não pode fugir da batalha. Aliás a fuga agora nada mais é do que o(s) personagem(s) recolherem as armas, dando mais agilidade para "correr" do inimigo, mas mesmo assim alguns inimigos correm mais que você...(hehehe).
O sistema de equipamento, magias, limits e invocações deram uma boa mudada para serem adiquiridos. Cada personagem pode usar qualquer um deles, desde que possua a "LICENSE" para isso. O sistema de license funciona parecido com o Sphere Grid de FFX: cada habilidade ou item a ser equipado gasta uma certa quantidade de LP (License Points). Os LPs são ganhados nas batalhas, em conjunto com o EXP comum. Em suma, você pode até ter a arma ou magia (a maioria podem ser comprados no item shop), mas se não tiver a license para o equipamento/magia, não poderá utilizá-lo/equipá-lo.
A única restrição é com relação aos summons, chamados aqui de "Espers": eles não são vendidos em lojas (dããã) e devem ser adquiridos encontrando-os e derrotando-os em batalha (como em FFX). Depois disso, qualquer personagem pode utilizá-lo adquirindo a licença dele no License Grid. A grande diferença é que, após um dos personagens adquirir a licença, nenhum dos outros poderá adquiri-la. Resumindo, cada Esper pode ser utilizado por um, e apenas um, dos personagens jogáveis.
Outra diferença notável é que agora durante o jogo inteiro você pode controlar apenas um dos personagens, sendo que os outros serão controlados pela AI do jogo. Para isso entra em cena outro sistema: o GAMBIT. Nele você escolhe, individualmente, quais ações que os personagens controlados pela AI terão em batalha. Você deve estar pensando "deve ser igual a jogos como Star Ocean...", mas não é bem assim...
Podem ser configuradas até quatro ações para cada personagem. Todas as ações são configuradas como um "IF" de programação, ou seja, "se XX acontecer em condição YY faça ZZ". Um exemplo simples de configuração seria SE "ALIADO MORTO EM BATALHA" ENTÂO "USE PHOENIX DOWN" ou "SE HP DE ALIADO < 70%" ENTÃO "USE HEAL". A diferença no sistema fica por conta da ordem na lista: o primeiro "IF" será verificado sempre durante a batalha e os demais após/antes dela, ou seja, se você configurar "SE HP DE ALIADO < 70%" ENTÃO "USE HEAL" no primeiro slot, então toda vez que o HP dos aliados baixar em 70% ou menos esse personagem irá usar heal nele. Agora se for no segundo slot, após o término da batalha se algum personagem estiver com o HP abaixo dos 70% então aí é que será usado heal nele.
A ação báscia de cada personsagem é ATACAR independente do GAMBIT, ou seja, você pode ligar/desligar o GAMBIT a qualquer momento dentro ou fora de uma batalha.
SOM
Bom, minha TV é mono, portanto não posso falar muito do som. As músicas não são enjoativas e muitas resgatam antigos FF's, como por exemplo a música antes de GAME START/LOAD GAME é o tema de todas as FF até a VII. A "Victory Fanfarre" está presente apenas em algumas batalhas com mini-chefes.
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Em resumo, jogando apenas algumas poucas horas, FF XII parece ser um jogo bem interessante (seria mais se eu entendesse japa pra falar do enredo), com um sistema de batalha empolgante e uma mudança gráfica , fazendo jus a série: cada FF é único!!!! Recomendo a todos!
Não tenho o jogo, nem um PS2.
Só tenho as músicas e pelo que ouvi, só sei dizer uma coisa: Vagrant Story. Podem ser bonitas, mas as vezes me irrita estes compositores que estão preso aos mesmos sons... você ouve uma música e diz "é do fulano de tal!".
:(
E quem disse "nunca julgue um livro pela sua capa" definitivamente não sabia ver figurinhas.
Deve ser otimo - tb recomendo a todos. E enquanto baixa, aproveita para aprender sobre a idade média (http://www.mamfa.com/artworks/climent/popup_book_medieval_square.htm), pois sabemos q conhecimento nunca é demais!
Quote from: 'Gynoug' post='2273' date='Apr 16 2006, 07:59 PM'Não tenho o jogo, nem um PS2.
Era pra ter né? Se não tivessem te surrupiado sua grana... :( Mas são coisas que acontecem em nossas vidas :(
LOL
O Fério veio no tópico só para dar risada do Gynoug? :( Já to até vendo o troco quando assaltarem a lan house dele... hahaha
Quanto ao jogo... bom, se está muito parecido com VS, provavelmente não gostarei do jogo...
Não tenho muitas espectativas para esse jogo mesmo... E vc disse que tudo se compra em lojas exceto Summons, o que me faz pensar que magias tb serão vendidas em lojas... Já estou vendo um segundo FF8 aki... Só espero que ao menos sejam evolutivas... FF7 tb vendia materias em lojas, mas vc tinha q gastar tempo evoluindo elas. xP
Quote from: 'Ferio'Era pra ter né? Se não tivessem te surrupiado sua grana... rolleyes.gif Mas são coisas que acontecem em nossas vidas rofl.gif
Pior que você falou sabiamente... as vezes passamos por situações adversas, em outras somos confrontados com escolhas difíceis e as vezes temos que aturar alguns "porongos" que irão nos perseguir até o fim dos dias...
Enfima, é a vida... :(
ow galera, e aí? tudo nos conformis.
voltei do limbo da puc (puc-minas) e agora to na área dinovo, só monografiando (ainda tem essa pendenga).
bom, quanto ao game, eu não consigo parar de jogar essa %$#%$@%@#, é o melhor FF que já joguei depois de VII. O sistema do jogo é uma mistura de VS com FF, ou seja, a exploração do FF (isso desde o X e X-2), magias, skills e invocações (são 13 no total, que são todos os signos do zoodiaco mais uma violentassa. Mas diz a lenda que são em torno de 20, já que tem bahamut, ifrit, shiva, etc...) e as batalhas em tempo real (ou quase isso) do vs, mas sem a bistronga da distancia limite.
a história parece bem massa (apesar de tá tudo em japa), mas nada que um gamefaqs não resolva.
flw. gente ;-)d
Quote from: 'ivanpuma' post='2362' date='Apr 21 2006, 12:50 PM'invocações (são 13 no total, que são todos os signos do zoodiaco mais uma violentassa.
eh soh eu q vi um Final Fantasy Tactics aqui?
Bem por ae grecco. As raças ja são as mesmas de FFTA. E tem uma porrada de coisas que eles copiaram do universo tactics parece.
Semelhanças com Vagrant Story não são meras coincidências:
Yasumi Matsuno- VS: Production, Direction & Battle Designer
- FF XII: Original Concept, Scenario, Plot & Supervisor
Jun Akiyama- VS: Event Direction
- FF XII: Event Direction
Hiroshi Minagawa- VS: Art Direction
- FF XII: Director
Akihiko Yoshida- VS: Character design and background art direction
- FF XII: Character Design
Taku Murata- VS: Main programming
- FF XII: Supervisor
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RaçasTodas as raças de Final Fantasy Tactics Adventure estão presentes. São elas:
Bangaa, Viera, Moogle, Nu Mou e Hume, além de uma nova raça chamada
Seeq.
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Lista de Espers(http://img181.imageshack.us/img181/5460/summonlist3ok.jpg)
Todos esses susbtituiram os summons tradicionais das outras FF's, no entanto o jogo conta com diversas Airships que tem como nomes Ifrit, Shiva, Alexander, Carbuncle, Valefor, Leviathan, Catoblepas, Remora e Atomos.
Fonte: Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Final_Fantasy_XII)
Zeromus? :( Será que é só o nome ou tem algo a ver com FF4? /gg
Mateus... hmm...
airships com nomes de summons? Bleh, prefiro bahamut soltando megaflare no pessoal.
Cada summon tem referencia a algum outro personagem de FFT até o FFV.
Mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Final...tasy_XII_espers (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Final_Fantasy_XII_espers)
Quando eh que sai essa belezinha USA? não achei data para o lançamento
Se nao me engano será em novembro..
Corrigindo, são apenas 13 sumons mesmo.
bahamut, ifrit, shiva são só lenda mesmo.
Se for jogar direto, vc nem vê e já terminou (o jogo dura em média 50
horas!!!)
o jogo fica melhor quando vc vai procurar as invocações (isso sim é um baita desafio) e caçar (mod hunt), que são as partes mais interessantes.
(aí sim, em média 100 horas!!!). Isso fora uma área secreta que ainda não vi (a tal subterra).
Spoiler
só para ter uma idéia, a invocação zeromus é mais dificil de matar do que o próprio chefe final, e olha que ainda tem mais a chaos (to penando pra pegar essa!!!), altima e zodiac depois dela!!! O mob hunt Yazmat também é outro, que chega a te matar só de vc olhar para ele!!!
É que nem quando saiu o FFXI: inovem, reformulem totalmente Final Fantasy, MAS DÊEM OUTRO NOME PRA ELE! O jogo pode ser excelente, mas ao se continuar uma série que há 20 anos vem mantendo a mesma fórmula, é necessário ser criativo, mas em torno deste esqueleto. Puta que o pariu, é tão fácil se bolar um novo Final Fantasy que seja inovador e ao mesmo tempo fiel ? s raízes, e isso qualquer grupo de fãs consegue bolar!
Final Fantasy Tactics, por exemplo. É uma mudança radical dos demais Final Fantasies, mas que como mantém alguns elementos, virou um side-quest, não uma peça da série convencional. Chama de "Vagrant Fantasy", "Fantasy Story", "The Legend of the Heros who Rides Chocobos and Tryied to Stop the Evil Lord of the Crystals", mas não "Final Fantasy XII"! Não é a palavra na caixinha que vai fazer a diferença, claro, mas quando se anuncia um Final Fantasy da série principal, a gente espera um que faça jus a isso! Se não vai fazer jus (com isso não digo ser ruim, e sim ser diferente do que nos acostumamos a esperar), que vire um jogo ? parte e daí façam um Final Fantasy XII nos moldes convencionais.
Foge do fluxo, de uma harmonia jogar tudo fora e começar de novo algo que por 10 vezes se manteve malemá sanando nossas expectativas. Vou jogar, claro, mas eu espero que ainda aproveitem a fórmula antiga nos FFs vindouros... o que eu acho que vai demorar pra acontecer.
Shiva virou airship, Ultima virou summon, aposto que o último chefe vai ser um Chocobo!
Alguém me empresta 1 milhão de dólares que eu faço um Final Fantasy de verdade! O Gamers RPG em breve vai sair do papel agora que o Baha aceitou ser meu escravo! :lol:
Ahn, sim, tem como jogar esse jogo no PC já? Com algum emulador, não sei a quantas anda o projeto do PS2.
aoiuhaouahauihaiauhaiu...
ao nome da última parte do game: Air Fortress "Bahamut".
pronto, agora não sei de mais nada, que zona :lol:. Daqui a pouco vai ter o "Final Fantasy XII Air Battle for the middle earth" de estratégia com caças e tudo mais. depois o "Final Fantasy XII Rogue squadron" pra aproveitar as cenas de caças e o "Final Fantasy X beach soccer".
O povo só quer saber de ganhar dinheiro mesmo (bom, esse é o objetivo), e mais nada, não tem nem coragem de criar algo novo com medo de perder mercado. O doidio que era o diretor do FF (esqueci o nome) se foi da square e fundou outra empresa, daí fizeram um FF salada para manter o mercado até arrumar outro para colocar no lugar, aff!!!
Espero que até o XIII (no PS3) as coisas melhorem.
[zumbi]
Concordo com o Raptor... simmm mestre....
[/zumbi]
E que eu saiba ainda não há emuladores funcionais de PS2. Os melhores até agora chegam em algumas telas de título ¬¬
PCSX2 tá com uma boa compatibilidade...já roda FFX e alguns outros jogos.
Testei o FFXII mas não consegui nem passar da CG de abertura de tão lento que fica.
Com relação as considerações do camarada Rapp, bom, não vou nem discutir, eu gostei do jogo e pronto, gostei que inovaram as summons, o sistema de batalha e muitas outras coisas. Acho que o que tentaram fazer foi uma homenagem a cada FF que já foi lançado, mas tem sempre um fã bitolado para contestar né? [:lol:]
Zero, eles fazem homenagens em quase todos os jogos então... :lol:
Principalmente nas músicas... que são sempre remixes de outros FF's... ahuahauh
Quotemas tem sempre um fã bitolado para contestar né? :P
E sempre um zilhão de fã baba-ovo pra idolatrar, né? :P
QuoteE sempre um zilhão de fã baba-ovo pra idolatrar, né? :P
Toda moeda tem dois lados né? rsrsrsrs
Mas é só de um lado que tem a cifra.
No caso de Final Fantasy, a dos baba-ovo. :rolleyes:
$quaresuxft. Não é ? toa que foi ela que criou o Seifer. :eyebrow:
Isso seria, assim por acaso, uma tentativa de reavivar o tópico?
Ja q reviveram. Não sei como vcs conseguem jogar em japones hehe. Vcs usam script ou coisa do tipo?
To com uma puta vontade de pegar, mas queria aguardar ateh o lançamento nos US.
Script? Como assim? Eu pelo menos jogo em japa mesmo, com o tempo você acaba decorando o que cada comando significa, o significado das magias e tals...
O único ruim é que você não entende nada da história...
Mas eu já entendi porque o Rapp postou aqui, acompanhem o raciocionio:
Esta será a 28ª postagem. Tirando as duas mensagens minhas e uma do Dedu, ficam 25. Levando em consideração que a primeira postagem não é considerada resposta, a resposta do Rapp seria a de n.º 24, ou seja, 24 = 24Ever = Rapp (!!!). Levando ainda em consideração que o Rapp respondeu a própria resposta, ele tem os posts n.º 24 e 25 (conforme screen abaixo), sendo este último a resposta n.º 24, portanto o verdaeiro intuito do 24Ever era ter todos os 24 da mensagem, tanto em quantidade de post, como de respostas!
Screen:
(http://img226.imageshack.us/img226/8301/screen0hv.th.jpg) (http://img226.imageshack.us/my.php?image=screen0hv.jpg)
Digo script das falas, pra entender o enredo msm. Parece q tem um no gamefaqs.
Esperem o lançamento americano.. Jogar em jap sem entender o idioma é jogar fora a melhor parte do jogo.. :eyebrow:
Deve sair em novembro a versao
Ah, mas falta uns 5 meses pra chegar novembro ainda... :eyebrow:
Tem 5 meses p/ terminar Shadow Hearts :eyebrow:
QuoteIsso seria, assim por acaso, uma tentativa de reavivar o tópico?
Sim, porque eu queria discutir de FF7 versus FF8!
E esse seu trabalho todo de fazer cálculos, tirar screen, hospedar? Isso seria, assim por acaso, uma tentativa de reavivar a velha piada? Bom, eu consegui, você não. :eyebrow:
(na verdade é porque eu tava falando pra alguém que a square é sux e automaticamente associei com o personagem, então achei uma colocação pertinente pra justificar meu ponto de vista com um dogma que não podes contrariar :lol:)
Mas você tem que admitir que FF7 é deveras mehor que FF8!
E pra contrariar Squareroxft!
Joguei um pouco de FFXII ontem. Nem descobri como se usa Potion. E concluí que você é muito retardado de estar tentando zerar isso em japonês. :eyebrow:
E aproveitando que eu sou chato pra caralho, vou criticar também o level design. As belezas surrealistas se foram, ao menos em Dalmasca; é uma cidade homogêa; bonita, mas que você não consegue distinguir uma esquina da outra... :lol:
Quote from: 'Raptor' post='3435' date='May 22 2006, 11:43 PM'Joguei um pouco de FFXII ontem. Nem descobri como se usa Potion. E concluí que você é muito retardado de estar tentando zerar isso em japonês. :eyebrow:
Azar o seu...se enxerga! Se você não conseguiu nem usar uma simples potion, o retardado aqui é você e não eu! E eu não estoutentando zerar, eu VOU ZERAR, todos os FF que joguei, com exceção do X e do X2 porque não possuiai o PS2 na época do lançamento, sempre joguei primeiro em japa e sempre zerei, porque seria diferente com esse? Só pra entender a história? Pelo menos se os caras censurarem alguma coisa na versão americana, já terei jogado a japonesa e visto tudo.
Quote from: 'Raptor' post='3435' date='May 22 2006, 11:43 PM'E aproveitando que eu sou chato pra caralho, vou criticar também o level design. As belezas surrealistas se foram, ao menos em Dalmasca; é uma cidade homogêa; bonita, mas que você não consegue distinguir uma esquina da outra... :lol:
Volte a jogar FFXIII, afinal de contas, quer jogar melhor para ser "visto" do que "jogado" do que ele?
Ai, caralho. Só tô te enchendo o saco, sua anta. :eyebrow:
Se é pra ficar nervoso com brincadeira paremos por aqui.
Ué, eu tb to só enchendo o saco! Ou você achou que eu iria me dar ao trabalho de responder mensagens tao sem sentido?
:eyebrow::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Raptor, ladrão de fotos ><
Não me convenceu, mas whatever, tens o direito de ser retardado por quantas horas quiser. :eyebrow: