Não sei como está nas outras cidades, mas aqui começou a pouco tempo... A maioria das ruas e praças do centro de Curitiba estão sendo monitoradas por câmeras da guarda municipal. E em todas as ruas que tem câmeras existe uma placa avisando. Segundo a guarda municipal no jornal, é para inibir a ação de traficantes, trombadinhas, vandalos e etc. No ano passado uma das cidades da região metropolitana (São José dos Pinhais) já estava com esse sistema.
No jornal até mostraram uma equipe de guardas capturando um marginal pego no ato pela monitoração..
O que vocês acham? Perca de privacidade ou melhor para a segurança de todos?
Eu particularmente não vejo problemas... como diz o velho ditado dos velhos: "Quem não deve não teme". E apesar de achar que não vai fazer MUITA diferença, até apóio. Diferença sempre faz, pois sempre tem o marginal de primeira viagem, que acaba intimidado pela câmera... os de carreira fazem mesmo com os caras do lado. Isso quando não existe a corrupção e o pagamento do ponto de ação para a polícia né...
:P
Nada contra, mas muita gente vai chiar e falar que é contra a privacidade...
Aqui a maioria das esquinas nas ruas do centro tem câmeras e aviso sobre elas... constantemente mostram na TV trombadinhas sendo flagrados, seguidos pelas câmeras e depois sendo presos.
Particularmente não me afeta, apesar de as vezes as minhas manias paranóicas me incitarem que estão me vigiando, quando fico fazendo as minhas bizarrices na rua.
Pena que eu acho a polícia daqui muito pateta e lerda. Tem que ser como era a PM no RS antes do PT: adoravam meter cacetete e cuturno na cara destes vagabundos nas ruas.
Eu quero é o "Charles Bronson" effect porra.
Não vejo nenhuma desvantagem, quanto mais melhor. E que USEM as porras das câmeras, porque na maioria absoluta dos casos o que falta pra polícia pegar ladrão não é infoormação, é vontade.
Aqui no DF isso não existe (pelo menos não que eu saiba). Mas imagino que se tivesse, não faria diferença. Porque lá no congresso existem câmeras e mesmo assim os caras roubam milhões.
No bairro em que trabalho (Itaim Bibi) as ruas são monitoradas e não tem aviso algum. Quem não presta atenção nem vê as câmeras nos postes. Bom, consequencia disso ou da alta quantidade de policiais no local, nunca ouvi relatos de criminalidade na região. Nem mendigo ou cachorro de rua tem por lá.
Quem dera se todos os bairros SP fossem 1/3 disso. =(
Lá é um dos bairros mais ricos de SP... volta e meia vejo Ferraris e Lamborghinis passando na rua... BMW, Mercedes, Land Rover, Audi, Mitsubishi, Hyundai, Nissan são quase como que carros populares por lá... lol
De fato, um primo meu tem um restaurante no Itaim Bibi (Paco Esfiha, na r. tabapuã... propaganda rox :P) que é muito bom por sinal, tb pudera 60 anos já
mas não notei nenhuma camera por lá
O local com maior quantidade de Cameras é a na rua João Cachoeira (aquela rua que chamam de Shopping a céu aberto e é uma rua só de vitrines)
Na Bandeira Paulista tb tem algumas, se não me engano.
E... seu primo tem restaurante na Tabapuã? Oba! =D
Que número? Eu trabalho na Joaquim Floriano, que é paralela.
Tem tanto restaurante por lá que é capaz de eu já ter ido e não lembrar pelo nome. XD Me consiga um desconto ae. @@
lol
O cara é sovina, esqueça...
mal e mal da um desconto pra mim qdo vou lá comer :P
Como toda grande metropole, Porto Alegre tem varias unidades de cameras - quase 10 se somar todas elas!! Sem duvidas elas inibem o crime: até hoje nunca vi, pessoalmente, nenhum assiassinato proximo a elas!!
E na verdade acho complicado: tudo bem, estando no 18º mundo é mais importante o estado poder me vigiar 24/7 que eu estar com rpivacidade e sendo assaltado 24/4, mas isso pode ser apenas mais um passo em direção ao utopico "quem não deve não teme" da policia. Odeio ter de sair de um onibus/lotacao, ser revistado, enquando que os "mocinhos" de uniforme ficam na boa consolando todos que estão passando pela situação chata com a frase maxima do terceiro mundo. Meu medo é que no futuro vamso nos arrepender de deixar coisinhas assim, cada vez mais, passarem sem problemas tendo em vista o que é nosso goberno, e o quanto o Rei Lula gosta de controlar.
Aqui em BH o centro passou a ser monitorado faz pouco tempo. Não sei se serviu pra muita coisa, oque realmente tornou as ruas mais seguras foi a remoção dos camelôs.
Apoio, claro.
Por questão de segurança, é muito melhor você ter este tipo de "visão". SNME, aqui em SP foi implementado no centro a um tempo e diminui um pouco a violência.
Só não gostaria se eles tivesse a idéia de no futuro tentar legislar o trânsito com estas cameras.
Pare de fazer rachas ao ir pro serviço e não haverá problemas. :P
Aqui em Praia Grande tem cameras na orla toda, na via expressa e nas principais avenidas da cidade...diminuiu, E MUITO, a violência, os roubos e as depredações.
Não me incomodo nem um pouco, pelo menos é um pouco mais de sussego e a cidade deixou de ser a mais violenta do páis como a uns 4 ou 5 anos atrás
Aqui no velho oeste nao tem nada disso ai nao. Aqui us bandidu as genti espanta na enchada.
:P
Desde que instalaram todas as câmeras aqui no centrão a criminalidade realmente diminuiu. Claro, não foi extinta justamente por que não está em TODAS as ruas do centro, mas diminuiu...
O Prefeito Beto Richa anunciou que vai expandir o numero de cameras pra outras localidades, o que é aprovado pela maioria da população aqui. Afinal, como já foi dito, quem não deve não teme.
Bueno, aqui tb tem monitoramento em alguns cruzamentos da área central da cidade. Aparentemente diminuiram alguns delitos nestes cruzamentos. Mas ano passado ocorreu um incidente em que a câmera não flagrou o espancamento e a morte de um guri que saiu duma festa.
O caso: Um guri e o primo dele saíram duma boate aqui da área central e 5 outros guris foram pra cima para assaltar e bater nos dois. O primo do guri que era maior e mais forte conseguiu pegar um ou dois que foram pra cima dele, mas o outro não conseguiu se defender e acabou sendo espancado e morto.
Tudo aconteceu em pouco mais de 1 minuto e a câmera não pegou, porque ela tem um ciclo de rotação que dura exatamente 3 minutos, isso foi tempo mais do que suficiente para os caras abordarem os dois, cair na porrada, matar um e sair sem ninguém pegar.
Depois de um tempo a polícia prendeu os caras, mas a câmera não ajudou...
Campeões também hein? Assaltar, e matar na bicuda um pia em 1 minuto não é pra qualquer um! :P
Flash mob de assaltante. :P