Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Strife

Quote from: Billy Lee Black on May 09, 2020, 18:44:57
Eu to num dilema: rejogar FF7 ou jogar algo novo. Eu joguei FF7 quando era muito moleque, então lembro do panorama geral da história, mas não lembro dos detalhes. Comecei a jogar ontem e já no começo tem diálogos que eu não me lembro. Fora que hoje o entendimento dos diálogos pode ser outro com a minha cabeça atual.

O grande problema é que não tenho mais o menor saco pra fazer grind. Lembro que a primeira vez que zerei FF7, não fiz grind e penei pra burro pra passar de alguns chefes, especialmente do Sephiroth.

Me dá a impressão de ser uma perda de tempo rejogar um título que já joguei antes, sendo que tem inúmeros títulos novos, com novas histórias pra jogar. Mas o lançamento do FF7 remake me fez querer reviver a história. Inclusive assisti um gameplay do começo do remake, que vai mais ou menos até onde rejoguei ontem e achei maneiro comparar as duas versões, hahaha.

Bom, só divagando aqui. Vocês acham perda de tempo rejogar um RPG? Ainda mais considerando seu tempo de duração?

Nunca é perda de tempo revisitar coisas que vc gosta depois de um tempo. Ainda mais clássicos. Volta e meia releio livros favoritos.

Acontece algo na interpretação ou leitura de qualquer obra que resumindo bastante se dá em "quadro geral" e "detalhes". Usando livros como exemplo, a primeira vez que vc lê uma história, vc está preocupado em conhecer a trama, saber o que vai acontecer, conhecer os personagens, quem morre, quem vive, quem trai etc. Esse é o quadro geral. Em leituras subsequentes, vc inconscientemente, mesmo anos depois, já sabe do traços largos da história. Seu cérebro estará mais ligado aos detalhes. Notará detalhes que não tinha notado antes, interações entre personagens que já indicavam que certa coisa ia acontecer depois etc. E sim, a sua experiência de vida e maturidade vai mesmo mudar como vê a história. Meus trechos favoritos do meu livro favorito se alteraram com o tempo.

O mesmo vale para filmes, séries e jogos. Incluindo a jogabilidade.

E olha, FFVII é um jogo que nunca precisou de grind nenhum. Talvez foi a sua experiência, mas isso é algo beeeem isolado. Mesmo seguindo reto direto até o último chefe sem extras, grind é completamente desnecessário em FFVII.

SunStar

Grinding de FFVII: Knights of the Round -> tan tan tan tan tan tan tan taaaaaaaaan

Isso até me fez lembrar quando alcancei o lvl 255 no Star Ocean 2; upei na Iselia Queen  :lol:

Strife

Mas só para chegar na Knights of the Round já necessita de um trabalho do cão. E é daquelas coisas "porra agora nem tem onde usar isso direito" a não ser no Emerald e Ruby Weapon (e eu gostei mais de estratégias que não usam ela, sem saco para ficar vendo aquela animação pra sempre, mas aí já devia ser tipo minha quinta jogada e tava fazendo combo de Materia pra lá e pra cá).

Não precisa de nada disso se quiser apenas terminar e ver a história. Zero grind mesmo.

Billy Lee Black

Quote from: SunStar on May 09, 2020, 21:41:12
Grinding de FFVII: Knights of the Round -> tan tan tan tan tan tan tan taaaaaaaaan

Isso até me fez lembrar quando alcancei o lvl 255 no Star Ocean 2; upei na Iselia Queen  :lol:

Nooossa, eu lembro do inferno que foi só pra conseguir o chocobo pra pegar essa materia. É algo que eu jamais teria saco pra fazer novamente. Fora que essa materia tirava toda a graça do jogo. Lembro que você só precisava usar ela uma ou duas vezes pra derrotar o Sephiroth.

King

Quote from: Strife on May 09, 2020, 21:46:25
e eu gostei mais de estratégias que não usam ela

Tipo usar o Slots do Cait Sith até conseguir um Game Over? :mrgreen: Já matei o Emerald assim uma vez. :P

Billy Lee Black

Tá aí uma parada que nunca tive saco pra fazer no jogo: enfrentar as weapons. Eu achava completamente sem graça os instakills delas.

Billy Lee Black

E resolvi testar a versão steam do FFX que comprei. Pqp, aqui a Square fez um bom trabalho! O remaster em HD ficou lindo!!! E a por mais que a OST do FFX seja meh, a versão arranjada deu uma ligeira melhorada nela.

Billy Lee Black

Ah sim, e minha esposa comprou e está jogando Hollow Knight. Ela já está arrancando os cabelos e às vezes pede ajuda em algumas partes.

Gente, é sério que vocês ainda têm saco pra esse tipo de jogo? Os chefes exigem que você dê 300 golpes até eles morrerem. E como se não bastasse isso, não tem checkpoint antes deles. Morreu pra um? Vai ter que refazer uma parte do cenário novamente até chegar nele de novo.

Que design porco, na moral.

Strife

Adoro Metroidvanias, mas pessoalmente achei Hollow Knight um lixo.

Agora, Billy, vc esqueceu o que é jogo, eu acho. Morrer e refazer parte do cenário até o chefe é tipo a coisa mais normal que tem. Se perder, chefe difícil, que demora pra morrer etc. Faz parte. Se vc não tem dificuldade ou nenhuma punição por morrer, então não há pq ter jogo. Vai assistir um longplay.

Vc tem tipo zero tolerância para qualquer empecilho. Não pode andar muito, não pode explorar, não pode se perder, não pode morrer, não pode refazer uma parte que já fez, chefe não pode demorar, não pode ser difícil...

Baha

Hollow Knight é um dos melhores metroidvanias do mercado, maravilhoso. Só pecou um pouco pelo ritmo em que você consegue os upgrades, dado o tamanho do jogo, e o fast travel menos abrangente do que deveria.

Billy Lee Black

Quote from: Strife on May 10, 2020, 15:56:57
Adoro Metroidvanias, mas pessoalmente achei Hollow Knight um lixo.

Agora, Billy, vc esqueceu o que é jogo, eu acho. Morrer e refazer parte do cenário até o chefe é tipo a coisa mais normal que tem. Se perder, chefe difícil, que demora pra morrer etc. Faz parte. Se vc não tem dificuldade ou nenhuma punição por morrer, então não há pq ter jogo. Vai assistir um longplay.

Vc tem tipo zero tolerância para qualquer empecilho. Não pode andar muito, não pode explorar, não pode se perder, não pode morrer, não pode refazer uma parte que já fez, chefe não pode demorar, não pode ser difícil...

Menos, Strife. Nos Megamans os chefes eram muito menos demorados e tinha checkpoint antes deles.

De toda forma, não tenho mais tanta paciência pra jogo plataforma 2D mesmo.

Mas, na moral, não custava absolutamente nada botarem checkpoints perto dos chefes. Me diz aí, o que ia mudar no jogo? Morrer já é punição suficiente, visto que você vai ter que recomeçar a batalha do início de toda forma.

Baha

Quote from: Strife on May 10, 2020, 15:56:57
Agora, Billy, vc esqueceu o que é jogo, eu acho. Morrer e refazer parte do cenário até o chefe é tipo a coisa mais normal que tem. Se perder, chefe difícil, que demora pra morrer etc. Faz parte. Se vc não tem dificuldade ou nenhuma punição por morrer, então não há pq ter jogo. Vai assistir um longplay.

Vc tem tipo zero tolerância para qualquer empecilho. Não pode andar muito, não pode explorar, não pode se perder, não pode morrer, não pode refazer uma parte que já fez, chefe não pode demorar, não pode ser difícil...

Já com essa parte eu tenho que concordar, apesar de que convenhamos que pra todos esses "empecilhos" existe um equilíbrio entre contribuir com o desafio, a tensão e a experiência, e gerarem frustração desnecessária. E o "ponto ideal" disso é algo que varia de pessoa pra pessoa, mas já há boas noções hoje em dia de onde fica esse equilíbrio pra uma maioria do público, e há jogos que erram feio em um ou mais aspectos, a menos que o objetivo seja agradar nichos muito específicos.

Só que no caso do Billy realmente parece que a percepção dele mudou de uma tal forma que não há como algo atingir o ponto ideal pra ele nesses aspectos sem se tornar meramente uma injeção de dopamina na testa.

Sobre hollow knight especificamente... Eu não me lembro de quase nenhum chefe cujo banco mais próximo estivesse muito longe. Principalmente os chefes que me deram bastante trabalho e eu morri bastante, sempre eram facéis de alcançar depois de chegar neles pela primeira vez.

Billy Lee Black

Baha, acabei de ajudar ela em um chefe, cujo checkpoint mais próximo era duas telas antes. É muito longe? Não. Mas repetir essas duas telas 10 vezes enche o saco. Sendo que bastava um mísero checkpoint antes do chefe. Não mudaria NADA na dificuldade do jogo e reduziria a frustração. Não adianta, foi uma decisão ruim, IMHO.

De toda forma, foi só um comentário. Nem estou jogando o jogo. Só ajudo quando ela pede. Mas certamente não jogaria esse jogo.

Strife

Repetir duas telas enche o saco :lol:

Achei que ele tava perdido tipo do outro lado do mapa sem achar banco. Mas não, duas telas.

Mas Megaman que é bom que se bobear tem que refazer meia fase ou fase inteira fora vidas limitadas daí volta pro zero kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hollow Knight é muito mais amigável que qualquer Megaman da vida. Que possui chefes muito mais fdps se vc não tiver certos poderes que não tem como saber se não usar guia. Na real, vc tem uma memória meio estranha. Basicamente vc dá desconto para jogo antigo por nostalgia e jogo novo não pode jogar nem uma pedrinha no seu caminho que não pode, pelo visto.

Sem falar que nem mesmo gênero é. Megaman não é metroidvania, não é focado em exploração.

E eu não gostei de Hollow Knight. Desisti após forçar muito pq todo mundo fala bem. Mas não caiu no meu gosto. Tem outros Metroidvanias mil vezes melhores que não receberam essa lambeção de saco.

SunStar

Tem um tal de La-Mulana que é show de bola, Billy  :d1:

Eu compraria o jogo pra ver você desistir antes de encontrar a entrada das ruínas sem ajuda alguma :lol:

Hollow Knight, como eu mencionei aqui, é um dos metroidvanias mais polidos que joguei. Eu terminei o jogo usando o teclado, apesar de ter dado mais trabalho em virtude disso. Mas gosto é gosto, tem gente que achar que FF7 é o melhor Final Fantasy...