Jogos que mais marcaram, vamos lá:
1)
Pitfall no Atari. Meu irmão ganhou um Atari (na verdade era um Dactar) e foi meu primeiro contato com videogame. Nem preciso dizer que fiquei completamente fascinado! Apesar de ter gostado de vários outros jogos, Pitfall foi o que mais curtir e mais me marcou.

2)
Alex Kidd no Master System. Um primo e um amigo ganharam o Master System e dentre os jogos que curti, Alex Kidd foi de longe o que mais curti. Eu ficava doido pra ir na casa deles só pra jogar, hahaha.

3)
Street Fighter 2 no SNES. Aqui já começa a era de ouro das locadoras. Meu primo me levou numa locadora pra jogar o Street Fighter 2 e eu saí de lá maravilhado, no quanto o jogo era bonito, bem feito e divertido! Gastei muita grana em locadoras, até um amigo e um primo ganharem um SNES e aí já viu.

4)
Streets of Rage no Mega Drive. Meu primeiro contato com o mega e pqp, que jogo divertido! E foi quando me apaixonei por beat em ups.

5)
Super Mario World no SNES. Finalmente ganhei um SNES e como ele veio com esse jogo, foi loucura!!! Joguei muuuito, mas muuuito mesmo!

6)
Illusion of Gaia no SNES. Meu primeiro RPG. Meu primo ganhou essa fita e eu fiquei completamente alucinado com o tamanho do jogo!!! História completamente envolvente e jogabilidade suprema. Ficava maravilhado com as transformações do Will e achava surreal terem feito um jogo assim, com história e um mapa gigante pra explorar. Até hoje considero um dos melhores jogos já feitos!

7)
Mario 64 no Nintendo 64. Minha irmã foi fazer intercâmbio nos USA e trouxe um N64 pra mim. Veio sem jogos, mas um amigo tinha o Mario e me emprestou. Considero o melhor e mais divertido jogo de plataforma 3D até hoje! Nem mesmo os marios mais novos me deram a mesma sensação que tive com um Mario 64. Devo ter zerado ele umas 10 vezes no mínimo, no N64 e depois em emulador.

8)
Final Fantasy 7 no PSX. Troquei meu N64 por um PSX e FF7 foi meu primeiro RPG realmente grande, com batalhas em turnos, mapa mundi gigantesco e livre, CGs, história e personagens extremamente cativantes. Lembro que eu terminei e pensava: "Que caralho de jogo é esse, meu Deus???" Foi o jogo que mais me trouxe emoções diversas, foi o primeiro jogo que chorei de verdade (com a morte da Aeris) e foi amor à primeira vista à Square.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/T/b/xrJ5XYRUy2GbiHhxbGKQ/final-fantasy-vii.jpg)
9)
Xenogears no PSX. Pra mim FF7 não tinha como ser superado. Mas aí veio Xenogears. Meu jogo preferido de todos os tempos! Sistema de batalhas incrível e com Mechas. A história foi algo que eu não podia crer que alguém tinha conseguido conceber. Envolvente e denso do começo ao fim!

10)
Twinsen's Odyssey no PC. Nunca pensei que um adventure pudesse ter uma história tão divertida, bem feita e realmente com um quê de aventura. Você realmente se sente em uma grande viagem e jornada! Tudo que você faz durante sua aventura é muito bem feito e surreal em termos de criatividade.

Tiveram outros jogos que me impressionaram no caminho, mas esses são que marcaram de verdade. Nem mesmo os Zeldas, Diablo, Fallout, Elder's Scrolls, Witcher, Sonic etc me marcaram tanto como esses.