E finalmente terminei......... Final Fantasy Dimensions!
É um Final Fantasy exclusivo para celulares, MAS ele é um Final Fantasy de verdade, sem NENHUM esquema de monetização mobile. Na verdade ele estava pegando poeira há muitos anos e eu estava com medo que quando eu finalmente fosse jogar ele meu celular atual não fosse compatível. Felizmente não foi o caso e só existe um bug em uma parte opcional muito específica do jogo que crasha.
O jogo tem uma estrutura em capítulos nos quais você alterna entre 2 grupos explorando 2 mundos diferentes. O problema que eu percebi é que durante esses capítulos ele se apega muito a uma estrutura bastante rígida e estava começando a se tornar repetitivo e cansativo mais pra frente.
Em cada capítulo tem um subcapitulo que você joga com os light warriors e outro com os dark warriors. E cada um deles segue sempre a mesma estrutura: Tem uma região onde seu grupo começa, que contém uma cidade, uma floresta de chocobo normal e uma Dungeon relativamente pequena que costuma ser caminho pra uma segunda região. Na segunda região tem uma cidade, uma floresta de chocobo com um chocobo preto, uma dungeon relativamente grande que é a Dungeon final e uma Dungeon opcional onde você consegue uma summon nova. Em algum momento depois da primeira Dungeon um membro temporário com uma classe nova entra pro seu grupo e terminando a Dungeon final ele sai do grupo e seu grupo ganha a classe dele. Você sempre tem uma região explorável bastante limitada, praticamente nada de novo pra encontrar se voltar pra alguma região anterior e um caminho muito linear e padronizado pelo capítulo.
Essa estrutura não é necessariamente TUDO o que existe em cada subcapitulo. As vezes tem algum evento diferenciado no meio com atividades e quests que podem ou não envolver mais uma dungeon intermediária. Mas os elementos da estrutura estão sempre todos lá.
Mas o último capítulo quebra essa estrutura e também se assemelha muito mais a um Final Fantasy clássico, e é um capítulo bem grande onde dá pra tirar algum proveito da maior liberdade.
Em termos de sistemas, dá pra pensar no jogo como um sucessor espiritual de FF5, com um sistema de jobs bem semelhante. Dinheiro é escasso e sem grinding nunca vai ficar sobrando, principalmente se você quiser manter os equipamentos atualizados. A dificuldade, pelo menos até pouco depois da metade, é bem controlada pelo jogo e difícil de quebrar, mas na reta final com acesso a todas as classes e combos de habilidades dá pra ficar overpower com o preparo certo.
Meu save final teve 52 horas. É um jogo que tem alguns elementos que deixam claro que não foi feito pelo "time A da Square em sua era de ouro", mas fora isso não deve quase nada a nenhum Final Fantasy de Snes.
Ah, cuidado com "Final Fantasy Dimensions 2". É um jogo TOTALMENTE diferente, muito mais "mobile", que na prática não tem nada a ver com o primeiro e só colocaram esse nome pra aproveitar a popularidade. Não joguei pessoalmente, mas o que ouvi falar sobre ele não foi animador.