Passei trocentas horas mexendo em mods para FFVII, primeira vez que mexo em mods na VIDA, mas acho que finalmente consegui deixar de um jeito foda. Do jeito que a Square Enix devia ter feito quando lançou para Steam e PS4.
O que me motivou a mexer foi a ferramenta
7th Heaven Mod 2.0, que é uma interface que junta todos os mods do jogo numa plataforma eficiente, e ainda permite importar outros mods se estiverem no formato IRO. É fácil de usar, ela usa automaticamente a versão Steam de FFVII então não precisa baixar jogo pirata e ficar criando iso e etc, e ela até avisa quando mods entram em conflito um com o outro, mas tem que deixar na ordem certa para funcionar, tem um botão automático para isso mas dependendo se baixar mods da internet tem que classificar e arrumar manualmente. Tudo dá trabalho de início, mas fui pegando o jeito. Até conseguir o visual que eu queria foi tempo e muita tentativa e erro, aqui está os mods que atualmente estou usando:

Batalhas 3D nem vou falar muito, há tempos que tem mods que deixam elas fodas. Pra mim o essencial era um mod para deixar os cenários em alta resolução e algum mod que melhorasse um pouco o modelo dos personagens na exploração, mas sem usar modelos realistas como 100% dos mods até então pq fica estranho pra kralho uma vez que os cenários foram desenhados para a proporção dos bonecos SD. Agora tem um mod chamado Ninostyle Chibi Models que faz isso e tá ótimo até agora, até onde vi a maioria dos modelos estão alterados, os que não estão de NPCs pouco importantes pelo menos estão em alta resolução. Pra mim consistência é tudo, não rola ter uns personagens SD e outros realistas etc. Esse Ninostyle tb tem modelos de batalha que emulam o estilo da arte do Nomura do FFVII original num estilo cel-shading. E os cenários agora tem o mod Remako HD que recriou tudo, tudo, em 1980x1080p, absurdo a resolução, e esse já vem no catálogo básico do 7th Heaven, não precisa baixar separadamente. Tirei uma foto aqui do celular, pq infelizmente dando launch pela ferramente com os mods não consegui tirar fotos diretamente com F12, mas acho que dá para ver a nova resolução do cenário e o novo modelo do Cloud:

E finalmente, outro mod legal que estou usando e já vem no catálogo básico, é o mod New Threat de dificuldade, que aumenta a dificuldade e adiciona novos desafios. Por exemplo, o primeiro chefe Guard Scorpion não só ficou bem mais difícil (mas num nível aceitável), como o tempo do relógio diminuiu para fugir, e ainda o Guard Scorpion numa versão destruída te ataca uma vez durante a fuga. Pelo que vi, além da dificuldade adiciona novos eventos desse tipo, sem mudar o enredo do jogo etc. Realmente acho que vou rejogar a parte de Midgar agora antes do remake sair e ver como esses mods se saem, se vou ter que ajeitar algo mais no caminho etc.