Achei muito parecido com o New Hope, quase como se já pegassem uma fórmula bem sucedida e adaptassem para um novo filme. Não precisa olhar muito para ver que vários elementos estão ali: Jakku como Tatooine, BB-8 como R2D2, Kylo Ren como Darth Vader, uma variável da estrela da morte, as relações pai-filho, a cantina, droide com informação privilegiada e assim vai. Ou seja, nada surpreendente demais para fãs da saga.
Uma coisa que me deixou um pouco transtornado com o filme é onde ele se encaixa na história. O universo de Star Wars evolui depois da trilogia original e existe uma história do que acontece depois do Retorno do Jedi. Conheço um pouco dessa história e, claro, minha curiosidade fez eu querer matar uma dúvida que me acompanhou boa parte do filme (que talvez seja a de alguns de vocês). Não pretendo estragar a "surpresa".
Não me agradou ver pessoas que nunca manipularam um sabre de luz utilizarem ele num nível aceitável. Jedis treinam para manipular adequadamente o sabre (inclusive para não se ferir manipulando um) e, por mais que você perceba a falta de habilidade do Finn e da Rey com o sabre, eles utilizaram num nível decente o mesmo. Até o Revan, que era o escolhido na sua época, recebeu treinamento novamente para manipular o sabre de luz. Também achei meio mal contato a forma como a Rey manipulou os poderes Jedi dele, ainda mais no nível apresentado.
No mais, maior desapontamento da minha vida não ver nenhum arremesso de sabre de luz

. Tinha ouvido dizer que teria nesse filme, espero ver nos próximos...