Ir para conteúdo

- - - - -

SSD

29 respostas neste tópico

#1 OFFLINE   Joe Musashy

Akuma's buddy

• Gamers
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.320 posts
  • Interesses:Fucking your sister.

Mood
Current mood: Depressed

Postado 19 janeiro 2012 - 06:07

Amigos, preciso logo de um SSD, e pensei no CT64M225 que um amigo tem, e está me passando por R$200,00.

Duas perguntas:

1- Vale a pena ter um SSD?
2- Esse aí presta? Se não, recomendem algo bom, bonito e barato, por favor.

Vou resolver hoje à noite, então me ajudem, por favor!
  • +
  • -
  • 0
Posted Image

CABRAL, PAES, DETRAN/RJ AND THEIR INSPECTORS CAN SUCK MY DICK!

#2 OFFLINE   Seifer Almasy®

Troller Safado

• Administradores
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.626 posts

Mood
Current mood: Busy

Postado 20 janeiro 2012 - 12:42

1 - Vale
2 - Presta (se tu não usar pra instalar o windows 7, procurei sobre o SSD e achei uma duzia de paginas com problemas, BIOS que não reconhece no boot foi a primeira delas...) se você for usar como um disco slave, ok
3 - Compre... porque ta barato, mas veja se ele está ok primeiro
  • +
  • -
  • 0

Imagem Postada

#3 OFFLINE   King

Al Hazad

• Moderadores
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.158 posts

Mood

Postado 20 janeiro 2012 - 05:20

Joe, primeiro de tudo, pra que vc quer um SSD? Pra abrir o Chrome mais rápido? :lol:

SSD é um pereférico caro, que precisa de software específico (TRIM / GC) e que pode não te trazer vantagens dependendo do que vc faz.

Eu tenho um SSD da Crucial (um C300 de 128GB) e não tenho o que reclamar. No meu caso, isso me ajudou um monte pq eu trabalho muito com uso de bancos de dados e Visual Studio, e isso é puro acesso a disco, então minha performance subiu consideravelmente para trabalhar.

Se você tiver real necessidade de um, então vamos analisar esse aí...

Esse aí é um modelo antigo e descontinuado da Crucial. A velocidade dele é de 200MB / segundo pra leitura sequencial e 150MB pra gravação, valores razoáveis mas inferiores aos atuais no mercado (o meu chega a 355MB pra leitura, e os atuais passam de 500MB). Pelo preço que vc disse, acredito ser bom negócio se o SSD estiver inteiro. Um SSD novo da Crucial, da série M4 (a atual) de 64GB tá na faixa de R$ 370,00. De outras marcas, como Corsair e Kingston vc acha na faixa de R$ 300,00.

Mas lembre-se que um SSD tem tempo de vida útil definido pelo número de gravações que foram feitas. Após determinada quantidade de gravações os setores começam a ficar defeituosos. Em teoria, um SSD deve durar entre 5 e 10 anos com um uso doméstico.

Outra questão é que a performance do SSD cai drasticamente após a primeira gravação em cada setor e diferente de um HD comum, não basta vc formatar pras coisas voltarem a ficar rápidas. Para recuperar a performance o SSD depende totalmente de um software de TRIM e Garbage Collection. Somente o Windows 7 possui suporte nativo no Sistema Operacional para isso. Se for usar com versões anteriores do windows, torna-se obrigatório a instalação de softwares de terceiros pra fazer o TRIM.

E pra fechar, após a instalação do SSD vc deve fazer diversas modificações no Windows, desabilitando vários serviços que se tornam inúteis (ou que fazem gravações desnecessárias) em SSD (desfragmentador, indexação, etc), para garantir uma boa performance e durabilidade. Se não for Windows 7, isso se torna praticamente obrigatório.
  • +
  • -
  • 0
Imagem Postada

#4 OFFLINE   Danny Zuco

When Templars Murdered My Family...

• Moderadores
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.133 posts
  • Localidade:Curitiba-PR
  • Interesses:Passar pelo ontem, caminhar pelo hoje e chegar no amanhã...
  •   Google+: Ver perfil
  •   Facebook: Ver perfil
  •   Orkut: Ver perfil
  • Xbox Live:Zuco75

Mood
Current mood: Bookworm

Postado 20 janeiro 2012 - 07:40

Valeu pela aula, King.

A maioria das coisas que você escreveu aí, ou eu não tinha nem idéia ou sempre fiquei em dúvida!

Thank you, professor!
  • +
  • -
  • 0
Posted Image

#5 OFFLINE   Zero Cool

La Garantia Soy Yo

• Gamers
  • PipPipPipPipPip
  • 707 posts
  • Localidade:Praia Grande
  •   Twitter: Ver perfil

Mood
Current mood: Balanced

Postado 20 janeiro 2012 - 07:45

Rapaz...tudo isso de problema com SSD?

Há um mês comprei um Corsair Force F60. Instalei o windows 7 de boa e em 20 segundos meu PC já está utilizável (demora mais tempo no POST do que pra bootar o windows). Até agora achava que tinha sido a melhor compra que eu tinha feito para o meu PC nos últimos tempos...
  • +
  • -
  • 0

Posted ImagePosted Image

Posted ImagePosted Image

Posted ImagePosted Image

Posted ImagePosted Image
Posted ImagePosted Image

#6 OFFLINE   Joe Musashy

Akuma's buddy

• Gamers
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.320 posts

Mood

Postado 20 janeiro 2012 - 09:07

Agora parei pra pensar. Eu ACHO que preciso de um SSD, mas a explicação do King me deixou na dúvida. Meu uso é mais cotidiano, focando um pouco mais de performance. Claro que vou usar o Windows 7, mas não posso dizer que sou um "hardcore user".

King é uma bicha mesmo; tirou minha certeza e transformou em dúvida. :mrgreen:
  • +
  • -
  • 0
Posted Image

#7 OFFLINE   feles

Agora com easter egg

• Moderadores
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.164 posts
  • Localidade:Alcatraz
  • Interesses:Nada para ver aqui.
  •   Google+: Ver perfil

Mood

Postado 20 janeiro 2012 - 09:20

Bah o cara... valew, king.
  • +
  • -
  • 0

Posted Image

#8 OFFLINE   night

FG Team

• Administradores
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.099 posts
  • Localidade:Cutiriba
  • Wiicode:4502-6900-8101-3532

Mood
Current mood: Insomnious

Postado 20 janeiro 2012 - 09:45

King leu o livro SSD For Dummies?

Show de post. Tava e ainda estou cogitando substituir o hd do note (5k rpm) por um SSD de 128gb.
  • +
  • -
  • 0

#9 OFFLINE   King

Al Hazad

• Moderadores
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.158 posts

Mood

Postado 20 janeiro 2012 - 10:21

Ou meu detector de sarcasmo tá falhando hard ou vcs tão falando sério... '-'

Visualizar PostZero Cool, em 20 janeiro 2012 - 07:45 , disse:

Rapaz...tudo isso de problema com SSD?

Há um mês comprei um Corsair Force F60. Instalei o windows 7 de boa e em 20 segundos meu PC já está utilizável (demora mais tempo no POST do que pra bootar o windows). Até agora achava que tinha sido a melhor compra que eu tinha feito para o meu PC nos últimos tempos...

Eu não falei nem 1/3 do que eu acho que uma pessoa deveria saber antes de comprar um SSD...

Mas claro, se a pessoa tem dinheiro pra gastar, compra logo e instala num Windows 7. Vai ficar feliz e não vai ter muita preocupação.

Windows 7 já faz as principais configurações automaticamente para vc (como desabilitar o defrag e ligar o TRIM). Demais modificações são opcionais, meramente tentando extrair 100% da performance possível.

Visualizar PostJoe Musashy, em 20 janeiro 2012 - 09:07 , disse:

Agora parei pra pensar. Eu ACHO que preciso de um SSD, mas a explicação do King me deixou na dúvida. Meu uso é mais cotidiano, focando um pouco mais de performance. Claro que vou usar o Windows 7, mas não posso dizer que sou um "hardcore user".

King é uma bicha mesmo; tirou minha certeza e transformou em dúvida. :mrgreen:

Cara, se vc tem dinheiro pra gastar, compre. Quando a gente fica na dúvida o melhor caminho é sempre aquele com maior probabilidade da gente ficar feliz. Eu odeio quando deixo de comprar algo pensando em custo x benefício, quando eu estava babando pelo objeto há meses... :lol:

Uma alternativa mais viável ao SSD é comprar 2 HDs e fazer raid 0. Tua performance vai ser próxima a de um SSD para algumas coisas e vc vai ter muito mais armazenamento.
Só não sei dizer se seria viável fazer isso nesse momento pois com a crise na Tailândia o preço dos HDs ficou um absurdo no mundo inteiro, e tb... vc tá com um preço razoável nesse SSD do seu amigo.
  • +
  • -
  • 0
Imagem Postada

#10 OFFLINE   Zero Cool

La Garantia Soy Yo

• Gamers
  • PipPipPipPipPip
  • 707 posts
  • Localidade:Praia Grande

Mood
Current mood: Balanced

Postado 20 janeiro 2012 - 10:43

Nem 1/3? Seria pedir demais falar um pouco mais ou, ao menos, informar locais onde encontrar tais informações....posso googlar, mas derrepente tu já tem ai salvo...
  • +
  • -
  • 0

Posted ImagePosted Image

Posted ImagePosted Image

Posted ImagePosted Image

Posted ImagePosted Image
Posted ImagePosted Image

#11 OFFLINE   King

Al Hazad

• Moderadores
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.158 posts

Mood

Postado 20 janeiro 2012 - 11:18

Nah, os tópicos principais (vida útil e TRIM) eu já falei por cima, o que eu acho legal saber seria o funcionamento interno do SSD, e talvez um aprofundamento sobre o que é o TRIM.
Um HD acho que todo mundo aqui deve saber ou ao menos ter uma idéia de como funciona. Um SSD é bem diferente, e muita gente não sabe. Alguns pensam que é igual um pendrive... então acho que seria legal ler a respeito. Mas não é o tipo de conhecimento que vá mudar sua vida.

E 18 dicas para melhorar a performance e durabilidade de um SSD:

http://thessdreview....zation-guide-2/

Eu particularmente discordo de algumas aí, em especial a dica que eles mandam desabilitar o System Restore. Realmente com o passar do tempo o SR pode foder um pouco com a performance, mas ainda acho mais válido perder um pouco de performance e ter maior segurança ao instalar programas e drivers.
  • +
  • -
  • 0
Imagem Postada

#12 OFFLINE   Joe Musashy

Akuma's buddy

• Gamers
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.320 posts

Mood

Postado 20 janeiro 2012 - 12:24

Visualizar PostKing, em 20 janeiro 2012 - 10:21 , disse:

Cara, se vc tem dinheiro pra gastar, compre. Quando a gente fica na dúvida o melhor caminho é sempre aquele com maior probabilidade da gente ficar feliz. Eu odeio quando deixo de comprar algo pensando em custo x benefício, quando eu estava babando pelo objeto há meses... :lol:

Eu NÃO tenho dinheiro pra gastar. Você já viu algum profissional da educação HONESTO e com grana?

Uma alternativa mais viável ao SSD é comprar 2 HDs e fazer raid 0. Tua performance vai ser próxima a de um SSD para algumas coisas e vc vai ter muito mais armazenamento.
Só não sei dizer se seria viável fazer isso nesse momento pois com a crise na Tailândia o preço dos HDs ficou um absurdo no mundo inteiro

Eu já tenho 2 HDs de 2tb e 1tb, mas estão quase no talo. Não tenho mais porta pra espetar HD. Minha esperança era pegar o SSD e um dock station.

e tb... vc tá com um preço razoável nesse SSD do seu amigo.

Compro ou não?! Sou um usuário intermediário, que quer uma melhora sem muito gasto...
  • +
  • -
  • 0
Posted Image

#13 OFFLINE   King

Al Hazad

• Moderadores
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.158 posts

Mood

Postado 20 janeiro 2012 - 12:47

Sua placa mãe só tem 3 portas SATA? :eyebrow:

SSD = Velocidade
HD = Quantidade

Mantenha sempre isso em mente.

E por dockstation vc não quer dizer por porta USB, né? Eu não faria isso... primeiro pela limitação de velocidade da própria USB, segundo pq SSD é feito pra vc instalar o Sistema Operacional e alguns programas, e deixar o SSD exposto pode te dar algumas dores de cabeça do tipo derrubar o dock ou desplugar sem querer por algum motivo enquanto o computador está em uso. Disco externo eu só usaria para armazenamento, jamais pra boot.

E se vc está sem dinheiro e seus HDs atuais estão no limite então não compre um SSD. Esse espaço minúsculo de 64GB não vai te ajudar muito se o que vc precisa é de mais espaço em disco.
Espera um pouco e compra outro HD. Dizem que em março os preços dos HDs já devem ter se estabilizado.

Mas enfim, a decisão é sua... eu estou apenas apresentando os pros e contras. :P
  • +
  • -
  • 0
Imagem Postada

#14 OFFLINE   night

FG Team

• Administradores
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.099 posts
  • Localidade:Cutiriba
  • Wiicode:4502-6900-8101-3532

Mood
Current mood: Insomnious

Postado 20 janeiro 2012 - 01:09

Fui pesquisar um pouco mais sobre TRIM e achei esse vídeo bem didático. :lol:

E aqui uma solução intermediária e mais barata:

• +
  • -
  • 0

#15 OFFLINE   King

Al Hazad

• Moderadores
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.158 posts

Mood

Postado 20 janeiro 2012 - 02:03

O problema é que o Momentus aqui no Brasil custa mais caro que um SSD. :lol:

Mas realmente o custo por megabyte fica menor.
  • +
  • -
  • 0
Imagem Postada

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)