SSD
#1 OFFLINE
Postado 19 janeiro 2012 - 06:07
Duas perguntas:
1- Vale a pena ter um SSD?
2- Esse aí presta? Se não, recomendem algo bom, bonito e barato, por favor.
Vou resolver hoje à noite, então me ajudem, por favor!

CABRAL, PAES, DETRAN/RJ AND THEIR INSPECTORS CAN SUCK MY DICK!
#2 OFFLINE
Postado 20 janeiro 2012 - 12:42
2 - Presta (se tu não usar pra instalar o windows 7, procurei sobre o SSD e achei uma duzia de paginas com problemas, BIOS que não reconhece no boot foi a primeira delas...) se você for usar como um disco slave, ok
3 - Compre... porque ta barato, mas veja se ele está ok primeiro

#3 OFFLINE
Postado 20 janeiro 2012 - 05:20
SSD é um pereférico caro, que precisa de software específico (TRIM / GC) e que pode não te trazer vantagens dependendo do que vc faz.
Eu tenho um SSD da Crucial (um C300 de 128GB) e não tenho o que reclamar. No meu caso, isso me ajudou um monte pq eu trabalho muito com uso de bancos de dados e Visual Studio, e isso é puro acesso a disco, então minha performance subiu consideravelmente para trabalhar.
Se você tiver real necessidade de um, então vamos analisar esse aí...
Esse aí é um modelo antigo e descontinuado da Crucial. A velocidade dele é de 200MB / segundo pra leitura sequencial e 150MB pra gravação, valores razoáveis mas inferiores aos atuais no mercado (o meu chega a 355MB pra leitura, e os atuais passam de 500MB). Pelo preço que vc disse, acredito ser bom negócio se o SSD estiver inteiro. Um SSD novo da Crucial, da série M4 (a atual) de 64GB tá na faixa de R$ 370,00. De outras marcas, como Corsair e Kingston vc acha na faixa de R$ 300,00.
Mas lembre-se que um SSD tem tempo de vida útil definido pelo número de gravações que foram feitas. Após determinada quantidade de gravações os setores começam a ficar defeituosos. Em teoria, um SSD deve durar entre 5 e 10 anos com um uso doméstico.
Outra questão é que a performance do SSD cai drasticamente após a primeira gravação em cada setor e diferente de um HD comum, não basta vc formatar pras coisas voltarem a ficar rápidas. Para recuperar a performance o SSD depende totalmente de um software de TRIM e Garbage Collection. Somente o Windows 7 possui suporte nativo no Sistema Operacional para isso. Se for usar com versões anteriores do windows, torna-se obrigatório a instalação de softwares de terceiros pra fazer o TRIM.
E pra fechar, após a instalação do SSD vc deve fazer diversas modificações no Windows, desabilitando vários serviços que se tornam inúteis (ou que fazem gravações desnecessárias) em SSD (desfragmentador, indexação, etc), para garantir uma boa performance e durabilidade. Se não for Windows 7, isso se torna praticamente obrigatório.
#4 OFFLINE
Postado 20 janeiro 2012 - 07:40
A maioria das coisas que você escreveu aí, ou eu não tinha nem idéia ou sempre fiquei em dúvida!
Thank you, professor!
#5 OFFLINE
Postado 20 janeiro 2012 - 07:45
Há um mês comprei um Corsair Force F60. Instalei o windows 7 de boa e em 20 segundos meu PC já está utilizável (demora mais tempo no POST do que pra bootar o windows). Até agora achava que tinha sido a melhor compra que eu tinha feito para o meu PC nos últimos tempos...
#6 OFFLINE
Postado 20 janeiro 2012 - 09:07
King é uma bicha mesmo; tirou minha certeza e transformou em dúvida.

#7 OFFLINE
#9 OFFLINE
Postado 20 janeiro 2012 - 10:21
Zero Cool, em 20 janeiro 2012 - 07:45 , disse:
Há um mês comprei um Corsair Force F60. Instalei o windows 7 de boa e em 20 segundos meu PC já está utilizável (demora mais tempo no POST do que pra bootar o windows). Até agora achava que tinha sido a melhor compra que eu tinha feito para o meu PC nos últimos tempos...
Eu não falei nem 1/3 do que eu acho que uma pessoa deveria saber antes de comprar um SSD...
Mas claro, se a pessoa tem dinheiro pra gastar, compra logo e instala num Windows 7. Vai ficar feliz e não vai ter muita preocupação.
Windows 7 já faz as principais configurações automaticamente para vc (como desabilitar o defrag e ligar o TRIM). Demais modificações são opcionais, meramente tentando extrair 100% da performance possível.
Joe Musashy, em 20 janeiro 2012 - 09:07 , disse:
King é uma bicha mesmo; tirou minha certeza e transformou em dúvida.
Cara, se vc tem dinheiro pra gastar, compre. Quando a gente fica na dúvida o melhor caminho é sempre aquele com maior probabilidade da gente ficar feliz. Eu odeio quando deixo de comprar algo pensando em custo x benefício, quando eu estava babando pelo objeto há meses...
Uma alternativa mais viável ao SSD é comprar 2 HDs e fazer raid 0. Tua performance vai ser próxima a de um SSD para algumas coisas e vc vai ter muito mais armazenamento.
Só não sei dizer se seria viável fazer isso nesse momento pois com a crise na Tailândia o preço dos HDs ficou um absurdo no mundo inteiro, e tb... vc tá com um preço razoável nesse SSD do seu amigo.
#10 OFFLINE
#11 OFFLINE
Postado 20 janeiro 2012 - 11:18
Um HD acho que todo mundo aqui deve saber ou ao menos ter uma idéia de como funciona. Um SSD é bem diferente, e muita gente não sabe. Alguns pensam que é igual um pendrive... então acho que seria legal ler a respeito. Mas não é o tipo de conhecimento que vá mudar sua vida.
E 18 dicas para melhorar a performance e durabilidade de um SSD:
http://thessdreview....zation-guide-2/
Eu particularmente discordo de algumas aí, em especial a dica que eles mandam desabilitar o System Restore. Realmente com o passar do tempo o SR pode foder um pouco com a performance, mas ainda acho mais válido perder um pouco de performance e ter maior segurança ao instalar programas e drivers.
#12 OFFLINE
Postado 20 janeiro 2012 - 12:24
King, em 20 janeiro 2012 - 10:21 , disse:
Eu NÃO tenho dinheiro pra gastar. Você já viu algum profissional da educação HONESTO e com grana?
Só não sei dizer se seria viável fazer isso nesse momento pois com a crise na Tailândia o preço dos HDs ficou um absurdo no mundo inteiro
Eu já tenho 2 HDs de 2tb e 1tb, mas estão quase no talo. Não tenho mais porta pra espetar HD. Minha esperança era pegar o SSD e um dock station.
Compro ou não?! Sou um usuário intermediário, que quer uma melhora sem muito gasto...

#13 OFFLINE
Postado 20 janeiro 2012 - 12:47
SSD = Velocidade
HD = Quantidade
Mantenha sempre isso em mente.
E por dockstation vc não quer dizer por porta USB, né? Eu não faria isso... primeiro pela limitação de velocidade da própria USB, segundo pq SSD é feito pra vc instalar o Sistema Operacional e alguns programas, e deixar o SSD exposto pode te dar algumas dores de cabeça do tipo derrubar o dock ou desplugar sem querer por algum motivo enquanto o computador está em uso. Disco externo eu só usaria para armazenamento, jamais pra boot.
E se vc está sem dinheiro e seus HDs atuais estão no limite então não compre um SSD. Esse espaço minúsculo de 64GB não vai te ajudar muito se o que vc precisa é de mais espaço em disco.
Espera um pouco e compra outro HD. Dizem que em março os preços dos HDs já devem ter se estabilizado.
Mas enfim, a decisão é sua... eu estou apenas apresentando os pros e contras.
#15 OFFLINE
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)